sexta-feira, dezembro 5, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoVarejistas celebram resultados com Retail Media

Varejistas celebram resultados com Retail Media

Uma das maiores redes de drogarias da Colômbia, a La Rebaja, viu as vendas aumentaram em 137%, alcançou 3x de ROAS (Retorno sobre o Investimento em Publicidade) e obteve uma taxa de conversão de 9,5%. Já no Brasil, o Daki, maior aplicativo de entrega de alimentos do Brasil, conquistou 5x de ROAS e uma impressionante taxa de conversão de 40% em anúncios. Em comum a solução baseada em Inteligência Artificial e na estratégia AI-first, implementada pela Topsort, principal empresa de infraestrutura de Retail Media.

Francisco Larraín, cofundador e CTO da Topsort, explica que a plataforma estrutura um sistema organizacional centralizado em IA, que elimina a necessidade de altos investimentos em desenvolvimento inicial e permite decisões mais rápidas, precisas e competitivas.

“Construímos a Topsort com base em IA desde o primeiro dia. Isso significa: sem custos inflados de implementação, sem integrações frágeis — apenas decisões mais rápidas e precisas no nível do leilão. Isso permite que os varejistas monetizem em semanas, não em anos”, explica.

O executivo observa ainda que a Topsort facilita um dos maiores desafios do setor: a necessidade de dominar centenas de ferramentas diferentes e manter especialistas em cada uma delas.

“Hoje, os profissionais de marketing enfrentam centenas de ferramentas desconectadas e uma curva de aprendizado íngreme. Nosso sistema resolve isso. Uma plataforma, uma camada de leilão, uma inteligência. Agências e anunciantes podem ativar campanhas em diferentes varejistas e mercados sem precisar reaprender uma dúzia de interfaces.”

Outro diferencial apontado por Larraín é que a solução AI-first facilita o entendimento de públicos ao conectar diferentes áreas da empresa em um único sistema, aprimorando o direcionamento e o uso de dados.

Para ele, a velocidade da transformação digital também reforça a relevância do Retail Media. “A mudança na publicidade digital não está desacelerando — pelo contrário, está se acelerando. Não lutamos contra essa realidade, nós a projetamos. A Topsort dá aos varejistas a capacidade de se adaptar instantaneamente, seja a novos formatos, novos mercados ou novos sinais de dados”, ressalta.

Por fim, o executivo enfatiza o papel da Topsort na democratização do acesso ao Retail Media. “Até agora, o Retail Media era um jogo para gigantes com enormes equipes de engenharia. Nós invertemos essa dinâmica. Um pequeno varejista pode criar uma plataforma de autosserviço com a mesma sofisticação de gigantes do setor”, conclui.

Artigos relacionados

Novidades