A Nissan Motor Co., Ltd. apresentou a sua mais recente tecnologia de condução autónoma (AD) na área de Mianto Mirai, em Yokohama, Japão. Pela primeira vez no país, um veículo de teste sem condutor movimentou-se numa via pública, num ambiente urbano complexo*1. A Nissan desenvolveu esta tecnologia proprietária para um serviço de mobilidade que planeia lançar no Japão.
Este é um passo importante para capacitar a mobilidade, resolvendo desafios nos serviços de transporte em comunidades locais, como a falta de condutores devido ao envelhecimento da população. Ao aproveitar a sua tecnologia, a Nissan irá fornecer uma vasta gama de novos serviços que permitem a liberdade de mobilidade.
A Nissan está a maximizar os seus esforços para estabelecer e verificar os níveis de segurança da tecnologia de condução autónoma adaptada a diferentes condições de tráfego em todo o mundo. Para isso, está a utilizar conhecimentos e tecnologias obtidos através de investigação no Japão, investigação em Silicon Valley levada a cabo pelo Centro de Tecnologia Avançada da Nissan, e participação no projeto evolvAD do Reino Unido.
Os veículos de teste mais recentes são baseados no Serena – a carrinha mais vendida no Japão – e incorporam 14 câmaras, nove radares e seis sensores LiDAR. Os sensores montados no tejadilho oferecem uma perceção significativamente aumentada, aproveitando a altura do Serena e permitindo uma identificação mais precisa do seu ambiente em comparação com veículos usados em testes anteriores. Além disso, o uso de IA melhorou o reconhecimento, a previsão comportamental e a capacidade de avaliação, bem como o controlo, proporcionando um funcionamento suave numa variedade de cenários complexos. Para garantir a máxima segurança na demonstração do veículo de teste, os engenheiros da Nissan verificaram um extenso número de cenários possíveis ao longo da rota de condução, adicionaram uma função de paragem imediata para emergências e introduziram redundâncias intencionais.
Desde o ano fiscal*2 de 2017, a Nissan tem vindo a demonstrar e testar tecnologia de condução autónoma. Atualmente, a Nissan está a planear testes de demonstração de serviços com aproximadamente 20 veículos a decorrer em Yokohama nos anos fiscais de 2025 a 2026 e está a construir uma estrutura operacional e um ecossistema de serviços com as partes interessadas. Aproveitando os resultados dos testes, no ano fiscal de 2027, a Nissan pretende fornecer serviços de mobilidade de condução autónoma, em colaboração com municípios e operadores de transporte, com monitorização remota.
Esta iniciativa será promovida em estreita cooperação com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão; o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo; outros ministérios governamentais e a Cidade de Yokohama. Os ministérios também promoverão iniciativas para criar novos serviços de mobilidade autónoma através do Comité de Aceleração da Mobilidade de Nível 4.
A Nissan continuará a avançar com a sua tecnologia enquanto estabelece serviços em Yokohama com base nos resultados de desenvolvimento e verificação tanto no Japão como no estrangeiro.
*1 Com base na investigação da Nissan. Os testes estão a ser realizados com sistemas de condução autónoma remota equivalentes ao Nível 2 de automação da SAE, em conformidade com as diretrizes do Japão para veículos equipados com estes sistemas. Os veículos são monitorizados remotamente, e um condutor remoto pode assumir o controlo e conduzir os veículos caso seja necessário.
*2 Os anos fiscais da Nissan Motor Co., Ltd. decorrem de 1 de abril a 31 de março.