quarta-feira, janeiro 15, 2025
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesNestlé relança Chocolate Surpresa com novidades

Nestlé relança Chocolate Surpresa com novidades

Sucesso nas décadas de 1980 e 1990, o icônico Chocolate Surpresa está de volta, agora, atualizado para os novos tempos com cards colecionáveis em versão virtual. Junto com o lançamento, a Nestlé traz uma novidade: o jogo inédito “Mundo Surpresa” na plataforma Roblox. Desenvolvido em parceria com a Rogue Unit, o jogo acontece em uma fazenda e aborda o processo de produção de cacau sustentável. O relançamento busca alcançar Millennials e a Geração Z, ao resgatar a nostalgia do produto, ao mesmo tempo em que reforça mensagens de sustentabilidade e inovação.

O retorno do Chocolate Surpresa é uma resposta a milhares de consumidores da Nestlé, que, ao longo do tempo, pediram por sua volta. A novidade passa a fazer parte do portfólio fixo da marca e estará disponível nos supermercados de todo o Brasil a partir de janeiro. Produzido com cacau sustentável proveniente do Nestlé Cocoa Plan (NCP) – maior programa de sustentabilidade da cacauicultura brasileira -, o Surpresa reforça o compromisso da companhia com práticas responsáveis.

O chocolate chega em três versões de embalagens ilustradas com animais emblemáticos da Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Cerrado – a onça-pintada, o tucano e o lobo-guará -, além de 15 estampas exclusivas nos tabletes. Os tradicionais cards físicos do produto ganham um toque de tecnologia com um QR Code nas embalagens que oferece acesso a uma experiência virtual, onde os consumidores podem visualizar as três espécies da fauna em realidade aumentada.

O projeto de retomada das vendas do Surpresa, que envolve desde a receita do produto, que traz toda a cremosidade do chocolate Nestlé, desenvolvimento de moldes, embalagem e a experiência no Roblox, levou dois anos. “Surpresa marcou uma geração com seu sabor único e uma experiência memorável de 1980 até os anos 2000. Sabíamos da responsabilidade que tínhamos ao trazê-lo de volta. Por isso, trabalhamos para resgatar a memória afetiva do seu público fiel, mas também para trazer inovação e interatividade para as novas gerações, levando uma mensagem tão importante como a necessidade da preservação ambiental e os benefícios da agricultura regenerativa”, conta Tatianna Perri, Diretora de Marketing de Chocolates.

O Mundo Surpresa

A criação do jogo pela Rogue Unit combina elementos de simulação e aventura através de quatro pilares principais: “plantar e cultivar”, que reforça conceitos da agricultura regenerativa; “preservar a natureza”, com práticas sustentáveis; “colecionar itens e animais companions”, que representam a fauna brasileira; e “aprender e educar”, que ensina sobre preservação ambiental e manejo agroflorestal.

Todo o design de “Mundo Surpresa” foi inspirado em visitas realizadas por desenvolvedores a uma fazenda real, integrante do Nestlé Cocoa Plan (NCP), no Espírito Santo. Essa abordagem garantiu autenticidade na adaptação de práticas agrícolas reais para o ambiente digital.

O jogo permite que os jogadores enfrentem o desafio de desenvolver uma fazenda de cacau, aplicando práticas de agricultura regenerativa. Ao longo do jogo, as pessoas acumulam pontos para conquistar cards colecionáveis, que trazem informações sobre os três animais símbolos do Surpresa e o bioma ao qual pertencem. A onça-pintada, o tucano e o lobo-guará também farão parte do game. Eles ganham forma de companions do jogador, ou seja, possuem papéis interativos ao acompanhar e ajudar os jogadores para conquistar os objetivos. Além disso, mini-jogos e desafios proporcionam uma dinâmica rica, incentivando o aprendizado sobre práticas sustentáveis de forma descontraída. Esse é o único jogo que aborda sustentabilidade em uma fazenda brasileira de cacau na plataforma Roblox.

“Para este projeto, visitamos a fazenda São Luiz, em Linhares, Espírito Santo. A visita foi essencial para mergulharmos no universo do cultivo sustentável de cacau e garantir que o jogo transmitisse a realidade desse processo de forma lúdica. Desenvolvemos uma experiência completa que não apenas diverte os jogadores, mas também educa, conectando o público com a importância da sustentabilidade e da biodiversidade brasileira. A colaboração com a Nestlé reflete o nosso compromisso em unir inovação e propósito, mostrando como o universo dos jogos pode ser uma poderosa ferramenta de conscientização”, explica Vítor Haueisen, Diretor de Tecnologia da Rogue Unit.

A experiência é 100% gratuita e todo o progresso no jogo é baseado no desempenho do jogador, sem custos externos. O desbloqueio de novas funcionalidades, como melhorias para ferramentas, é feito exclusivamente por meio da moeda virtual do jogo, conquistada ao completar missões, vender itens produzidos na fazenda, realizar ações sustentáveis e cumprir objetivos.

“Desenvolver um jogo trazendo um tema tão relevante como o cultivo sustentável do cacau é uma oportunidade incrível de unir inovação e propósito. Com o ‘Mundo Surpresa’, criamos uma experiência imersiva que permite aos jogadores vivenciarem, de forma divertida, os desafios e as práticas do cultivo sustentável, enquanto aprendem mais sobre essa cultura tão rica e importante para o Brasil. Ao mesmo tempo, relançar um produto icônico como o Chocolate Surpresa, agora com cacau sustentável adquirido por meio do Nestlé Cocoa Plan, reforça nosso compromisso com práticas responsáveis e com a sensibilização para temas urgentes como a preservação ambiental”, destaca Bárbara Sapunar, Diretora Executiva de Transformação Digital e ESG.

Artigos relacionados

Novidades