A biofarmacêutica GSK convidou Ana Maria Braga para estrelar uma nova campanha, que vai ao ar nas redes sociais e tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), especialmente entre os idosos. Desenvolvida pela InPress, a ação propõe uma conversa acolhedora e informativa, misturando culinária afetiva e temas essenciais sobre saúde e prevenção, além de alertar sobre o aumento da circulação de vírus de transmissão respiratória durante o inverno e, principalmente, a contaminação cruzada entre avós e netos.1,2
A ação vai ao ar em um momento em que há um aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil. Segundo dados do Boletim Epidemiológico InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, foram 40.363 casos hospitalizados com vírus respiratório identificado no país, e, entre estes, 45% foram causados pelo VSR nas quatro semanas anteriores ao dia 25 de maio. Em relação aos óbitos por SRAG neste mesmo período, 14% foram causados pelo vírus.2,3
Na série de vídeos, a apresentadora abre as portas de sua cozinha para receber as convidadas Margarida Arcebispo, Avós da Razão e Mônica Bousquet para preparar receitas que atravessaram gerações, aquecendo e confortando filhos e netos nos dias mais frios. Enquanto cozinham, elas conversam sobre como cuidam da saúde para estar sempre perto da família, já que algumas doenças podem ter transmissão intradomiciliar. Idosos que convivem com crianças pequenas acometidas pelo VSR, por exemplo, têm até 22,6 vezes mais chances de contrair a infecção em casa.2,3
“Na GSK, temos o compromisso de promover a longevidade através da prevenção e a campanha reforça nosso papel em apoiar ações educativas que incentivam a vacinação e o cuidado integral com a saúde. Escolhemos um formato que mistura afeto e informação de qualidade, porque acreditamos que a prevenção começa com a sensibilização. Queremos estimular conversas nas famílias, especialmente entre gerações, para que mais pessoas conheçam os riscos do VSR e procurem um profissional de saúde para se protegerem”, comenta Rodrigo Favoni, Diretor da Unidade de Negócios de Vacinas da GSK Brasil.
“A escolha de Ana Maria Braga como protagonista foi estratégica, pois ela reúne credibilidade e conexão com várias gerações. Queríamos que a mensagem sobre a importância da prevenção ao VSR chegasse às pessoas de maneira espontânea, como um papo na cozinha de casa, e nosso desafio foi criar uma campanha que unisse informação relevante com uma abordagem leve, para engajar a família em torno desta causa tão importante, que é a prevenção ao VSR entre os idosos”, afirma Marcelo Cia, Diretor de Marketing de Influência da Agência The Buzz Now.
A campanha visa ampliar a conscientização sobre o VSR, que é um vírus conhecido da pediatria por causar bronquiolite em bebês, mas que ainda é pouco conhecido pela população adulta e representa um risco significativo para pessoas acima dos 60 anos, especialmente aqueles com condições crônicas, como diabetes, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma e Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC).1,4,5
Além de alertar sobre os riscos, a campanha busca estimular conversas sobre o tema, promovendo o acesso à informação e incentivando que mais pessoas procurem seus médicos para se informar sobre fatores de risco, sintomas e, principalmente, a prevenção através da vacinação.2,6
Referências
-
PREFEITURA DE SÃO PAULO. Doenças típicas de inverno. Disponível em: <Link>. Acesso em: MAIO/2025;
-
Moreira LP, Watanabe ASA, Camargo CN, Melchior TB, Granato C, Bellei N. Respiratory syncytial virus evaluation among asymptomatic and symptomatic subjects in a university hospital in Sao Paulo, Brazil, in the period of 2009-2013. Influenza Other Respir Viruses. 2018 May;12(3):326-330;
-
FIOCRUZ. INFOGRIPE. Monitoramento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) notificados no SIVEP-Gripe – SE-21. Disponível em: <Link>. Acesso em: MAIO/2025;
-
SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Vírus sincicial respiratório (VSR). Disponível em: <Link>. Acesso em: MAIO/2025;
-
CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Respiratory Syncytial Virus Infection (RSV). RSV in older Adults. Disponível em: <Link>. Acesso em: MAIO/2025;
-
SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Pneumologia. Guia de Imunização SBIm/SBPT (2024/2025). Disponível em: <Link>. Acesso em: MAIO/2025.
FICHA TÉCNICA:
GSK
Aprovadores Marketing: Rodrigo Favoni, Juliana Valeriano, Paulo Leite, Natália Lucki, Isabella Freire e Lucas Falero
Aprovadores Comunicação: Fabrício da Costa e Thiago Duarte
Aprovadores Área Médica: Lessandra Michelin
Aprovadores científicos: Lorena Ávila
Agência: InPress Porter Novelli
Anunciante: GSK Brasil
Produto: Disease Awareness Campaign – Vírus Sincicial Respiratório
Título: Cozinha & Fala
Diretora de Atendimento: Patrícia Odenbreit
Atendimento: Beatriz Goulart e Vanessa Serafim
Líder Multidisciplinar: Thiago Yaguti
Influência e Gestão de Talentos: Marcelo Cia, Aislan Frasão, Ana Pernambuco e Luana Tarano
PR: Camila Coimbra, Camila Curvelo e Thais Sant’Anna
Conteúdo e Criação: Mariana Luchesi, Mariana Moro, Douglas Teixeira e Breno Delgado
Produção Executiva: Vava Zamboni e Amanda Marques
