A cidade de São Paulo estará mais colorida durante a Copa do Mundo, com a obra de arte que será feita nos 600 metros de muro do Aeroporto de Congonhas, em homenagem às vitórias da seleção brasileira. Com o patrocínio da Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento Premium, o artista plástico Paulo Consentino pintará o espaço com figuras que representam jogadores em lances e cenas inesquecíveis dos mundiais de 58, 62, 70, 94 e 2002.
No ano em que o Brasil sedia os jogos da Copa do Mundo, Consentino, com o apoio da Suvinil, transformará o muro de Congonhas em uma imensa linha do tempo, que mostrará as principais cenas e os protagonistas da vitoriosa história da seleção brasileira no campeonato, acompanhando a evolução estética da imagem de transmissão televisiva dos jogos
A intervenção proposta pelo artista vai aliar 26 cores, entre elas a Curaçao Blue, tom do ano da marca Suvinil, com a tecnologia da tinta Suvinil Sempre Nova, que apresenta componentes que oferecem alta repelência à sujeira e durabilidade da cor, deixando as fachadas com a aparência de nova por muito mais tempo. Consentino também usará mais de 60 latas de Spray Multiuso Suvinil.
“De um lado, teremos o predomínio do preto e branco com matizes de griz, criando um tom retrô com imagens antigas, dos anos 50 e 60, representadas em linhas e traços característicos. Mais a frente, as primeiras imagens coloridas dos anos 70, quando o torcedor brasileiro passou a assistir os jogos através das televisões em cores. E, por fim, a evolução cromática e dos registros de movimento, mais característicos dos anos 90 e 2000, já com influência estética da internet, retratando momentos vitoriosos mais recentes”, explica Consentino.
“A Suvinil é uma marca essencialmente brasileira e tem grande satisfação em participar dessa ação. Iremos disponibilizar mais de 670 litros de Suvinil Sempre Nova, produto desenvolvido inteiramente no Brasil, com tecnologia inovadora, que deixa a aparência das fachadas sempre novas. Com a iniciativa, ajudaremos a cidade de São Paulo a se caracterizar para o mundial, com uma bela homenagem a craques, como Pelé, Ronaldo, Garrincha, Gilmar dos Santos Neves, Ronaldinho Gaúcho, Rivellino, Taffarel, Marcos e Cafú”, destaca Daniela Tavares, diretora de Marketing da Suvinil.
A ação deverá ser concluída em cinco meses e também conta com o apoio da Infraero . Sua fase inicial está em andamento em Santos (SP), cidade natal do artista, onde jovens de 12 a 17 anos, do Programa Juventudes, do Sesc Santos, participam de oficinas de arte e trabalham ao lado do artista na criação de imagens que ficarão expostas na Área de Convivência da unidade e servirão para iniciar a equipe que vai acompanhar o artista durante a empreitada.