A Ilha Crossmídia, uma das principais produtoras audiovisuais para o mercado publicitário, dá mais um passo no seu novo posicionamento de mercado e construiu set de filmagens 100% sustentável para o principal filme publicitário da nova campanha do Banco do Brasil, “Colecione Momentos”, em parceria criativa com a agência Nacional Comunicação.
Para essa produção, que envolveu mais de 100 profissionais, a produtora implementou um conjunto robusto de práticas para reduzir os impactos ambientais, tanto na construção dos cenários como nos bastidores das gravações, como a instalação de filtros de água e a distribuição de copos de silicone para reduzir o consumo de copos descartáveis de uso único; disposição de lixos para o destino correto de diferentes materiais, como plástico, metal e orgânico; o uso de embalagens de acrílicos para os petiscos secos, como amendoim e biscoitos;redução de impressões e o uso de papel reciclável; entre outras ações que reduziram significativamente a quantidade de sacos de lixo descartados.
Com Monise Kristoschek à frente da área de Sustentabilidade, a Ilha Crossmídia intensificou a aplicação de protocolos internos de sustentabilidade no audiovisual, que inclui treinamentos, metas de redução de emissões, seleção consciente de fornecedores e relatórios de impacto para cada filmagem.
Para Monise, o modelo de produção que está desenvolvendo se compromete com o melhor aproveitamento dos materiais usados, o descarte correto e que impactem no futuro do planeta, de forma que os sets de gravações criados reflitam os valores que a empresa defende.
“Implementar práticas sustentáveis em nossas produções é mais do que uma escolha; é uma responsabilidade. Este projeto com o Banco do Brasil nos permitiu colocar em prática ações e iniciativas que já vínhamos aplicando e que respeitam ainda mais o Meio Ambiente”, explicou Monise Kristoschek.
Visão de futuro
A produtora já vem adotando uma série de medidas para minimizar a pegada ambiental em suas gravações, como otimização do planejamento logístico; redução de materiais impressos e uso de soluções digitais; eliminação de plásticos de uso único; gestão de resíduos e separação para reciclagem no local; e monitoramento da emissão de carbono e estratégias para compensação.
Palu Rossi, CEO da Ilha Crossmídia, complementa que a produtora, com 25 anos de mercado e diversos filmes publicitários no imaginário popular, sempre esteve comprometida com inovação, criatividade e excelência, o que estimula a empresa a continuar implementando as boas práticas em ESG.
“Já estávamos aplicando diversas iniciativas em nossas produções, porém, nesta produção em especial, acredito que atingimos uma maturidade no processo, pois planejamos cada detalhe com foco em intensificar a redução dos impactos ambientais, e os resultados mostram que é possível unir excelência criativa e responsabilidade ecológica. Nosso objetivo é fazer da sustentabilidade um padrão, não uma exceção”, afirma o executivo.
“Colecione Momentos”
Com direção de Pio Figueiroa, fotografia de Dhyana Mai e arte de Tiago Kalunvungo, a nova produção da Ilha, que teve sua estreia no último domingo (01/6), durante o intervalo comercial do Fantástico, da TV Globo, foi gravada em uma residência localizada em Ribeirão Preto, no Interior de São Paulo, cidade onde também estão localizados os estúdios da produtora
Embalado com uma nova versão da música “Paciência”, do cantor Lenine, interpretada por Thalma de Freitas, o filme mostra a relação afetiva de um avô com a neta que, por meio de uma brincadeira de criança, destaca o papel do cartão como viabilizador na realização de momentos importantes na vida dos brasileiros.
“O processo de trabalho com o elenco como este é sempre muito especial e cheio de cuidado, mas, desta vez, tivemos o desafio de construir o protagonismo real entre uma menina e o ator, até então desconhecido para ela. Com o apoio dos pais, criamos estratégias, com a ajuda de uma preparadora de elenco, para que a relação entre avô e neta surgisse de forma natural, como compartilharmos vídeos do ator com temas infantis, incentivamos momentos de convivência leve e brincadeiras fora do set. O vínculo entre eles nasceu de forma verdadeira e isso transparece no filme”, destaca a diretora de elenco, Rita Chichitoste, que trabalhou em conjunto com a produtora Marcia Godinho.
“Esse filme nasce da conexão com momentos reais das pessoas e foi construído com afeto, escuta e propósito. O resultado foi um filme genuinamente brasileiro e muito sensível, que traduz o nosso jeito de fazer produções audiovisuais”, explica o diretor de cena, Pio Figueiroa.
