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Além dos 3 GPs, país conquista 9 troféus de Ouro, 10 de Prata e 23 de Bronze no dia inicial do festival internacional de criatividade latina mais importante do mundo |
| Um total de 45 prêmios foram concedidos à criatividade brasileira no primeiro dia da 28ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica. Nesta quarta-feira, 12 de novembro, o Brasil conquistou 3 Gran Ojos (o equivalente ao Grand Prix), 9 troféus de Ouro, 10 de Prata e 23 de Bronze.
No primeiro dia do festival, que acontece em Buenos Aires, foram revelados os premiados em nove competições: Produção Audiovisual, Saúde & Pharma, Produção de Áudio & Som, Eficácia, Gráfica, Produção Gráfica, Rádio & Áudio e Sustentável, além do El Ojo Local. Esta última competição não concede troféus de ouro, prata e bronze, mas premia a Melhor Ideia Local e indica um 1º finalista e um 2º finalista. Em Produção Audiovisual o Brasil ganhou 15 prêmios: 3 de Ouro, 4 de Prata e 8 de Bronze. O Gran Ojo foi para o México, com o trabalho ‘The Shooting’, da Grey Mexico, para o anunciante Artículo 19/Diario La Uniõn. Em Saúde & Pharma a criatividade brasileira ganhou 6 troféus, dos quais 1 é GP, 2 de Prata e 3 de Bronze. O Gran Ojo foi para a Brasil, com o case ‘Anti Murphy’s Law Toast’, criado pela MRM Espanha para um anunciante brasileiro, a empresa de medicamentos Opella Brasil. Apesar de só ter apenas empresas espanholas em sua criação e produção, o case foi registrado no festival como sendo brasileiro pela agência, que fez a inscrição da peça. Em Eficácia 4 troféus foram para o Brasil: 1 de Ouro e 3 de Bronze. O Gran Ojo foi para Porto Rico, com o case ‘Tracking Bad Bunny’, criado pela DDB Latina Porto Rico para Rimas Entertainment. Já em Produção de Áudio & Som o Brasil ganhou o GP, 2 troféus de Prata e 1 de Bronze, totalizando 4 prêmios. O Gran Ojo foi para o case ‘IRADOH. 3 acts of brotherhood’, da Africa Creative para Kondzilla. No El Ojo Rádio & Audio foram concedidos apenas 2 troféus de Bronze à criatividade brasileira. O GP foi para os Estados Unidos, com o case ‘Cold Activated Announcers’, criado pela Alma DDB USA para Molson Coors Beverage Company. Em Gráfica o Brasil conquistou 6 troféus: 3 de Ouro e 3 de Bronze. O Gran Ojo foi para a Espanha, com o case ‘Unwrap te Summer’, da Lola MullenLowe para a Cornetto, da Unilever. Em Produção Gráfica o Brasil ganhou 3 prêmios: o Gran Ojo, 1 Ouro e 1 Prata. O GP foi concedido ao case ‘Nigrum Corpus’, livro criadoo pela Artplan para IDOMED/Instituto Yduqs. No El Ojo Sustentável foram 5 prêmios para o Brasil. 1 de Ouro, 1 de Prata e 3 de Bronze. O GP foi o Uruguai, com o case ‘The Rewards Bag’, criado pela VML Uruguai para a marca TaTa, do Grupo de Narvaez. Melhor Ideia Local – Brasil No El Ojo Local – Brasil, que não concede troféus (há apenas 1 case vencedor e são indicados um 1º Finalista e um 2º Finalista), o premiado foi ‘Pedigree Caramelo’, criado pela AlmapBBDO para a marca Pedigree, da Mars Brasil. O 1º Finalista foi ‘El Gol Interrumpido’, da Leo Burnett Tailor Made para Fiat, e o 2º Finalista foi ‘Nigrum Corpus’, livro criadoo pela Artplan para IDOMED/Instituto Yduqs. Importante destacar que esses ganhadores não entram na contagem oficial de troféus para a publicidade brasileira, pois eles precisam ser obrigatoriamente do Brasil. Cada país que inscreveu cases no El Ojo tem seus vencedores de Melhor Ideia Local. |
| Sobre o Festival Internacional do El Ojo de Iberoamérica – Reconhecido por sua perspectiva genuinamente latina – e por ser o único festival da região a integrar o ranking global WARC Creative 100 –, o El Ojo é considerado um dos eventos mais relevantes do mundo na celebração da criatividade. Desde 1998, o festival atua como plataforma de projeção internacional para ideias, profissionais e empresas de toda a Iberoamérica, valorizando a originalidade, a emoção e o impacto cultural das narrativas criativas da região. |
