| Gatorade é o hidratador oficial da Formula 1. Em um movimento inédito, a marca fechou um acordo que se estende até 2030 e integra um movimento mais amplo de colaboração entre a PepsiCo e a F1, com cinco anos de duração.
A parceria começou a ganhar forma ainda este ano, em comemoração ao 60º aniversário de Gatorade®, com presença nos fins de semana de Sprint – como parceiro oficial dos eventos, sinalização nas pistas, visibilidade nos gráficos de transmissão e presença nos cenários de entrevistas.
Para começar o aquecimento para a passagem do torneio pelo Brasil, a marca lança a campanha digital “GATORADE®, HIDRATADOR OFICIAL DA FORMULA 1®”. Idealizado e executado pela ISLA Brasil, o filme busca conectar Gatorade® aos fãs de automobilismo, destacando o papel como pioneira e referência mundial em hidratação esportiva.
Publicado nas redes sociais oficiais da marca, o conteúdo reforça a associação entre ciência esportiva, suor e velocidade, com um insight criativo que parte de um princípio real: Durante uma corrida, os pilotos de F1® podem perder cerca de 1 litro de suor por hora, de acordo com a Federação Internacional de Automobilismo. Estudos mostram que uma desidratação de mais de 2% do peso corporal pode impactar significativamente a boa performance*. Como um dos esportes mais exigentes física e mentalmente do mundo, a Formula 1® requer desempenho máximo em condições extremas, sendo a hidratação um dos fatores mais importantes para o sucesso dos atletas.
Mais do que comunicar o patrocínio, a campanha reforça a autoridade de Gatorade® no território da hidratação, aproximando seus códigos e narrativas dos valores que movem a F1: inovação, performance e ciência aplicada ao limite humano. É o início de uma nova fase para a marca, que passa a unir sua tradicional fórmula e legado de inovação ao universo de alta performance do automobilismo.
“Estamos felizes em fazer parte do maior torneio automobilístico do mundo. Esse é um movimento inédito para a marca, que reforça nosso DNA esportivo e competitivo, que está diretamente conectado com a alta performance. A parceria reflete nossa paixão compartilhada pelo desempenho, inovação e busca constante por superar os limites, nos conectando com uma nova vertente esportiva. Há seis décadas inspiramos atletas, em diferentes modalidades, a superarem limites e transformarem o suor em vitória – e, agora, essa trajetória ganha um novo capítulo dentro das pistas da Formula 1®”, reforça Jorge Natteri, Head de Marketing de Gatorade® no Brasil.
Além da campanha, Gatorade® quer fortalecer sua conexão com o público brasileiro que consome o esporte com uma estratégia robusta. A marca promoveu o GDay, um evento exclusivo e imersivo que ofereceu aos convidados a oportunidade de vivenciar o treino similar ao de um piloto profissional de Formula 1®, entendendo na prática todo o esforço físico que a modalidade exige e a importância da hidratação no desempenho esportivo.
A experiência foi conduzida por Cau Saad, treinadora profissional de pilotos e especialista em performance física de alta intensidade, reconhecida por seu trabalho no treinamento de atletas de automobilismo. O GDay contou ainda com toda a estrutura da Pilotech, centro de treinamento de pilotos localizado em São Paulo, referência nacional em tecnologia e preparação física para o automobilismo.
Outro grande momento será a presença inédita da marca no Grande Prêmio de São Paulo. Para sua estreia oficial, Gatorade® preparou uma série de ações especiais para potencializar sua presença no evento e ampliar o alcance da parceria com a F1®. Entre as iniciativas, a marca terá um estande com experiências imersivas na Fan Zone, conteúdos exclusivos para redes sociais e ativação de um squad de criadores de conteúdo, levando a emoção da Formula 1® a um público ainda mais estratégico e genuinamente interessado no tema.
O patrocínio vem para ampliar a presença da marca no universo esportivo e celebrar os 60 anos de trajetória. Além da F1®, Gatorade® é parceira de grandes competições internacionais, como a UEFA Champions League. No Brasil, mantém uma forte presença no futebol, com patrocínios à CBF, Palmeiras e Corinthians, além do projeto Gatorade® 5v5, torneio global de futebol amador que incentiva a prática esportiva entre jovens.
“Estar na Formula 1® é mais um passo na nossa jornada de apoiar o esporte em todas as suas formas — do alto rendimento às iniciativas que aproximam o público da prática esportiva. Assim como os pilotos confiam na ciência e na precisão para atingir seu potencial máximo, em Gatorade® acreditamos que cada pessoa pode melhorar seu desempenho quando compreende a importância de uma hidratação adequada. Nossa jornada é sobre potencializar o desempenho de atletas em qualquer modalidade, e agora também dos pilotos que desafiam os limites da velocidade. A parceria é um passo natural na construção de um legado global de performance e hidratação”, completa Natteri.
Essa colaboração entre PepsiCo e F1® busca redefinir a experiência dos fãs e aproximar o automobilismo a um universo que une desempenho, hidratação e entretenimento. No 75º aniversário da Formula 1®, a PepsiCo comemora com ciência, sabor e energia, demonstrando que se hidratar bem e aproveitar cada momento também faz parte do caminho para a vitória.
Além das pistas
A parceria global também se estende ao apoio à F1® Academy, em um movimento inédito para o fortalecimento do automobilismo feminino. Gatorade® vai contribuir com sua ciência esportiva e expertise em hidratação para o desenvolvimento da próxima geração de pilotos, reforçando o compromisso da marca em impulsionar a próxima geração de pilotos femininas de elite, ajudando a garantir a presença de uma mulher no grid da F1 nos próximos anos.
Essa iniciativa integra o programa global “Fuel Tomorrow”, que tem como objetivo ampliar o acesso ao esporte para 2,5 milhões de adolescentes até 2030, incentivando oportunidades iguais e a formação de novos talentos em diferentes modalidades. Ao apoiar a F1® Academy, Gatorade® está ajudando a quebrar barreiras no automobilismo e inspirando jovens mulheres em todo o mundo a buscar seu potencial.
Por meio do Gatorade® Sports Science Institute (GSSI), a marca oferecerá às jovens atletas estratégias personalizadas de hidratação, testes de desempenho e pesquisas de ponta — combinando ciência e tecnologia para ajudá-las a atingir seu máximo potencial físico e mental. Nesta nova etapa, Gatorade® acelera sua presença global e reafirma seu propósito de alimentar o futuro do esporte, com a ciência, hidratação e performance que impulsionam muitos dos maiores atletas do mundo — e, agora, também, os motores da Formula 1®.
https://www.youtube.com/watch?v=QlpdZ9Yn9RE |