sexta-feira, dezembro 5, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoMcCann Truth Central revela “A Verdade sobre a Juventude”

McCann Truth Central revela “A Verdade sobre a Juventude”

Apesar de serem a geração mais digital da história, os jovens de hoje estão redescobrindo o valor do offline, do tradicionalismo e da busca por propósito individual. É o que revela a mais recente edição do estudo “A Verdade sobre a Juventude” (The Truth About Youth), conduzido pela McCann Truth Central, unidade de inteligência cultural do McCann Worldgroup.

Realizada em 2024, a pesquisa mapeia os comportamentos, desejos e contradições que definem a juventude contemporânea, com comparativos em relação às edições anteriores (2015, 2018 e 2019).

Um dos principais achados é o retorno de valores associados ao tradicionalismo, agora ressignificados sob o olhar de uma geração mais consciente. No Brasil, 92% dos jovens preferem relacionamentos monogâmicos, enquanto 91% têm orgulho de suas raízes culturais. Além disso, o lar se consolida como o novo refúgio: 82% dizem preferir relaxar em casa a sair.

Mas esse retorno às origens não significa ausência de ambição. Ao contrário: o estudo aponta uma forte busca por propósito individual, com 73% desejando ou já tendo o próprio negócio e 64% acreditando que terão múltiplas carreiras ao longo da vida. Para essa geração, sucesso está menos ligado a status e mais à construção de um caminho autêntico, alinhado a valores pessoais.

Outro movimento relevante é o cansaço das telas. Mesmo hiperconectados, os jovens estão buscando equilíbrio. 79% tentam desenvolver hobbies fora do digital, como leitura e atividades físicas, e 68% afirmam se sentir melhor representados em encontros presenciais do que nas redes sociais. A valorização do real, do tempo de qualidade e da presença física se torna um antídoto ao excesso de estímulos online.

“Existe uma ideia equivocada de que a juventude de hoje vive exclusivamente no digital. O que os dados mostram é justamente o contrário: essa geração está buscando equilíbrio, conexão real e propósito. Eles são hiperconectados, sim, mas também estão cada vez mais conscientes do impacto do excesso de estímulos e do valor do tempo longe das telas. Para as marcas, isso representa um convite à escuta profunda e à construção de narrativas mais autênticas, respeitando o ritmo, os valores e a complexidade dessa juventude que não quer seguir regras impostas, mas criar as suas próprias”, comenta Agatha Kim, CSO da WMcCANN.

O estudo “A Verdade sobre a Juventude” oferece um panorama essencial para marcas, líderes e instituições que buscam se conectar de maneira genuína com uma geração em transformação que, mesmo cercada de telas, está mais interessada em viver histórias reais.

Artigos relacionados

Novidades