A APRO – Associação Brasileira de Obras Audiovisuais e a FilmBrazil, plataforma de internacionalização do audiovisual brasileiro, em parceria com a ApexBrasil, (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realizaram, na última quinta-feira, 18 de setembro, o terceiro módulo do programa de mentoria Visionárias. A iniciativa, que visa fomentar o desenvolvimento da alta liderança feminina no audiovisual, teve como tema “Saúde mental em cena: Os bastidores do cuidar” e aconteceu no Awake Health, em São Paulo.
O encontro reuniu executivas C-Level de produtoras associadas em uma imersão sobre a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e Emprego. Desde maio de 2025, as empresas brasileiras passaram a ter como responsabilidade fazer avaliação e gerenciamento dos riscos psicossociais. A nova Lei nº 14.831/2024 também instituiu uma política de fomento à saúde mental corporativa e criou um selo “Empresa Promotora da Saúde Mental” para reconhecer empresas que adotem práticas de bem-estar. A abertura da programação foi conduzida por Candice Pomi, psicóloga, consultora em longevidade, curadora e parceira do projeto.
Em seguida, o evento contou com uma palestra ministrada por Mariana Clark, psicóloga, TEDx Speaker, escritora e mentora de saúde mental. A especialista em perdas, luto e prevenção de adoecimentos organizacionais enfatizou a importância de criar um espaço de acolhimento e promoção da saúde existencial para as líderes do audiovisual.
O encontro se alinha a um cenário de urgência nacional. Dados de um relatório do ADP Research Institute revelaram que 67% dos trabalhadores brasileiros são afetados negativamente pelo estresse no trabalho, um número acima da média global. Essa realidade, que permeia diversos setores, é especialmente relevante para a indústria audiovisual, conhecida por seus ritmos intensos e altas demandas.
“A saúde mental no ambiente de trabalho é um tema urgente, especialmente em um mercado como o audiovisual. Com o Visionárias, queremos oferecer um espaço de troca,e acreditamos que o empoderamento feminino passa também pelo autocuidado e pela criação de um ecossistema de apoio.” comenta Marianna Souza, presidente executiva da APRO, gerente executiva da FilmBrazil e idealizadora do projeto.
O programa Visionárias reafirma seu compromisso em oferecer um ambiente seguro e transformador para as mulheres do setor, promovendo o empoderamento e a troca de experiências. O último módulo do ano já está previsto e seguirá a proposta de fortalecer o diálogo sobre temas essenciais para o desenvolvimento de líderes femininas no mercado audiovisual.
