A Central de Outdoor da Bahia realizou na sede da Viamídia Publicidade, localizada no Jardim Apipema, a grande final do concurso Outdoor Universitário. Os estudantes de publicidade e propaganda, Murilo Queiroz e Alessa Teles, da Universidade Católica do Salvador (UCSal), foram os grandes campeões. Já as vice-campeãs foram Lavinia Oliveira e Leticia Telles, estudantes de Publicidade e Propaganda da UNIFACS.
No concurso, a dupla campeã saiu como grande vencedora por conta do tema “Adoção de Animais”. Na peça, os alunos utilizaram como personagem o caramelo, raça de cachorro bastante popular no país. Como apoio, utilizaram “Adote um caramelo e adoce a vida” como frase, incentivando a adoção.
Para Murilo, o concurso serviu como uma espécie de reinvenção. “A comunicação é muito vasta, ampla, e lidar com o universo do outdoor foi muito importante para mim, servindo até como uma espécie de redescoberta. Já Alessa ressalta a alegria de vencer o concurso. “Já estou apaixonada por esse mundo, que conheci na sala de aula. E me testar nessa competição serviu demais para mostrar onde podemos chegar”.
No caso de Lavinia e Leticia, elas venceram a primeira etapa, com a temática “Doação de Sangue”, e celebraram. “Estou muito feliz e orgulhosa de mim, por conseguir disputar em alto nível com futuros profissionais de várias outras universidades”, comemora Leticia. Já Lavinia ressalta que o Outdoor Universitário foi uma grande escola. “Foi fundamental para me aperfeiçoar no photoshop. Por isso, serviu como uma fase de amadurecimento. Agradeço muito meus professores pelo apoio nesse período”.
Na abertura da grande final, o presidente da Central de Outdoor Seccional Bahia, Vinícius Linhares, ressaltou que a edição 2024 do Outdoor Universitário foi o grande ponto de celebração dos 47 anos da instituição. Em sua fala, confirmou a edição de 2025. “Uma honra pra central realizar essa premiação, retomar o prêmio após um período difícil de pandemia. E dá pra dizer que voltamos mais forte do que nunca, pois o nível foi alto e conseguimos revelar grandes profissionais”.
O vice-presidente da Central de Outdoor Bahia, Rafael Linhares, também celebrou. “Muitos estudantes e profissionais reclamavam que não tinha ações como essa aqui na nossa cidade. Além disso, o mercado reclamava da falta de criativos. Isso sempre me incomodou. Por esse motivo, nos mobilizamos para fazer esse concurso e retomar o papel da central, de ser cada vez mais um elo entre as empresas e os profissionais.
Ao todo, nove participantes, formados por uma pessoa, duplas, trios ou grupos, se classificaram para a final após vencer pelo menos uma das etapas, se classificando de forma automática para a grande final da competição após 13 etapas. Na competição, os estudantes tiveram como desafio produzir peças de outdoor com temas predefinidos pela organização do projeto. Assuntos como 2 de Julho (Independência da Bahia), festas juninas, gentileza, violência contra a mulher, preservação do meio ambiente e Dia do Professor foram abordados.
Para Luciana Aquino, professora de publicidade e propaganda da UNIFTC Salvador, a vivência e experiência universitária são fundamentais, mas não podem ficar apenas na sala de aula. E eventos como o Outdoor Universitário servem como aproximação e ampliação das expectativas dos estudantes. “Por isso afirmo que esse fomento é de grande importância, pois mantém os alunos completamente envolvidos com o mercado”.
“Trata-se de uma demonstração de união entre o mercado e as universidades. E isso fica refletido na evolução desses alunos. Na minha época tinham muitos prêmios, e isso dá um gás e incentivo enorme para esses estudantes seguirem em frente”, reforça Pablo Caldas, professor de publicidade e propaganda da UNIFACS.
Ronilson Lobo, professor de publicidade e propaganda da UCSAL, parabenizou a central pelo concurso. “O aspecto mais importante é que esses alunos produziram e tiveram seus produtos veiculados. Cada vencedor de etapa contou com peças nas ruas. E a gente sabe bem como isso gera impacto e incentivo para os alunos”.
Todas as peças foram, desde a primeira etapa até a final, foram avaliadas por representantes da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP-BA), Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), Clube de Criação da Bahia (CCBA), Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (SINAPRO-BAHIA) e Grupo de Mídia da Bahia (GMBA). A Morya foi uma agência apoiadora e parceira do projeto.
Os campeões foram premiados com um notebook, certificado, troféu e um estágio em agência. Já as segundas colocadas tiveram em mãos um certificado de participação e um troféu.
Finalistas
· Agência Experimental Cactus (UNIRUY);
· Luiza Hardmann e Maria Chagas (UNIFACS);
· Thiago Peters (UCSAL);
· Manuella Heloísa, Maria Nicolly, Marcus Vagner, Kayllane Brenner e Vinicius Guerra (UNIME);
· Mariana Lima (UNIFAT);
· Lais Reis (UNIFTC);
· Aline Miranda, Emanueli Campos e Juliane Falcão (UNIFAT).