quarta-feira, março 26, 2025
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Estudo revela impacto da mídia OOH no Brasil

O setor de mídia Out of Home (OOH) desempenha um papel significativo na economia brasileira, movimentando bilhões de reais anualmente e sendo fundamental na geração de emprego, renda e inovação na propaganda brasileira. É o que aponta um estudo encomendado pela Associação Brasileira de Mídia Out of Home (“ABOOH”), pela Central de Outdoor e pela Federação Nacional da Publicidade Exterior (“Fenapex”)

Segundo o levantamento, os veículos exibidores de mídia OOH faturam aproximadamente R$5,5 bilhões, o que destaca a importância do segmento para a indústria publicitária e para a economia como um todo. A pesquisa realizada pela Tendências Consultoria, em parceria com as entidades, identificou que o setor é composto majoritariamente por empresas de médio porte, representando 51% do total, enquanto micro e pequenas empresas somam 40% e as grandes, com cerca de 9%.

Um fato relevante que se destacou foi o crescimento do meio nos últimos anos, que praticamente triplicou de tamanho e relevância, se tornando o terceiro meio mais planejado pelos anunciantes. Outro dado que corrobora com o crescimento é a penetração de 89% sobre o território nacional, um meio altamente consumido pela população.

A relevância do segmento foi apontada não apenas pela utilização e investimentos das marcas/anunciantes, mas pela geração e desdobramentos da economia no qual R$ 1 milhão geram R$ 835 milhões para o PIB, com R$ 298.891 em salários e R$ 77.701 na arrecadação tributária.

De acordo com Leandro Formigone, vice-presidente da Fenapex, o impacto econômico do setor não se restringe apenas às empresas exibidoras. “Ele se estende a fornecedores de insumos, agências de publicidade e prestadores de serviços diversos, como gráficas, fabricantes de LED, empresas de software e instaladores de painéis publicitários. É algo extremamente abrangente e mostra nossa força na economia brasileira”, conta o executivo.

De acordo com Conrado Kallas, Diretor Jurídico da ABOOH, Vice Presidente da Kallas e Sócio Fundador da AFK Advogados, o estudo mostrou a capilaridade que a mídia OOH possui, estando presente em cidades de diferentes tamanhos e que as indústrias que operam nesse segmento são compostas, em sua grande maioria, por pequenas e médias empresas e que atendem pequenos anunciantes. “Estou feliz e orgulhoso de acompanhar a publicação desta pesquisa não só pela união de esforços das associações que representam o setor, mas principalmente pelo fato de mesmo sendo um dos segmentos mais antigos que existem, trata-se do primeiro estudo realizado e que aponta a real relevância dele para a sociedade”, comemora.

Para Felipe Viante, Sócio Diretor da b.drops e Presidente da ABOOH, os números reforçam o caminho de consolidação do setor. “Em pouco mais de uma década, caminhamos a passos largos para a consolidação de um setor altamente estruturado e que contribui para o desenvolvimento econômico e urbano, tornando a experiência da publicidade fora de casa um meio de vida extremamente rentável para um elevado número de pessoas”, afirma.

Cenário

O apontamento ainda traz referência ao tipo de mídia OOH mais comum entre os respondentes da pesquisa, que é o de grandes formatos em áreas privadas, com 68% dos respondentes relatando que atuam com tal formato, e que também é apontado como um dos principais meio de impactar o público (59%). Para dois terços das empresas consultadas, a receita com grandes formatos em áreas privadas têm peso relevante no faturamento, com participação de 80% a 100%, mostrando como o Brasil é referência mundial quando se trata deste tipo de mídia.

Ainda com relação aos formatos, a pesquisa indica que os anúncios em estabelecimentos, como shopping centers, farmácias, restaurantes, supermercados e lojas, são aqueles que impactam o maior percentual de pessoas (72%). Em seguida, estão os anúncios em transportes (64%), no mobiliário urbano (63%) e em grandes formatos (59%).

Para Halisson Pontarolla, presidente da Central de Outdoor e CEO da Outdoor Mídia, os números reforçam o caminho de estruturação do setor. “Em pouco mais de uma década, o setor se tornou altamente qualificado e contribui de forma estratégica para o desenvolvimento econômico e urbano, além de tornar a experiência da publicidade nas ruas um meio de vida extremamente rentável para um elevado número de pessoas”, afirma.

Além disso, esse aumento na atividade do setor resulta na criação de novos empregos diretos e indiretos. A subclasse de instalação de painéis publicitários se destaca na geração de empregos, com um impacto estimado de 20 novos postos de trabalho para cada R$1 milhão investido. O crescimento do setor OOH impulsiona a demanda por diversos insumos e serviços, como transporte, energia elétrica e materiais gráficos, estimulando um efeito multiplicador que se propaga por toda a economia.

Outro aspecto relevante é a capilaridade do setor. A pesquisa indica que as empresas respondentes atuam em todos os estados brasileiros, com destaque para São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Rio de Janeiro. Felipe Viante, da ABOOH, a diversificação dos formatos de mídia OOH permite que empresas de diferentes segmentos anunciem seus produtos e serviços de maneira estratégica. “Potencializamos resultados e contribuímos para a dinamização de economias locais”, conta o executivo.

Os investimentos no setor continuam a crescer, impulsionados pela digitalização e pela adoção de novas tecnologias, que possibilitam maior segmentação e personalização das campanhas publicitárias. O OOH tem se consolidado como um meio essencial para a comunicação das marcas, ocupando 11,3% dos investimentos totais em publicidade no primeiro trimestre de 2024, de acordo com dados do CENP Meios.

A evolução do setor também favorece o aumento do consumo. Dados indicam que 68% das pessoas que visualizaram anúncios em OOH já compraram ou pesquisaram sobre um produto anunciado, evidenciando seu impacto direto no comportamento do consumidor.

A crescente demanda por espaços publicitários em mobiliário urbano, transporte público e estabelecimentos comerciais reforça a relevância do OOH como ferramenta de engajamento e construção de marca. Com a ampliação das tecnologias e a diversificação dos formatos, o setor OOH deve seguir em expansão, fortalecendo sua influência no mercado publicitário e gerando impactos econômicos positivos em diversos segmentos produtivos.

Diante desse cenário, políticas públicas e regulamentações adequadas podem potencializar ainda mais os benefícios econômicos do setor, fomentando novos investimentos e ampliando sua contribuição para o crescimento do país.

O estudo, que pode ser encontrado na íntegra no www.somosooh.com.br <https://www.somosooh.com.br> , reforça que o OOH não apenas movimenta um volume expressivo de recursos, mas também desempenha um papel estratégico no desenvolvimento econômico, impulsionando diversos setores correlatos e gerando empregos e renda para a população.

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