Transformar dados em soluções de negócios — este é o DNA da YouFind Solutions (www.youfindsolutions.com), consultoria de marketing analítico que inicia suas operações como uma evolução do Alphabase, divisão de Data Base Marketing (DBM) do Grupo Abril que surgiu a partir da DataListas, fundada em 1996.
A nova consultoria traz na bagagem uma longa experiência no desenvolvimento de soluções ‘full service’ integradas de marketing e tecnologia que é resultante de sua atuação de mais de 18 anos associada a um dos maiores grupos de mídia do Brasil, reunindo, assim, diferenciais essenciais para posicioná-la entre os principais players que estão pavimentando o mercado global de Big Data Analytics.
As perspectivas para o mercado de Big Data justificam os investimentos da YouFind para se consolidar como um dos principais players a abraçar esta tendência. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner Group no ano passado, 64% das empresas estão investindo ou planejam investir em tecnologia de Big Data, 30% já investiram, 19% planejam investir este ano e 15% nos próximos dois anos.
As indústrias que lideram os investimentos são mídia e comunicação (39%), bancos (34%) e serviços (32%). Os maiores investimentos nos próximos dois anos, segundo o estudo, serão feitos pelas empresas dos setores de transporte (50%), saúde (41%) e seguros (40%).
A expertise da Abril em trabalhar com público segmentado permitiu ampliar a oferta de serviços de bancos de dados para marketing analítico e, com isso, não perder esta oportunidade de demanda crescente por diversas formas de consultoria nessa área. “Vamos agora, com a criação da YouFind, direcionar nossos esforços para estar na vanguarda do Big Data Analytics. Contamos com todas as credenciais para disputar este mercado, já que desde a fundação da DataListas temos aprofundado nosso conhecimento para entender o comportamento do consumidor e propor soluções que visam aumentar as taxas de conversão e vencer desafios de marketing”, assinala Fábio Barbosa, Presidente Executivo da Abril S/A.
“O Alphabase sempre soube a importância dos bancos de dados. E o caminho natural do nosso negócio era evoluir dos dados para Big Data. Aumentamos o volume de dados, a tecnologia de processamento e a inteligência consultiva. Temos em casa uma base de 74 milhões de consumidores com os quais já nos relacionamos. Nosso time é formado por cientistas da computação, cientistas de dados, estatísticos, matemáticos, engenheiros e publicitários que vêm se aprimorando no desenvolvimento de soluções de análises de dados para responder a diferentes necessidades e empresas dos mais variados segmentos. O mercado ainda está descobrindo como alavancar Big Data numa estratégia efetiva para suportar o crescimento dos negócios, principalmente de empresas B2C que precisam, cada vez mais, conhecer em detalhes o comportamento de seus consumidores. A YouFind chega para facilitar este aprendizado”, acrescenta René Agostinho, CEO da YouFind Solutions.