sexta-feira, março 14, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoFestVideo reúne jurados para avaliar projetos inscritos

FestVideo reúne jurados para avaliar projetos inscritos

Um dos mais tradicionais prêmios publicitários do Brasil, o FestVideo – organizado pela Associação de Profissionais de Comunicação e Marketing (APCM) de Ribeirão Preto – comemora 35 anos. Seguindo cronograma já divulgado, o festival realiza neste final de semana, nos dias 15 e 16 de março, a fase seletiva dos projetos inscritos. O encontro, exclusivo aos jurados e coordenadores do prêmio, acontece no hotel Wyndham Garden (Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 856, no Jardim Botânico), das 9h às 18h.

A cada edição, o festival conta com jurados experientes e com carreiras sólidas no mercado publicitário e audiovisual nacional. Nesta edição, o processo de seleção será feito por Alexandre Ravagnani, Marília Ziotti, Felipe Valente, Claudio Cinelli e Francis Alan. Trata-se de um júri com avançada expertise e repertório qualificado.

O presidente executivo da APCM, Toni Valente, organizador do FestVideo, explica que a escolha do corpo de jurados considera alguns critérios, entre eles, residir na capital de São Paulo, possuir conhecimento na área de criação, redação, arte e não ter nenhum vínculo com as agências participantes. “Fazemos isso para preservarmos a isenção e imparcialidade do julgamento”, comenta.

Outro ponto importante que Valente destaca é que a 35ª edição conseguiu reunir avaliadores muito preparados, sendo a maioria sêniors. “Quando falamos de sêniors, estamos dizendo profissionais que atingiram o topo de suas carreiras. São diretores de executivo de produção ou inseridos em grandes campanhas. A maioria deles atua em grupos de comunicação”, completa.

A avaliação começa no sábado (15) e pode avançar até o domingo (16), se houver necessidade. “O conjunto da obra será mensurado, principalmente nos quesitos criatividade e qualidade”, destaca o organizador, esclarecendo que é importante que a produção seja original, desenvolvida especificamente para uma campanha.

Participam da premiação agências de publicidade e propaganda, produtoras de vídeo, anunciantes, faculdades e estudantes de comunicação, marketing e audiovisual. O shortlist com os finalistas será divulgado nas redes sociais da APCM na próxima terça-feira (18/3).

Mais inscritos

A edição de 2025 superou as inscrições da versão passada: cerca de 20% a mais do que em 2024. Além disso, outro fator de avanço apontado pela comissão organizadora é que, a cada ano, a qualidade dos trabalhos demonstra-se superior, o que na visão da instituição, acarretará um trabalho extra aos jurados. “Percebemos que o nível de qualidade e criatividade se superou em relação ao ano anterior. Isso revela que o mercado do audiovisual vem crescendo”, pontua Valente.

Sobre os jurados

Alexandre Ravaganani é diretor de criação com mais de 20 anos no mercado, liderando equipes multidisciplinares em grandes campanhas. Em 2015, foi jurado em Cannes, representando o Brasil na categoria Direct. É diretor executivo de criação da Oliver Brasil.

Marília Ziotti é publicitária e gerente de estratégica da Africa, uma das agências publicitárias mais relevantes do mundo. Possui anos de experiência em estratégia e storytelling, e já assinou campanhas para a Ambev, Vale e Pão de Açúcar.

Felipe Valente é sócio-criativo da Barulim, diretor de criação com mais de 20 anos de experiência e já planejou, criou e dirigiu projetos de conteúdo para Unilever, Natura e Coca-Cola.

Claudio Cinelli é diretor executivo da Brigitte Filmes e durante sua carreira, que inclui experiencia internacional, se envolveu em projetos para a Fiat, Volkswagen, Itaú e Rede Globo.

Francis Alan, com mais de 15 anos de carreira, é um diretor premiado. Atualmente está na AlmapBBDO e já produziu para marcas como O Boticário, CNN, Getty, McDonalds e a laureada campanha da Volkswagen para celebrar os 70 anos da empresa.

Artigos relacionados

Novidades