sábado, dezembro 6, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasComunicação pública encontra engajamento social no OOH

Comunicação pública encontra engajamento social no OOH

Em meio ao excesso de informações digitais, a midia exterior mantém sua relevância como um dos meios mais eficazes para aproximar instituições da população. Relógios, painéis e mobiliários urbanos seguem exercendo um papel estratégico ao levar mensagens de interesse coletivo para onde as pessoas estão, ou seja, nas ruas, praças, terminais de transporte e grandes avenidas.

Seja para campanhas de saúde, ações educativas ou informações emergenciais, a presença do Outdoor no espaço urbano garante impacto amplo e imediato, transformando informação em cidadania. A evolução tecnológica do meio, com painéis digitais e interativos, amplia ainda mais essa relevância ao permitir mensagens em tempo real.

“O OOH é uma mídia democrática e de credibilidade, que fala com todos ao mesmo tempo. Quando usado em campanhas de interesse social, ele extrapola o papel da publicidade e se torna uma ferramenta de cidadania, capaz de informar, conscientizar e engajar a sociedade”, afirma Larissa Ferrari – publicitária e formada em Gestão Pública – Diretora de Planejamento e Mídia da Octopus, agência de marketing e publicidade.

Um estudo da Tendências Consultoria, encomendado pela Associação Brasileira de Mídia Out of Home (ABOOH), pela Central de Outdoor e pela Fenapex, reforça esse cenário. Segundo a pesquisa, 68% das pessoas que visualizaram anúncios em Outdoor já compraram ou pesquisaram sobre um produto ou serviço anunciado. Além disso, a crescente demanda por espaços em mobiliário urbano, transporte público e estabelecimentos comerciais fortalece o meio como canal de comunicação para marcas e campanhas sociais.

“O impacto, de campanhas sobre saúde preventiva, mobilidade, segurança e sustentabilidade, acaba sendo inevitável e elas ganham força ao estarem presentes nas ruas. Além de informar, a midia exterior contribui para transformar comportamentos e aproximar o cidadão das mensagens de interesse coletivo”, finaliza Larissa.

Artigos relacionados

Novidades