O IBOPE Repucom divulgou a nova edição do Mapa do Patrocínio de uniformes de futebol no Brasil em 2024. O estudo que tem como objetivo mapear os patrocinadores de uniforme dos clubes da Série A, organizando-os por propriedade (local de aplica-ção da marca) e respectivo setor de mercado, fornecendo uma visão ampla e detalhada sobre o mercado de patrocínio nas camisas da elite do futebol nacional.
Desde o início da temporada até o término do Campeonato Brasileiro de 2024, os 20 clubes da Série A estamparam 132 patrocinadores diferentes em seus uniformes, um aumento de 13% em relação a 2023, quando havia 117 marcas. Esse aumento no volume de patrocinadores pode ser explicado pelo acréscimo relevante de contratos pontuais, que passaram de sete em 2023 para 25 contratos em 2024, uma evolução de 257%.
A taxa de permanência das marcas patrocinadoras na Série A foi de 52%. Ou seja, cinco em cada 10 marcas que patrocinaram em 2023 permaneceram como patrocinadoras em 2024, seja em acordos regulares, pontuais ou como fornecedores de material esportivo.
Danilo Amâncio, coordenador de marketing do IBOPE REPUCOM, destaca: “O mercado de patrocínio é altamente dinâmico, com cerca de 50% das marcas mantendo-se como patrocinadoras por mais de um ano. Essa rotatividade de novos entrantes é geralmente impulsionada por setores aquecidos ou categorias em expansão. Nesse contexto, o mapeamento das marcas atuantes no investimento em patrocínios na elite do futebol identifica tendências e revela oportunidades comerciais que podem, inclusive, subsidiar prospecções por outras modalidades esportivas.
TOP 5 SEGMENTOS
Os setores mais presentes nos uniformes dos clubes da Série A em 2024 foram: Financeiro, líder pelo segundo ano consecutivo, com 20 marcas; Casas de Apostas, com 15 marcas; Serviços de Saúde, com 13 marcas; Alimentação, com 11 marcas e “Imobiliário, construção e acabamento” com 7 marcas. Juntos, esses setores representam 55% de todas as marcas patrocinadoras de 2024.
As categorias que formam o Setor Financeiro (bancos, financeiras, corretoras, consórcios, seguradoras, cartões e métodos de pagamentos etc.) registraram um aumento de 25% no volume de marcas frente a 2023 passando de 16 para 20 marcas. Destaque para a categoria de Consórcios, res-ponsável pelo maior crescimento de marcas patrocinadoras no período, em contraste com a categoria de Corretoras de Criptomoedas que, por sua vez, obteve a maior queda no volume de con-tratos.
O setor de Apostas se destacou, mantendo presença em 18 clubes com 15 marcas diferentes, uma evolução de 25% em relação a 2023, quando havia 12 marcas. Este setor dominou pelo terceiro ano consecutivo a presença no patrocínio máster, o espaço mais nobre do uniforme, encerrando a tempo-rada com 14 patrocínios de 11 marcas diferentes nessa propriedade. Além disso, o setor ganhou uma posição em 2024, tornando-se o segundo no volume de marcas únicas.
O setor de Serviços de Saúde, que desde o auge da pandemia na temporada 2021 vem marcando presença entre os três segmentos com mais marcas patrocinadoras, em 2024 contou com 13 marcas nos uniformes das equipes da Série A, volume 7% menor que em 2023.
O setor de Alimentação apresentou evolução 57% com 11 marcas em 2024 contra apenas sete na temporada 2023. Destaque para as marcas Hellmann’s e Perdigão, presentes em contratos de patrocínios pontuais ao Cruzeiro para a partida final da Copa Sul-americana de 2024.
O setor “Imobiliário, construção e acabamento” vem perdendo espaço desde 2022 e registrou o menor volume de patrocínios na temporada. O segmento somou apenas 7 acordos em 2024, volume 36% menor que na temporada anterior (11). O auge do setor foi na temporada 2020, durante da pandemia, quando foram registradas 30 marcas.
Gabriella Giamundo, gerente de desenvolvimento de negócios do IBOPE Repucom, acrescenta que: “sob a perspectiva dos fãs e consumidores, o momento para as marcas patrocinadoras é de alta favorabilidade, com alto reconhecimento e intenção de compra de marcas patrocinadoras. Segundo dados da pesquisa Sponsorlink do IBOPE Repucom, 76% dos brasileiros conectados concordam que os patrocínios são essenciais para o sucesso do esporte profissional, e 63% afirmam que comprariam produtos de marcas que patrocinam seus atletas ou times preferidos.”
Descubra esta e outras informações em detalhes fazendo o download gratuito do material completo em: https://www.iboperepucom.com/br/noticias/mapa-do-patrocinio-de-uniforme-de-futebol-no-brasil-em-2024/
Fonte: Mapa do Patrocínio do Futebol no Brasil em 2024
Levantamento divulgado anualmente pelo IBOPE Repucom com o objetivo de acompanhar o desen-volvimento e movimentos do setor de patrocínio de camisas das 20 equipes presentes na edição cor-rente da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol. O Insper Sport Business é apoiador deste pro-jeto.