Formação gratuita de publicidade conecta agências à talentos periféricos
O PerifaCriativa chega à sua 3ª edição em novembro de 2025 com o compromisso de continuar abrindo portas no mercado publicitário para entusiastas das periferias de São Paulo.
O programa de formação criado pela Ampfy em parceria com a Agência Popular Solano Trindade, é coordenado por Douglas Bocalão (sócio e COO da Ampfy) e Thiago Vinícius (líder comunitário e fundador da Solano Trindade).
O PerifaCriativa é um movimento de inclusão que conecta grandes agências à novos talentos periféricos. A proposta é oferecer formação gratuita nas principais áreas da comunicação, da criação à mídia, do planejamento ao atendimento, com foco na capacitação e empregabilidade de diversidades.
Cada aluno conta com o apoio de uma “agência madrinha” que será responsável pelos custos de transporte e alimentação durante as aulas.
Com 15 vagas, o programa tem 32 horas de duração e acontece presencialmente na Agência Popular Solano Trindade, no Campo Limpo, e na Ampfy, na Vila Madalena.
A grade curricular inclui disciplinas introdutórias ao mercado de comunicação, “damos aos alunos o contexto da indústria. Desde uma introdução ao mercado publicitário, até as responsabilidades de cada área dentro de uma agência”, explica Bocalão.
Ética e responsabilidade profissional, pensamento estratégico e processo criativo, fundamentos de mídia e atendimento publicitário também estão no programa. “Incluímos produção de conteúdo e bastidores de campanhas, más também capacidades comportamentais e orientações de RH, pois muitas vezes falta essa visão”, comenta Thiago Vinícius, que junto a sua equipe é responsável pela seleção dos alunos.
Vale destacar que desde sua criação, o PerifaCriativa já formou 50 alunos, contou com 20 professores voluntários e resultou na contratação de mais de 10 profissionais em agências parceiras
Além de capacitar, o projeto busca transformar realidades, mostrando que talento não tem CEP e que a publicidade pode e deve refletir a diversidade do país.
A 3ª turma acontece em novembro de 2025 e conta com o apoio da Suno United Creators, BRMedia, WM7, Vitrio e Bold, além da Ampfy e da Agência Popular Solano Trindade.
Empresas e profissionais interessados em colaborar podem acessar o site oficial: perifacriativa.com.br
