segunda-feira, dezembro 8, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoFIAP 2025 anunciou os presidentes do júri

FIAP 2025 anunciou os presidentes do júri

João Daniel Tikhomiroff, presidente da Mixer Films, comandará a Categoria de Produção

O Festival Ibero-Americano de Criatividade (FIAP) anunciou os presidentes do júri que irão liderar a avaliação das melhores ideias publicitárias da região na edição de 2025. Com profissionais de reconhecimento global e carreiras sólidas nas áreas de inovação, criatividade, liderança estratégica e produção audiovisual, o festival confia a decisão nas mãos de especialistas que definirão quais campanhas representarão o novo padrão de excelência para a Ibero-América.

Os responsáveis por presidir as quatro disciplinas do FIAP 2025 são: Marta Gutiérrez (Formatos), José Rivera y Piérola (Inovação), André Pedroso (Anúncios) e João Daniel Tikhomiroff (Produção).

PERFIS QUE INSPIRAM
Cada presidente representa não apenas um olhar relevante da indústria em seu país, mas uma trajetória com impacto no cenário global.

Em Formatos, Marta Gutiérrez vai liderar a análise de estruturas narrativas, integrações e soluções criativas em múltiplas plataformas. CEO da Ogilvy Madrid, já comandou operações na Europa e América Latina, com passagens marcantes por agências como Shackleton e Burns. Seu olhar multidisciplinar e capacidade de gestão a consolidam como referência na evolução das marcas no ecossistema digital.

A categoria de Inovação ficará sob responsabilidade de José Rivera y Piérola, um ícone da criatividade peruana e um dos primeiros a colocar o Peru no pódio global com um Leão de Cannes, em 1999. À frente da Circus Grey, transformou a agência em uma potência regional e foi protagonista de conquistas como o Grand Prix de Cannes com Sightwalks e o Grand Effie Latam, firmando um legado com impacto social, cultural e comercial.

Na categoria Anúncios, o presidente será André Pedroso, CCO da MullenLowe Delta. Com experiência multinacional no Brasil, Colômbia e Equador, Pedroso é reconhecido por impulsionar ideias poderosas em mídia espontânea. Trabalhou com marcas como Unilever, Movistar, ABInBev, BBVA e McDonald’s. Seu comando levou a DM9DDB a ser eleita Agência do Ano em Cannes e, mais recentemente, fez da MullenLowe Delta a Agência do Ano no FIAP 2024.

Em Produção, o júri será liderado por João Daniel Tikhomiroff, um dos realizadores mais premiados da indústria global. Fundador da Mixer Films, já conquistou 41 Leões em Cannes e foi premiado em festivais de Londres, Tóquio e FIAP. Sua carreira transita entre publicidade e direção de conteúdo original para HBO, Netflix e Discovery. Esteve à frente de projetos como Besouro, O Negócio e Perfekta, além de já ter presidido júris em Cannes e outros festivais de prestígio internacional.

FIAP: UM REFERENCIAL REGIONAL COM OLHAR PARA O FUTURO
Com mais de 50 anos de história, o FIAP se consolida como o principal festival de criatividade da indústria hispânica e lusófona. Na edição de 2025, reafirma sua ambição de ser o epicentro da evolução criativa ibero-americana — reconhecendo ideias que transformam negócios, conectam com o público e redefinem os limites da comunicação comercial.

DATAS IMPORTANTES

·       Encerramento do Early Bird: 2 de junho

·       Encerramento das inscrições: 30 de junho

·       Anúncio dos vencedores e gala virtual: 2 de outubro (17h ET)

·       Gala presencial na Advertising Week LatAm: 5 de novembro, no Museu Papalote do Niño, Cidade do México

Com esses nomes à frente do júri, o FIAP 2025 garante um olhar crítico, especializado e atual sobre a criatividade da região — reafirmando seu compromisso com o talento ibero-americano e sua projeção internacional.

