O BMW Group está apresentando seu próximo salto à frente no campo da tecnologia de acionamento elétrico – e no processo inaugurando uma nova era de direção totalmente elétrica.
No evento Tech Days em Landshut, a empresa forneceu alguns insights iniciais sobre o desenvolvimento e a produção de baterias de alta tensão e sistemas de acionamento elétrico usando a sexta geração da tecnologia BMW eDrive.
Todo veículo Neue Klasse totalmente elétrico aproveitará os benefícios. Com a nova tecnologia BMW eDrive de sexta geração (Gen6 para abreviar), o BMW Group está dando um salto quântico tecnológico.
As melhorias no lado do produto incluem uma velocidade de carregamento 30% mais rápida e um aumento de 30% no alcance, com certos modelos atingindo números ainda maiores. Além disso, o conceito de bateria de alta tensão Gen6 se beneficia da nova tecnologia de 800 V.
A Gen6 fará sua estreia este ano na Neue Klasse e, posteriormente, será usada para conduzir modelos em toda a gama de produtos totalmente elétricos do BMW Group.
O conceito para as baterias de alta tensão Gen6 é totalmente novo e encontrará aplicações em todos os segmentos de veículos – até os modelos de alto desempenho da BMW M GmbH.
Seu novo design, ainda mais fino, permite que a bateria de alta tensão seja integrada em uma variedade de modelos diferentes, independentemente da altura do veículo. A bateria de alta voltagem assume o papel de um componente estrutural nas carrocerias dos modelos Neue Klasse (“pack-to-open-body”), e as novas células cilíndricas serão integradas diretamente na bateria de alta voltagem (“cell-to-pack”).
A nova célula cilíndrica da BMW tem uma densidade de energia 20% maior do que sua antecessora, a célula de bateria prismática Gen5. E o carregamento em ambas as direções será possível: o BMW Group confirmou o carregamento bidirecional como padrão para o Gen6.