segunda-feira, dezembro 8, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioProdutoraFestival de Gramado premia “Cinco Tipos de Medo”

Festival de Gramado premia “Cinco Tipos de Medo”

Exibido pela primeira vez no Festival de Gramado, “Cinco Tipos de Medo”, de Bruno Bini, é eleito o grande vencedor da edição. Além do prêmio de Melhor Filme, o thriller levou para casa mais três Kikitos: ‘Melhor Ator Coadjuvante’ pela performance de Xamã, estreante no cinema; ‘Melhor Roteiro’ e ‘Melhor Montagem’, ambos assinados pelo diretor.
Os dois talentos premiados participaram da sessão de gala, realizada no dia 21 de agosto, ao lado da equipe e dos atores Bella Campos, Rui Ricardo Diaz, Bárbara Colen, Jonathan Haagensen, Rodrigo Fernandes. O filme é uma produção da mato-grossense Plano B Filmes e da gaúcha Druzina Content, em coprodução com a Quanta. A distribuição é feita pela Downtown Filmes.
De volta ao festival, depois de exibir o curta-metragem “S2”, em 2015, Bruno Bini faz uma participação histórica com seu novo filme. O primeiro longa-metragem de Mato Grosso a concorrer ao Kikito é também o grande vencedor da edição. “Acho que essa premiação é uma conquista coletiva de todo mundo que trabalha e luta pelo cinema e o audiovisual mato-grossense.
Com certeza é uma confirmação do poder das histórias que estão no interior do Brasil e que estão doidas para serem encontradas e descobertas pelo público. É uma compreensão de que é possível fazer um cinema de gênero no Brasil, que carregue temas relevantes e que conversam com a nossa realidade de uma maneira muito potente.”, afirma diretor.
A produtora Luciana Druzina também esteve presente no evento, onde, há dez anos, conheceu Bruno Bini.
“Exibir o filme, pela primeira vez, em um dos maiores festivais de cinema do Brasil, e ver essa recepção tão especial do público e do júri, nos deixou ainda mais entusiasmados com as próximas etapas. Ainda este ano, vamos passar por outros festivais importantes, e prevemos o lançamento nos cinemas para o primeiro semestre de 2026.”, compartilha a CEO da Druzina Content.
O roteirista e diretor do filme teve como inspiração um caso real, ocorrido no bairro do Jardim Novo Colorado, periferia de Cuiabá, onde os moradores da comunidade se uniram para pagar a fiança de líder do tráfico. “Cinco Tipos de Medo” também marca o primeiro trabalho de Bella Campos em uma produção para os cinemas.
Natural de Cuiabá, a atriz retorna à sua cidade para viver Marlene, uma enfermeira cuja vida é observada de perto e controlada pelo traficante Sapinho (Xamã), com quem manteve uma relação amorosa. Depois de reencontrar um antigo paciente, Murilo (João Vitor Silva / “O Agente Secreto”), Marlene teme que a nova paixão tenha consequências fatais.
Segundo o CEO da distribuidora Downtown Filmes, Bruno Wainer, a proposta de Bini lhe despertou interesse desde o início. “Gostei do projeto desde que li o roteiro, pelo gênero proposto – ação e suspense – e com suas viradas inesperadas, e depois me surpreendi com a qualidade da sua realização comandada por equipes de produção do Mato Grosso e Porto Alegre.”, conta Wainer.
Bella Campos – crédito: Cleiton Thiele 
“Cinco Tipos de Medo” é uma produção viabilizada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através da ANCINE e do BRDE, e conta também com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). A obra deve percorrer festivais ao redor do mundo antes de seu lançamento nos cinemas brasileiros.
Sinopse:
Murilo, um jovem músico em luto, se envolve com Marlene, enfermeira presa a um relacionamento abusivo com um traficante. Suas histórias se cruzam com as de Luciana, policial movida por vingança, e Ivan, advogado com intenções ocultas. Cinco vidas aparentemente desconectadas colidem num caminho sem volta.
Elenco: Rui Ricardo Diaz, Bárbara Colen, João Vitor Silva, Bella Campos, Xamã, Rejane Faria, Jonathan Haagensen, Zé Carlos Machado, Rodrigo Fernandes
Ficha técnica:
Direção: Bruno Bini
Roteiro: Bruno Bini
Produção: Plano B Filmes e Druzina Content
Coprodução: Quanta
Produção Executiva: Luciana Druzina, Bruno Bini, Amanda Ruano
Direção de Arte: Pedro von Tiesenhausen
Direção de Produção: Mônica Catalane
Direção de Fotografia: Ulisses Malta Jr.
Figurino: Júlio Tavares e Jane Klitzke
Trilha Musical: Adrian Chandler, Gonzaguinha, Maoa, Nikita, Xamã, Gustah, Black Alien & MC Hariel
Trilha Sonora Original: Leo Henkin
Montagem: Bruno Bini
Desenho de Som: Kiko Ferraz e Ricardo Costa
Produtor de Elenco: Alonso Zerbinato
Distribuição: Downtown Filmes
Artigos relacionados

Novidades