SOBRE JOÃO DANIEL TIKHOMIROFF

Cineasta, Presidente da Mixer Films – Começou na publicidade e, como diretor, ganhou 41 Leões (11 deles de ouro) no Festival de Criatividade de Cannes, tornando-se o segundo diretor mais premiado do mundo. Recebeu Ouro, Prata e Bronze em festivais internacionais como Londres, Nova York, San Sebastian, Lisboa, Tóquio, FIAP etc. Único diretor latino-americano selecionado entre os 32 melhores do mundo (The Commercial Book -D&AD British Yearbook). Recebeu prêmios nos principais festivais do Brasil, como Festival do Rio (Grand Prix, Ouro e Prata), Anuário de Criação do Clube de Criação de São Paulo (Ouro, Prata e Bronze), Prêmio Caboré (o mais premiado da história, ao lado de Washington Olivetto), dentre outros.
Dirigiu e/ou produziu mais de 50 séries nacionais/internacionais e documentários e 10 longas. Diretor Geral Artístico, Criador e Diretor da minissérie documental “30 Segundos” (HBO/Max), “3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central” (Netflix), “Abdelmassih: Do Milagre ao Crime” (Max), “Operação Fronteira Brasil” (Discovery/Max), Operação Transplante (Discovery/Max).
Criador, Diretor e Roteirista do filme “Besouro” (Disney/Buena Vista/Globo Filmes), com 10 nomeações na Academia Brasileira e vencedor de 3 estatuetas (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro), Estatueta de “Melhor Filme” no PAFF (Los Angeles), “Melhor Filme – Troféu “Campus Giuventù Awards” no Festival de Taormina, “Best Director” Reel World Award (Toronto), nomeado no Festival de Berlim em Panorama Special. Diretor do filme “Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood (Globo Filmes). Diretor Geral Artístico e Diretor da série infantojuvenil “Escola de Gênios”
(Globoplay/Gloob), vencedora de “Melhor Série do Ano” com o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, “Melhor Série Infantil” no Rio2C. Diretor do filme “Perfekta, uma Aventura da Escola de Gênios” (Globo Filmes), vencedor de “Melhor Filme Infantil” no Prêmio Rose d’Or Latinos 2025, em Miami. Produtor Executivo da série de animação “Sítio do Picapau Amarelo” (TV Globo/Cartoon0, da série “Vivi Viravento”, de Alê Abreu (Discovery Kids/TV Cultura), da série “Escola Pra Cachorro” (Cité-Amérique–Canadá/ Nickelodeon/TV Cultura) e da série “Julie e os Fantasmas” (Nickelodeon/Band) indicada ao Emmy Kids Awards (entre as 5 melhores do mundo) e vencedora do Prêmio APCA de “Melhor Série”, cujo formato foi adaptado
para o mercado americano como “Julie and the Phantoms”, como Original Netlix/USA e ganhador de 03 troféus Daytime Emmy Awards (EUA). Produtor da série “O Negócio” (Original HBO), vencedora do Prêmio de “Melhor Série de Ficção Ibero-Americana” no Prêmio ATVC Argentina, – 3 Telly Awards (EUA), sendo 1 Telly de Ouro na categoria Roteiro e 2 Tellys de Bronze nas categorias Direção e Cinematografia, e Prêmio APCA. Diretor Geral Artístico e Diretor da série “A Garota da Moto” (SBT/Fox) Produtor Executivo da série “Olhar Indiscreto” (Original Netflix). Diretor Geral Artísitico e Diretor da nova temporada da série “Mundo da Lua”, produzida pela Mixer Films para a TV Cultura, que será lançada em julho de 2025.

SOBRE MIXER FILMS:

A Mixer Films é uma das produtoras audiovisuais mais completas do país, atuando em vários gêneros. Dentre os muitos prêmios e nomeações nacionais e internacionais que recebeu destacamos: 05 GP do Cinema Brasileiro com os filmes “Besouro” e “Corações Sujos”, 02 Prêmios FIESP-SP de Cinema com “Confia em Mim”; o GP do Cinema Brasileiro como Melhor Série Brasileira de Ficção, com “Escola de Gênios” (Globoplay/Gloob);  o Rose d’Or Latinos de Melhor Filme Infantil, com “Perfekta, Uma Aventura da Escola de Gênios”; nomeada nos mais importantes Festivais como Emmy International Awards (4 vezes), Berlim (Berlinale), BFI London Festival, Sitges (Espanha), Miami entre outros. Além dos longas mencionados acima, produziu outros seis: ”Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood”, “Entre Abelhas”, ”Mato Sem Cachorro”, “Garota da Moto” e “Pronto, Falei”.

Produziu mais de 50 séries para TV e plataformas de streaming, como Netflix, HBO, Globo, SBT, Discovery, GNT, Multishow, etc.; sucessos internacionais como “O Negócio”(HBO), “Mothern”(GNT), “Escola de Gênios” (Globoplay/Gloob), “A Garota da Moto”(SBT/Fox), “Rio Heroes”(Fox Premium), “Águias da Cidade” (Discovery Channel), “O Escolhido”(Netflix), “Abdelmassih: Do Milagre ao Crime” (Max), “3 Toneladas: Assalto ao Banco Central” (Netflix), “Olhar Indiscreto” (Netflix), “30 Segundos” (HBO/Max), “Operação Fronteira Brasil” e “Operação Fronteira América do Sul” (Discovery/Max), o reality show original “Ilhados com a Sogra” (Netflix), “Operação Transplantes” (WBD), entre outros.

Neste momento, trabalha na produção do longa metragem MC Estrela, na pós-produção da série infantil “As meninas da Garagem Secreta” e no desenvolvimento das séries “Instinto” (Globoplay), “Biggs” (WBD) e “Crime S.A.” (Fremantle/Globoplay).

Artigos relacionados

Novidades