Em meio ao excesso de informações digitais, a midia exterior mantém sua relevância como um dos meios mais eficazes para aproximar instituições da população. Relógios, painéis e mobiliários urbanos seguem exercendo um papel estratégico ao levar mensagens de interesse coletivo para onde as pessoas estão, ou seja, nas ruas, praças, terminais de transporte e grandes avenidas.
Seja para campanhas de saúde, ações educativas ou informações emergenciais, a presença do Outdoor no espaço urbano garante impacto amplo e imediato, transformando informação em cidadania. A evolução tecnológica do meio, com painéis digitais e interativos, amplia ainda mais essa relevância ao permitir mensagens em tempo real.
“O OOH é uma mídia democrática e de credibilidade, que fala com todos ao mesmo tempo. Quando usado em campanhas de interesse social, ele extrapola o papel da publicidade e se torna uma ferramenta de cidadania, capaz de informar, conscientizar e engajar a sociedade”, afirma Larissa Ferrari – publicitária e formada em Gestão Pública – Diretora de Planejamento e Mídia da Octopus, agência de marketing e publicidade.
Um estudo da Tendências Consultoria, encomendado pela Associação Brasileira de Mídia Out of Home (ABOOH), pela Central de Outdoor e pela Fenapex, reforça esse cenário. Segundo a pesquisa, 68% das pessoas que visualizaram anúncios em Outdoor já compraram ou pesquisaram sobre um produto ou serviço anunciado. Além disso, a crescente demanda por espaços em mobiliário urbano, transporte público e estabelecimentos comerciais fortalece o meio como canal de comunicação para marcas e campanhas sociais.
“O impacto, de campanhas sobre saúde preventiva, mobilidade, segurança e sustentabilidade, acaba sendo inevitável e elas ganham força ao estarem presentes nas ruas. Além de informar, a midia exterior contribui para transformar comportamentos e aproximar o cidadão das mensagens de interesse coletivo”, finaliza Larissa.

