sexta-feira, dezembro 5, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoPUCRS atualiza cursos de Jornalismo e Publicidade

PUCRS atualiza cursos de Jornalismo e Publicidade

O jornalismo profissional segue sendo a fonte mais confiável de informação para os brasileiros. É isso que aponta a pesquisa Credibilidade das Mídias, conduzida pela agência de inteligência de dados Ponto Map.

Na Publicidade, a expansão é acelerada: segundo a Kantar IBOPE Media, a publicidade digital movimentou R$ 37,9 bilhões em 2024, consolidando o Brasil como um dos maiores mercados criativos do mundo. Para seguir acompanhando as rápidas transformações tecnológicas e informacionais, a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS apresenta novidades nos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda para 2026.

No próximo semestre letivo, o curso de Jornalismo da PUCRS assume o novo currículo para preparar os estudantes a atuar com múltiplas plataformas e linguagens, como texto, vídeo, dados e inteligência artificial. Desde o primeiro semestre, a teoria e a prática estarão presentes em projetos integrados e laboratórios de produção jornalística, onde os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão. A graduação passa a trazer mais disciplinas voltadas a temas contemporâneos como desigualdade, direitos humanos, meio ambiente e combate à desinformação, além de desenvolver habilidades de investigação, apuração e verificação de fatos. O novo currículo ainda oferece mentorias individuais e uma viagem de estudos inclusa na mensalidade, na qual os alunos conhecerão grandes redações e empresas de comunicação do país, fortalecendo o aprendizado na prática.

O curso de Publicidade e Propaganda também se reinventa para o próximo ano, aliando criatividade, estratégia e responsabilidade social. A formação estimula o estudante a criar desde o primeiro semestre, com projetos práticos, focados na criação de portfólio. O novo formato do curso amplia o foco em tendências da comunicação, como social media, marketing de conteúdo, influência digital, análise de dados e produção audiovisual. Os estudantes ainda podem conquistar certificações complementares em áreas como Gestão de Marcas, Moda e Infoprodutos, ampliando o repertório e a empregabilidade. A viagem de estudos se mantém também no curso de Publicidade, com visitas técnicas a agências e veículos de referência nacional.

As mudanças chegam em um momento em que a credibilidade da informação e a criatividade estratégica são diferenciais fundamentais no mercado da comunicação. “As profissões da área da comunicação crescem e ganham espaço e relevância em uma sociedade que precisa compreender as transformações profundas que estamos vivendo. Os novos currículos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda estão alinhados com as universidades internacionais e se mostram altamente inovadores no contexto da formação superior no Brasil. Com as mudanças construídas de forma coletiva entre atuais estudantes, egressos dos cursos, professores, pesquisadores, mercado e sociedade, temos certeza de que seguiremos formando jornalistas e publicitários com excelente repertório técnico, cultural, humano e social para qualificar o mercado e as práticas profissionais da área”, afirma Rosângela Florczak, Decana da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis no portal da PUCRS.

Artigos relacionados

Novidades