Ser autêntico e continuar sendo esquisito a sua própria maneira, em um mundo que insiste em moldar comportamentos, é um ato de resistência. Esse é o mote da nova campanha da Vans®, marca original dos esportes de ação e ícone global da expressão criativa. Desenvolvida com a Fbiz, a ação de comunicação conta com Felca como protagonista, o que vai de encontro à assinatura “Vans. Continue sendo esquisito.”
Mais do que isso, trata-se de um manifesto, convite à autenticidade, autoexpressão criativa e à coragem de assumir o que torna cada pessoa única, mesmo que isso soe “esquisito”. Nesta campanha, a Vans® parte de uma verdade cultural profunda, mostrando pessoas que não cabem em rótulos, afinal a individualidade é o que floresce expressão criativa.
Nesse contexto, Felca surge como o porta-voz ideal em sua primeira grande campanha publicitária. O Youtuber, apresentador e influenciador é uma personalidade e um referencial absoluto nos dias de hoje questionando padrões e representando a coragem de ser quem se é e sem filtros. Sua trajetória traduz o mesmo espírito de Vans® há quase seis décadas: transformar o “estranho” em arte, o “fora da curva” em inspiração e o “diferente” em expressão cultural.
“Desde o início, a Vans® tem sido sobre abraçar o que é diferente. Ao longo desses quase 60 anos, nos conectamos com pessoas que transformam o estranho em inspiração — nos picos de skate, nos palcos, nos muros e nas ruas. Com o Felca, seguimos celebrando essa energia criativa e lembrando que ser autêntico é o que sempre vai nos manter vivos como marca e como indivíduos.”, afirma Pietro Giovanelli, Diretor de Marca da Vans® Brasil.
Felca protagoniza o filme em meio a cenas que representam o universo da marca – entre os esportes de ação como skate, surf, bmx, a música e a arte, enquanto reflete sobre a importância de permanecer fiel à própria essência, custe o que custar.
“A escolha do Felca foi inevitável. Ele traduz com verdade a estranheza que move a criatividade e a coragem de ser quem se é, mesmo quando isso desafia o senso comum. ‘Continue sendo esquisito’ extrapola seu papel como assinatura. É uma verdade da marca e de quem veste Vans.”, comenta Filipe Matiazi, VP de Criação da Fbiz.
Além do filme, a campanha terá desdobramentos no ambiente digital, incluindo TikTok e Instagram. Por exemplo, a Vans® promoverá um mutirão de vozes, reunindo personalidades e influenciadores conectados à marca, que compartilharão suas próprias perspectivas sobre o que significa ser “esquisito”. A ideia é amplificar a conversa em uma campanha voltada para todas as pessoas refletirem sobre o tema – um convite aberto para que cada um compartilhe seus depoimentos, mostrando que ser “esquisito” é, na verdade, uma forma poderosa de expressar quem se é.
Para isso, os fãs da marca podem postar seus vídeos utilizando a hashtag oficial da campanha, #ContinueSendoEsquisito. Alguns deles serão destacados nos stories do perfil da Vans® (@vansbrasil), transformando a ação em uma verdadeira celebração coletiva da autenticidade.
Ficha Técnica:
Cliente: VANS
Título: Vans. Continue Sendo Esquisito.
Agência: Fbiz
Chief Executive Officer: Fernanda Tedde
Vice-Presidentes de Criação: Filipe Matiazi e Carla Cancellara
Criação: Diego Guerhardt, Bruno Anibal, Debora Caprioli, Maria Nery, Andre Costa, Bianca Mellace, Leandro Fagundes, Felipe Zanella
Edição: Nelson Jimenez
Produção: Fabiano Beraldo e Paulo Setti
Diretora de Conteúdo: Vanessa Vieira
Conteúdo: Pedro Cruz
Vice-Presidente de Estratégia: Vitor Amos
Estratégia: Heloisa Guernieri e Thiago Ito
Atendimento: Janaína Luna, Andressa Sucodolski, Maryane Colombo e Giovanna Vicentin
Mídia: Verusca Casciano, Camila Vaz, Luís Machado e Marcus Justino
Operações: Patrícia Rogoski e Alaide Caires
Aprovação Cliente: Pietro Giovanelli, Fernanda Brandt, Tatiana Rovella, Kassia Goulart, Gabriel Ferrari Benatti, Shau Hung
Produtora de Áudio: CANJA
Direção Musical: Eduardo Karas, Filipe Resende e Bruno Vieira Brixel
Head of New Business: Lari Storch
Produtor Executivo: Luba Freitas
Atendimento: Flavia Medeiros
Coordenação de Projeto: Ana Flor Bohrer, Fabi Lugli, Kaleb Oliveira
Produção Musical: Aloizio Lows e Diego Zorrilla
Foto: Fernando Mendes
Assistente: Gianfranco Vacani
Assistente: Marina Toledo
Assistente: Erick Gianessi
Tratamento de imagem : Marcela Dini
Vídeo: Daniel Franco
Styling: Pedro Sales
Assistente: Otávio Rosselli
Costureira: Conceição Souza Dias
Beleza: Yanthi Brignol
Assistente: Rô Resende
Set Designer: Ana Arietti
Assistente de arte: Maju Camargo
Assistente de arte: Yasmin Galvão Lackeski
Assistente de arte: Ingryd Lamas
Produção: Beltrame +
Diretora Executiva: Marina Beltrame
Coordenadora de Produção: Clara Faitin
Contra regra: Paulo Oliveira
Contra regra: Thiaguinho Fernandes
Infra set: Paulo Fortes
