A Ilha Crossmídia, uma das principais produtoras do mercado publicitário brasileiro, em parceria criativa com a 6P, produziu os filmes para a nova campanha publicitária do Vestibular 2026 para o Centro Universitário Barão de Mauá. Os filmes “Eu Escolhi a Barão”, direcionado aos de Medicina, e “Escolhas”, destinado aos vestibulandos dos demais cursos, distanciam-se dos formatos tradicionais de campanhas universitárias ao apostar em narrativas sensíveis e aspiracionais e se expandirem para diferentes canais de comunicação, como emissoras de TV e redes sociais.
Com direção de cena de Jonathan Soares (Downmovies), direção de fotografia de Thiago Coghi e direção de arte de Tiago Kalunvungo e Priscila de Brino, a equipe criativa apostou na aspiração, autenticidade e emoção para se conectar com o público jovem, combinando uma narrativa intimista e emocional com uma comunicação direta e aspiracional, para traduzir a essência da instituição em dois filmes principais e pílulas para o ambiente digital, que visa impactar os estudantes em um dos momentos mais importantes de sua vida: a decisão sobre o futuro.
Com uma proposta sensível, o filme “Escolhas” mergulha no universo emocional de uma jovem vestibulanda, que revive memórias da infância e compartilha suas dúvidas com a mãe. A produção traduz o acolhimento da Barão de Mauá, reforça o papel da instituição como parceira nas decisões de vida dos estudantes e também destaca a importância do apoio familiar na decisão sobre o futuro profissional.
Já o “Eu Escolhi a Barão”, para um dos cursos mais concorrido entre os vestibulandos, a abordagem adota um tom mais direto ao destacar os diferenciais do curso de Medicina da Barão, reconhecido entre os 10 melhores do estado de São Paulo pelo MEC. A produção evidencia a moderna infraestrutura de ponta do centro universitário, como os laboratórios modernos, simulações realistas, campo de prática no Hospital Escola Santa Casa de Ribeirão Preto e a acreditação exclusiva do Conselho Federal de Medicina (CFM), selo que apenas a instituição possui entre as instituições privadas da cidade.
“O nosso desafio era fugir do lugar-comum das campanhas de vestibular, que muitas vezes mostram um futuro idealizado e distante. Por isso, a proposta foi criar filmes que respeitassem a inteligência emocional do público jovem, fugindo dos clichês, que transmitisse uma vibe positiva e apostando em uma linguagem mais verdadeira e próxima, mergulhando na realidade do momento dos vestibulandos, em suas angústias e na importância da rede de apoio familiar.”, comenta o diretor de cena Jonathan Soares (Downmovies).
“No filme ‘Escolhas’, a câmera se torna um observador íntimo, capturando a sutileza do diálogo entre mãe e filha, e convida o espectador à reflexão. Acreditamos que essa verdade na atuação e na fotografia cria uma conexão genuína e muito mais forte com quem está vivendo esse momento de decisão,” complementa o diretor, que também afirmou que o filme “Escolhas” teve referências em longas-metragens como Miss Sunshine e Amélie Poullain para emocionar e inspirar, sem dramatizar ou entristecer os espectadores.
O filme “Eu Escolhi a Barão – Medicina” destaca os diferenciais do curso da Barão de Mauá, reconhecido entre os melhores do estado e com estrutura de excelência (Crédito: Ilha Crossmídia/Divulgação)
Além de veiculação em emissoras de TV e canais digitais, a estratégia de comunicação da campanha se estende para o ambiente digital, com pílulas digitais de 15 segundos em formato vertical para diferentes redes sociais, como Instagram e TikTok, com o objetivo de os conteúdos ampliam a presença da marca no ambiente digital e fortalecem o diálogo com os vestibulandos.
Palu Rossi, CEO da Ilha Crossmídia, ressalta a importância estratégica do projeto. “Este projeto com a Barão de Mauá e a agência 6P exemplifica a nossa visão na Ilha: usar a excelência técnica do audiovisual para contar histórias que geram resultados. Foi um desafio estratégico criar duas abordagens que, embora distintas, se complementam perfeitamente. De um lado, a sensibilidade para falar com um público amplo e, do outro, a precisão para destacar os diferenciais de um curso tão competitivo como Medicina. Estamos orgulhosos de entregar uma campanha completa, que funciona na TV e dialoga diretamente com o jovem no ambiente digital”, explica.
