O Metrópolis estreia uma nova fase a partir desta segunda-feira (29/9), em uma proposta dinâmica, conectada e contemporânea. Com isso, volta a ter 30 minutos de duração para ocupar lugar de destaque na programação, como uma das mais longevas produções da TV Cultura.
O programa passa a ser exibido em novo horário, às segundas-feiras, logo após o Roda Viva, às 23h30, e de terça a sexta, às 23h. A apresentação fica por conta de Adriana Couto.
“Eu tenho muito orgulho de estar no Metrópolis há 16 anos e ver que esse programa nunca parou no tempo. Há 37 anos ele mostra a força da cultura brasileira e também cria pontes com o mundo. Agora, nessa nova fase, com mais tempo no ar, queremos estar ainda mais perto do público, conectando a arte com a vida de hoje. Porque cultura não é só agenda, é inspiração, é reflexão, é transformação, é acompanhar o processo criativo. E seguimos firmes nesse compromisso, com alegria e paixão”, diz Adriana Couto.
Dentro dessa reformulação, Cunha Jr. terá um espaço assinado, assumindo uma editoria própria e reforçando a importância do jornalismo cultural feito com relevância e credibilidade. Nesta direção, Cunha também contará com um quadro fixo sobre cinema e streaming às quintas-feiras.
Beth Carmona, vice-presidente da TV Cultura, enfatiza: “O Metrópolis há mais de 30 anos destaca e documenta o cenário cultural brasileiro, do cinema à música popular, passando pelo teatro, as artes plásticas, a literatura e os mais diversos eventos culturais. Tudo passa pelo Metrópolis, que é um radar cultural que pauta os telespectadores”.
Outra novidade é o cenário, que retoma a tradição de ressaltar obras de artistas renomados, todas elas parte de uma pinacoteca especial. São quadros que foram doados ao programa e que integram o acervo da Fundação Padre Anchieta, em especial da Coleção Metrópolis, que atualmente conta com quase 200 obras, que vão de Tomie Ohtake a Beatriz Milhazes.
O Metrópolis ganha também uma nova vinheta e quadros inéditos, mantendo as tradicionais reportagens em campo e as entrevistas especiais com artistas consagrados e novos talentos, com apresentações musicais no estúdio.
Ainda nesta nova etapa, o programa trará uma extensa agenda cultural com estreias e programações de shows, teatro, cinema, espetáculos de dança e outros eventos voltados a todas as idades.
