A Colgate, líder global em saúde bucal, dominou os intervalos comerciais das principais emissoras do país para levar uma mensagem importante: o incentivo à escovação. Durante o Mês da Saúde Bucal, a marca promoveu uma série de ações em programas de grande audiência, onde, de forma inovadora, apresentadores de TV escovaram os dentes ao vivo após degustarem receitas, transformando o intervalo comercial em um momento de conscientização. A campanha foi criada pela VML Brasil.
A ação, com duração de 60 segundos, “invadiu” o intervalo de programas de culinária com o “Break Colgate”. Os apresentadores, no mesmo cenário do programa e munidos de escova e creme dental, reforçaram a mensagem da campanha: “Escove os dentes 3 vezes por dia”.
Entre os nomes destaques, estão o renomado chef Érick Jacquin, um dos apresentadores do “Masterchef Confeitaria” (Band), seguido por Edu Guedes no “Fica com a Gente” (Rede TV), Guga Rocha no “Hoje em Dia” (Record) e Thiago Oliveira no “É de Casa” (TV Globo). Além das participações nos programas, Guga Rocha e Thiago Oliveira também reverberaram a ideia em seus perfis nas redes sociais, reforçando a mensagem de saúde bucal.
A campanha nasceu da percepção de que, embora a importância da escovação seja amplamente conhecida, o hábito de escovar os dentes três vezes ao dia, especialmente após as refeições, ainda precisa ser reforçado. “Nossa missão é cuidar do sorriso de todas as pessoas. Buscamos mostrar de forma simples e direta como é fácil incorporar a escovação na rotina diária, mesmo após um delicioso café da manhã ou uma refeição preparada na TV”, afirma Adriana Anido, Vice-Presidente de Marketing da Colgate
“As pessoas se inspiram no comportamento de outras, especialmente aquelas que respeitam ou admiram. Ver uma celebridade adotando um hábito pode motivá-las a fazer o mesmo e ter um sorriso cada dia mais saudável.”
“O desafio foi criar algo que fugisse do formato publicitário clássico, mas mantivesse a mensagem central de forma criativa e com linguagem que fizesse parte do dia a dia da audiência. O Break Colgate inverte a lógica que se espera da propaganda: em vez de interromper o conteúdo, ele vira o próprio conteúdo. E esse é o tipo de ideia que faz a mensagem ficar na cabeça e, principalmente, mudar comportamentos”, comentam Frederico Teixeira e Denon Oliveira, ECD’s da VML Brasil.
A iniciativa complementa as diversas ações do Mês da Saúde Bucal, incluindo o Dia Nacional da Escovação, 25 de outubro.
FICHA TÉCNICA
Título: Break Colgate
Agência: VML Brasil
Cliente/Produto: Colgate Palmolive/Colgate Equity
CEO: Karina Ribeiro
CCO: Eduardo Marques
Direção Executiva de Criação: Denon Oliveira e Frederico Teixeira
Direção de Criação Associada: Rodrigo Martin, Luiz Ramon Barral Evangelista, Felipe Lermen, Diego Canhisares
Redação: Nelson Prado, Renata Raggi
Direção de Arte: Thiago Gambôa
Managing Director for Colgate Operation Brazil: Emmanuelle Goethals
Atendimento: Milena Falco, Giovanni Napoli, Giulia Ventre e Camille Andres
Chief Strategy Officer: Stella Pirani
Estratégia: Aline Prates, Fabiana Lovate, Emerson Kadsi, Eros Carvalho
Chief Media Officer: Gabriela Amato
Mídia: Camila Saab, Mariana Almeida, Felipe Dourado, Luis Pili, Tayna Cogo Santos
PR/VML: Eduardo Zanelato, Mariana Ramos, Hellen Araújo e Carolina Cesario
Aprovação/Cliente: Adriana Anido, Flavia Liberman, Patricia Nagao, Guilherme Fornazier, Antonio Navarro, Joana Riddell, Luciana Abe e Fernando Santos
