O Grupo de Mídia de São Paulo divulga a atualização do relatório Mídia Dados Brasil. Ímpar na indústria da comunicação brasileira há 38 anos, seu modelo é utilizado atualmente por vários outros países. Se mantém como o principal canal de informações para a indústria brasileira da comunicação como um todo e considerado uma importante ferramenta de trabalho que ajuda a planejar e a realizar trabalhos precisos dos profissionais do mercado.
Em 2024, o Mídia Dados consolidou a sua atualização constante no formato nativo integralmente digital, adotado desde 2023. Assim, tem tido suas informações aprimoradas e constantemente atualizadas, fato que reforça o relatório em seu olhar amplo sobre o mercado, embasado em dados importantes, atualizados periodicamente com fontes fidedignas. É o panorama mais completo da evolução da mídia e de seus canais de contato com os consumidores do Brasil.
Desde o seu lançamento, em 1987, quando era um enorme livro impresso repleto de informações principalmente sobre consumidores e veículos de comunicação, o Mídia Dados guia decisões do mercado sobre consumo de mídia pela audiência, o desempenho de cada meio e as tendências que têm orientado o comportamento dos consumidores. Contém informações cruciais para que o mercado como um todo evolua e adquira mais conhecimentos que podem ser utilizados por profissionais de mídia e de planejamento de agências, anunciantes, veículos e plataformas de comunicação. Enfim, toda a indústria da comunicação do país.
“Cada vez mais robusto e com informações abrangentes, o Mídia Dados, que está em sua 38ª edição, disponibiliza, informações e reports periodicamente atualizados, cruciais para as atividades da indústria brasileira da comunicação”, afirma Fabio Freitas, presidente do Grupo de Mídia de São Paulo.
O compilado de informações que integra o Mídia Dados utiliza como fontes estudos e pesquisas – mais de 80 diferentes – das mais confiáveis do país. São empresas e instituições como, por exemplo, Kantar Ibope Media, Cenp, Comscore, IVC, Nielsen, BuzzMonitor, YouPix, IPC Marketing, Crowley Broadcast Analysis e Jovedata. Há dados quantitativos em gráficos e infográficos com tudo que é destaque em mídia no Brasil, inclusive os principais fornecedores de dados digitais.
As informações do Mídia Dados estão disponíveis em variados formatos para download pelos usuários, como Excell, PDF, PPT e outros. Tudo com acesso gratuito, o que é concedido pelo Grupo de Mídia de São Paulo justamente para que profissionais e empresas que precisam dos dados e não podem pagar por eles também possam trabalhar com tais informações. E ainda para aprimorar a atuação dos profissionais de mídia e do mercado da comunicação com a sua utilização.
Tais informações são inseridas no relatório por meio do envio pelos institutos de pesquisa e fornecedores fidedignos de dados no Brasil. Uma equipe interna do MD no Grupo de Mídia de São Paulo consolida as informações, com o formato do histórico do que tem sido disponibilizado há anos pela publicação, que agora, ao invés de serem publicadas em livro, vão para o site do MD. A atualização permite ainda que os usuários tenham um histórico dos principais dados de mídia, a fim de poderem ser estudados dentro de uma mesma base, mantendo tais informações como sendo de extrema relevância.
O Mídia Dados contém informações que até a pouco tempo não estavam disponíveis e sistematizadas, como, por exemplo, referentes à Diversidade e Inclusão, atualmente fundamentais para abrir qualquer conversa, com dados relacionados não só à sociedade brasileira como um todo, mas também relativos especificamente ao setor de publicidade e ao mercado da mídia. Há também informações do Censo de Diversidade das Agências brasileiras.
No compilado de informações também ganharam destaque temas que cada vez mais fazem parte do novo universo de mídia, como os games – inclusive com estudos sobre o perfil e o comportamento dos gamers – e os conteúdos veiculados em TVs conectadas – categoria que está entre as que mais cresceram em visitantes únicos no último ano.
Há ainda um Mapa do Consumo dos Latinos em Smart TVs, dados sobre tendências digitais, com destaque para Retail Media e o Report Brand Disruption. Também podem ser encontradas no Mídia Dados informações sobre Economia da Atenção e diversas informações referentes a Influenciadores. E ainda estão previstas, para 2025 diversas outras novidades no Mídia Dados, que serão incluídas ao relatório com frequência ao longo de todo o ano.
Ao acessar “o cenário da mídia atual” o leitor tem sumário com conteúdo de destaque e que vem tendo relevância na mídia.
O Mídia Dados é um relatório elaborado pelo Grupo de Mídia de São Paulo. Tem como diretora responsável Luciana Schwartz, consultora executiva do GMSP. Os responsáveis pelo conteúdo são Christiane Galo, Flávio Fernandes e Carolina Sannino. Dionísio Grocce é o gerente do projetos dentro do Grupo de Mídia. Já a área de tecnologia e plataformas digitais fica a cargo da BBI Soluções, Gabriel Queiroz e Cássio Soares. Por fim, respondem pela gestão de ad server a Eficaz, Caio Bellucci, Patrícia Lima e Roberto Alves.
Para muitos profissionais do mercado o Mídia Dados é considerado como uma verdadeira tese de doutorado ou mestrado sobre a indústria da comunicação do Brasil, por ser um retrato da história da mídia no país.