domingo, dezembro 14, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioProdutora"O Começo da Vida" celebra mês da primeira infância

“O Começo da Vida” celebra mês da primeira infância

A de 1º de agosto, o público pode acessar gratuitamente todo o conteúdo da franquia “O Começo da Vida”, produzida pela Maria Farinha Filmes, referência em entretenimento de impacto na América Latina. A iniciativa celebra o Mês da Primeira Infância e dá início à comemoração dos 10 anos de lançamento do primeiro filme, a serem completados em 2026.

“O Começo da Vida” foi o documentário mais assistido nos cinemas brasileiros de 2016, lançado globalmente pela Netflix em mais de 190 países, traduzido para 23 línguas e exibido na Chinese National Broadcast Channel, rede estatal chinesa, e tornou-se uma importante ferramenta de advocacy para avanços nas políticas pela primeira infância tanto no setor público quanto dentro das empresas.

A proposta da ação é democratizar e ampliar ainda mais o acesso à franquia que impactou milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

No site e no canal oficial da Maria Farinha Filmes no YouTube estão disponíveis além de “O Começo da Vida” (2016), “O Começo da Vida: A Série” (2016), ambos escritos e dirigidos por Estela Renner; e “O Começo da Vida 2: Lá Fora” (2020), dirigido por Renata Terra.

“É lindo saber que ‘O Começo da Vida’ virou referência sobre Primeira Infância para muitos setores e, prestes a completar dez anos de lançamento, segue engajando. Isso mostra o poder da mensagem central da nossa franquia, que cuidar dos primeiros anos de vida e cuidar de quem cuida, é essencial não só para um bebê ou uma criança, é também essencial para cada um de nós, para toda a humanidade”, afirma Estela Renner, diretora e roteirista de “O Começo da Vida” e uma das sócias-fundadoras da Maria Farinha Filmes.

Lançado em 2016, o documentário “O Começo da Vida” aborda a primeira infância, fase que vai até os 6 anos de idade, a partir de um dos maiores avanços da neurociência que mostram que o desenvolvimento humano não depende apenas da genética, mas também da qualidade das relações nos primeiros anos de vida. O sucesso do longa deu origem à série homônima, com seis episódios de 45 minutos cada, que aprofundam os temas do filme, também lançada na Netflix, além de 71 minidocs.

“O Começo da Vida” teve première na sede da ONU, em Nova York, e foi utilizado como principal ferramenta da campanha global do UNICEF sobre a primeira infância. O filme foi realizado como um movimento coordenado com Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Van Leer, Instituto Alana e UNICEF e contou com uma campanha de impacto que engajou organizações da sociedade civil e do setor privado. O documentário foi responsável por reunir, pela primeira vez na história, quatro marcas concorrentes (Johnson & Johnson, Natura, Kimberly-Clark e PomPom) em prol de um movimento global que inspirou mudanças como a adoção de políticas de licença parental em empresas.

Em 2020, a Maria Farinha Filmes lançou “O Começo da Vida 2: Lá Fora”. Uma realização do mesmo grupo de organizações com o apoio  adicional da Fundação Grupo Boticário e da Fundación FEMSA, a obra investiga os impactos positivos da fundamental conexão com a natureza no desenvolvimento humano. O longa aborda como a conexão das crianças com o mundo natural  pode fazer parte da solução para os maiores desafios da humanidade contemporânea e da construção de uma vida de mais bem-estar e felicidade.

Artigos relacionados

Novidades