segunda-feira, novembro 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioVeículosMulheres tomam conta da Globo no Dia Internacional da Mulher

Mulheres tomam conta da Globo no Dia Internacional da Mulher

Uma programação totalmente ocupada por mulheres. A grade inteira, da manhã ao fim da noite, em todos os programas, mulheres estarão apresentando, comentando, participando, sendo pauta e conteúdo. Essa é a ação criada pela Globo para sábado, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Uma ideia inédita que materializa, através do próprio conteúdo da emissora, os espaços conquistados pelas mulheres na sociedade. O projeto mobilizou todas as áreas da emissora. Jornalismo, Esporte, Entretenimento e Responsabilidade Social trabalharam juntos para criar essa grade que terá, entre outros destaques, a bancada do Jornal Nacional ocupada por duas mulheres, Patricia Poeta e Sandra Annenberg, pela primeira vez nos mais de 45 anos do telejornal.

A ação começa já nos primeiros minutos de sábado, no Jornal da Globo, com uma coluna especial de Nelson Motta sobre cantoras. Durante o dia, Monalisa Perrone assumirá a apresentação do SPTV; Ana Luiza Guimarães, do RJTV; Isabela Scalabrini, do MGTV; e Flavia Alvarenga, do DFTV. À frente do Jornal Hoje estará a apresentadora Renata Capucci. Todos os telejornais terão ao menos uma matéria especial com o tema ‘Mulher’. A GloboNews seguirá a mesma linha, com Raquel Novaes, Heloisa Gomyde, Maria Schmidt, Leila Sterenberg e Mariana Godoy se revezando na apresentação.

No Globo Esporte, Cris Dias vai substituir Tiago Leifert e a programação esportiva mostrará matérias que valorizam as modalidades femininas.

O entretenimento não ficará de fora. O ‘Caldeirão do Huck’ terá quadros temáticos e Claudia Leitte como atração musical. O X1000, quadro das moedinhas, mostrará um grupo voluntário que recebe doações de cabelo para perucas de mulheres e crianças com câncer. 

Os ‘Momentos em Família’, que encerram os capítulos da novela ‘Em Família’,  vão valorizar o dia a dia corrido da mulher contemporânea, que se divide entre trabalho, casa, marido e filhos. Em seguida, o ‘Zorra Total’ trará um quadro especial, com todas as personagens femininas tomando café na casa de Mozinha (Mariana Santos) para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Depois de muita fofoca e discussão, elas serão surpreendidas pelos homens do programa com flores. O Big Brother Brasil está preparando uma surpresa.

O ‘Altas Horas’ também participará da homenagem, com Serginho Groisman levantando a discussão sobre agressão à mulher. A convidada é Maria da Penha, popular pela Lei que leva seu nome e que está em vigor desde 2006. “Eu sempre tenho a preocupação de debater estes temas. A Maria da Penha não pôde estar presente na gravação, mas conseguimos colocá-la via internet mostrando que a violência contra a mulher precisa parar”, explica Serginho.

Nos perfis da Globo nas mídias sociais nesse dia, também só fotos e posts de mulheres e vídeos com atrizes, jornalistas e apresentadoras!  

“A ideia nos pareceu perfeita. Não teria melhor jeito para uma marca como a Globo homenagear o Dia Internacional da Mulher senão usando seu próprio conteúdo para passar a mensagem, chamando as nossas mulheres para comandarem a programação.  Além de original, é coerente para a empresa”, conta Mariana Sá, diretora de Criação da Comunicação da Globo.

Além da grade especial, a Comunicação da Globo criou dois filmes destacando a ação que acontece no dia 8. O primeiro deles está sendo veiculado hoje, dia 7, com Malu Mader. No sábado, será Taís Araújo quem vai transmitir a mensagem de que o Dia Internacional da Mulher é “um dia como todos os dias poderiam ser”.

Com a iniciativa, a emissora pretende trazer à discussão o papel da mulher como agente de desenvolvimento, reconhecer seus direitos e abordar temas ainda críticos na sociedade, como a violência e a igualdade de oportunidades. Essas são algumas das áreas prioritárias da ONU Mulheres, agência das Nações Unidas especializada na garantia de seus direitos. “Envolver toda a programação da Globo no tema mulher é uma oportunidade para que os direitos femininos sejam abordados por diferentes perspectivas e colocados de forma que as conquistas sejam valorizadas e que os desafios existentes sejam apresentados a toda a população, para fortalecer a continuidade do processo de garantia dos direitos da mulher”, reforça Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo.

Artigos relacionados

Novidades