A Equipe Nissan de Fórmula E está com tudo pronto para a segunda rodada da temporada 2024/25 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E neste fim de semana, no E-Prix da Cidade do México.
Depois da prova de abertura em São Paulo, quando a escuderia brigou na frente do pelotão com Oliver Rowland e Norman Nato, demonstrando uma excelente velocidade durante todo o fim de semana, a dupla estará de volta à pista no país dos apaixonados pelo automobilismo esportivo.
Tendo estreado na Temporada 2, o E-Prix do México já tem presença confirmada no calendário da Fórmula E, cuja prova tem sido realizada todos os anos no Autódromo Hermanos Rodriguez, com exceção de 2021. O circuito apresenta um desafio excepcional para todos os envolvidos, localizado a 2.250 metros acima do nível do mar – o mais alto que sediará uma corrida da Fórmula E na temporada 2024/2025.
A pista – que é uma das mais visitadas na história da Fórmula E – oferece uma experiência única, com um setor eletrizante que parece tragar os carros em meio às arquibancadas lotadas de fãs, enquanto os pilotos são desafiados nas traiçoeiras Curvas 13 a 18, antes de serem lançados na longa reta de largada e chegada.
A Nissan tem uma rica história no México, mercado onde atua há mais de 60 anos. Foi neste país que a empresa instalou sua primeira planta de produção fora do Japão, em 1966. Mais de 14 milhões de veículos foram produzidos no México, além de mais de 15 milhões de motores, destinados tanto ao mercado local como para exportação. A empresa vendeu mais de 240.000 carros no país em 2023, atingindo 17,7% de participação de mercado, mais do que qualquer outra marca.
A emoção começa na pista na sexta-feira, às 20h (horário de Brasília). As sessões de qualificação começam às 12h40 no sábado, seguidas da corrida, às 17h.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E: ”A equipe está ansiosa e pronta para estar de volta à pista depois da corrida no Brasil. O México é um grande mercado para a Nissan – quatro dos top 10 carros mais vendidos é um modelo Nissan. A marca é a campeã de vendas no país há 16 anos, então é muito bacana correr aqui! A nova tração integral será muito interessante neste circuito e estamos confiantes que podemos ter um forte fim de semana depois do desempenho e o excelente ritmo que demonstramos nos testes de pré-temporada e principalmente em São Paulo. Para nós, é um orgulho sermos a equipe favorita entre os fãs da Fórmula E no México. Estamos prontos para dar o nosso melhor, fazer um grande show e levar alguns belos pontos pra casa”.
Oliver Rowland, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: ”Não vejo a hora de estar na pista na Cidade do México depois da pausa, eu conheço bem este circuito e estou confiante que podemos ter um bom desempenho aqui. Demonstramos um ritmo promissor em São Paulo e agora nosso foco é não cometer nenhum erro e converter nosso potencial em uma forte pontuação. Nosso objetivo será chegar à configuração certa nos treinos, o que vai nos permitir uma boa qualificação para estar na frente no grid de largada. A gestão da energia costuma ser um desafio nesta pista, mas fizemos melhorias significativas nesta área durante a pausa de fim de ano, por isso estou bem animado para o fim de semana”.
Norman Nato, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: ”Adoro correr no México, então estou ansioso por este fim de semana. As pessoas são incríveis e a Equipe Nissan de Fórmula E é a escuderia queridinha entre os fãs mexicanos, fazendo desta corrida uma experiência especial e que nos deixa ainda mais ávidos para entregar uma grande corrida. Depois do Brasil, foi importante fazer uma recarga mental e física, mas também trabalhamos bastante na fábrica para garantir nosso início de 2025 com o pé direito. Estamos prontos para dar a largada e desta vez queremos transformar nossa performance em um forte resultado”.
Sérgio Sette Câmara, piloto reserva e de simulador da Equipe Nissan de Fórmula E: ”O México é sempre uma das provas mais aguardadas da temporada, com uma atmosfera bastante convidativa na cidade e uma plateia que faz um barulho incrível. A própria pista já nos deixa empolgados, com muitas curvas longas e rápidas, incluindo a famosa Peraltada no fim da volta. Com os novos carros GEN3 Evo com tração integral, vai ser fantástico ver o pessoal saindo da última curva em velocidade máxima rumo à reta dos boxes! A altitude também será um desafio. Será diferente das outras categorias porque a Fórmula E não depende da admissão de ar, mas a equipe vai precisar garantir a configuração certa para enfrentar o menor arrasto e sustentação negativa. A pista normalmente proporciona bastante aceleração e emoção para os fãs no autódromo e em casa, então eu estou bem animado para este fim de semana”.