sábado, dezembro 6, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoCurso de Jornalismo Econômico do Estadão divulga selecionados

Curso de Jornalismo Econômico do Estadão divulga selecionados

O Estadão anunciou no dia 5 de setembro a lista dos aprovados para a 15ª edição do Curso Estado de Jornalismo Econômico, iniciativa gratuita voltada para a formação de jovens jornalistas interessados em atuar na cobertura de economia. Realizado em parceria com a Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (EESP-FGV), o curso é reconhecido como o mais robusto e completo programa de formação para jornalistas econômicos do País. Referência na área, o Focas prepara jovens profissionais para os desafios da cobertura econômica com uma combinação única de teoria, prática e contato direto com experientes jornalistas e especialistas do mercado. O curso será realizado de 15 de setembro a 12 de dezembro.
Criado em 2011, o projeto — carinhosamente conhecido como Focas Econômico — oferece aos participantes uma formação de três meses, combinando teoria e prática na sede do Estadão, em São Paulo. Além de assistirem a aulas de economia com professores da FGV, os alunos acompanham a rotina de jornalistas das redações do Estadão e da Broadcast, serviço de informações em tempo real do Grupo Estado.

A turma de 2025 é composta por 25 alunos estudantes do último ano de Jornalismo ou recém-formados há no máximo dois anos — e 5 vagas reservadas para profissionais das redações do Grupo Estado. O curso, que conta com o patrocínio da JBS e do Mercado Pago, é gratuito, e está sendo realizado de forma híbrida – um mês online e dois de forma integralmente presencial na sede do Estadão, em São Paulo. Ao final dos três meses de formação, os alunos recebem um Certificado de Curso de Extensão pela FGV e participam de uma cerimônia de formatura presencial, celebrando o encerramento da jornada.

Desde a sua criação em 1990, o Focas do Estadão já formou mais de 1,5 mil alunos em 53 edições, abrangendo áreas como Jornalismo, Jornalismo Econômico, Esportivo e, mais recentemente, Jornalismo de Saúde. Com relevância nacional, o programa atrai participantes de diversos estados do Brasil e de outros países, como Angola, Alemanha, Argentina, EUA e Portugal, reforçando seu caráter global. Entre os ex-alunos que se destacam no cenário jornalístico estão nomes como Luciana Garbin, editora-executiva do Estadão, e Alexandre Calais, editor-coordenador de Economia.
Artigos relacionados

Novidades