sábado, fevereiro 22, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioDança das cadeirasEcossistema Alura anuncia Juliano Tubino como novo CEO

Ecossistema Alura anuncia Juliano Tubino como novo CEO

Dois anos após o anúncio da fusão de duas das maiores referências de ensino tech do país, o ecossistema formado por Alura, FIAP e PM3 dá mais um passo estratégico ao anunciar Juliano Tubino, ex-RD Station e TOTVS, como novo CEO.

Com grande experiência no mercado de tecnologia, especialmente em negócios, liderança e em processos de crescimento de empresas, o executivo chega ao grupo em um momento de consolidação, olhando para aquisições, expansão e fortalecimento da governança.

Com passagens por players importantes do mercado, como Accenture, Microsoft e Amazon, Tubino também se destaca por sua atuação em projetos estratégicos, como a joint venture com a Techfin na TOTVS e a construção da Dimensão de Business Performance na RD Station. “Chego com entusiasmo e determinação para fortalecer tudo o que já foi construído e, ao mesmo tempo, buscar novas oportunidades para expandir nosso impacto. Meu compromisso é levar a ainda mais estudantes o melhor ensino tech da América Latina, impulsionando inovação, crescimento e transformação no setor”, completa Tubino.

Paulo Silveira agora é CVO

Com a chegada de Tubino, Paulo Silveira, fundador da Alura e até então CEO do ecossistema, assume o cargo de Chief Vision Officer (CVO). Nessa nova posição, ele se dedicará ao fortalecimento da cultura de educação em tecnologia que ajudou a construir, garantindo a continuidade da identidade e do propósito do negócio e seguirá influenciando nas decisões estratégicas que moldam o futuro da empresa. Além disso, Silveira reforçará ainda mais sua presença e das marcas do grupo junto à comunidade — incluindo colaboradores, investidores e estudantes.

“Iniciei a busca por um CEO para o ecossistema há pouco mais de um ano, com um processo criterioso para encontrar alguém que não apenas compartilhasse nossos valores, mas também trouxesse novas perspectivas e a senioridade que este momento exige. Estou muito otimista e entusiasmado com as movimentações em andamento”, conclui.

Silveira ainda explica que dois pilares foram fundamentais para a mudança. O primeiro, é a forte presença na comunidade. O segundo, é a visão sobre educação de forma contínua, profunda e processual ao longo da jornada. “Sempre acreditei no poder do compartilhamento de conhecimento por meio de eventos, blogs, podcasts e parcerias. Essas ações foram essenciais para o nosso crescimento e impacto no mercado. Além disso, essa mentalidade me permitiu enxergar oportunidades e antecipar movimentos, buscando sempre ampliar o impacto positivo na vida das pessoas. Estou feliz por voltar a focar nesses pilares que são a essência do nosso propósito”, acrescenta.

Plano de expansão e novos marcos

Entre os projetos de foco do novo CEO está a ampliação da bem sucedida Pós Tech <https://postech.fiap.com.br/> , primeira cocriação do ecossistema lançada em 2023, que traz um portfólio com 16 cursos de pós-graduação nas áreas de Desenvolvimento, Dados e Cibersegurança. No último ano, a Pós Tech registrou crescimento de mais de 190% em receita e 85% no número de alunos, somando mais de 10 mil estudantes matriculados.

Tubino assume a missão de liderar a expansão da FIAP, que ampliará a sua presença geográfica com a inauguração de uma unidade de flagships em Porto Alegre, prevista para o mês de março deste ano. Serão ofertados cursos de graduação híbrida e atendimento corporativo especializado, integrando treinamentos e interações com a Alura Para Empresas, focada em educação corporativa. O ecossistema ainda prevê a abertura de novas unidades da FIAP em Brasília, Campinas e São José dos Campos, fortalecendo o seu portfólio de graduação, pós-graduação e MBA em diferentes regiões do país.

Já na Alura, o executivo também terá um papel estratégico na expansão do portfólio, com novos formatos de aprendizagem. Entre as novidades, estão os “Cursos Imersivos”, lançado neste mês de fevereiro, a modalidade combina aprendizado prático com aulas ao vivo e 100% on-line, turmas reduzidas e conteúdos que proporcionam experiência personalizada e alinhada às exigências do mercado tech.

Crescimento em 2024

Com mais de três milhões de estudantes impactados, a Alura já deu provas do potencial do seu ecossistema e do fortalecimento da equipe. Em 2024, a empresa apresentou forte crescimento: somando mais de  2 mil colaboradores e atingindo faturamento acima de R$ 560 milhões. A projeção é dobrar essa receita nos próximos três anos, caminhando rumo ao seu primeiro bilhão, enquanto maximiza as sinergias da aquisição da FIAP e mantém um olhar estratégico para novas oportunidades de expansão.

A plataforma da Alura também vem crescendo a cada ano. São mais de 1,6 mil opções de cursos exclusivos, que somam cerca de 800 mil estudantes ativos e atendem desde o ensino básico até a especialização.

Ecossistema corporativo
Com o braço B2B, que abrange Alura, FIAP e PM3 Para Empresas, o ecossistema corporativo representa cerca de 50% da receita bruta da companhia. São mais de 5 mil empresas atendidas, incluindo gigantes como Banco Pan, Dasa, Suzano, Banco do Brasil e O Boticário. Dentre as demais unidades de negócio estão: Alura Latam, extensão da empresa para a América Latina; Alura Start, focada em educação básica para o Ensino Fundamental e Médio; Casa do Código, editora de livros de tecnologia e inovação; e o Hipster Network, hub de podcasts renomados como Like a Boss, IA Sob Controle e Dev Sem Fronteiras.

“Estamos confiantes com esse novo momento do ecossistema. Estamos comprometidos em manter a Alura como a marca de referência no ensino em tecnologia, alinhada a um futuro onde mais de 1 bilhão de desenvolvedores estarão moldando o mundo”, finaliza Tubino.

Sobre o ecossistema Alura, FIAP e PM3
A Alura <https://www.alura.com.br/>  é o maior ecossistema de aprendizado em tecnologia do Brasil. São mais de 1.500 cursos em sua plataforma de ensino e novos lançamentos todas as semanas, bem como profundidade e diversidade em suas formações com o objetivo de desenvolver carreiras em T – profissionais que buscam conhecimento para além da sua área de especialização. Com cerca de duas décadas no mercado, a escola impactou mais de 3 milhões de estudantes e 5 mil empresas.

Por meio da Discord, sua comunidade colaborativa e ativa que conta com mais de 126 mil pessoas e 3 mil novas chegadas todos os meses, promove aprendizados em Programação, Front-end, Data Science, Mobile, DevOps, UX & Design, Negócios, Marketing e muito mais.

O ecossistema Alura conta com uma gama de conteúdos, incluindo os notórios podcasts Hipsters Ponto Tech e Like a Boss, bem como as unidades de negócio Alura Para Empresas, focada em soluções de educação corporativa; Alura Latam, uma extensão da empresa para a América Latina; Casa do Código, editora de livros de tecnologia e inovação; e a escola de produtos digitais  PM3. Além da FIAP,  instituição referência em ensino superior de tecnologia, onde co-criaram a Pós Tech, oferecendo pós-graduações únicas, 100% digitais, hands-on e assíncronas nas áreas de Dev, Cibersegurança e Dados.

Artigos relacionados

Novidades