A AngloGold Ashanti acaba de ser premiada na 50ª edição do Prêmio Aberje 2024, nas categorias nacionais de “Público Interno”, com o mix de veículos Nossa Voz; e “Comunicadores do Ano”, concedido ao vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da empresa, Othon de Villefort Maia.
A iniciativa, promovida pela Associação Brasileira de ComuDefinir imagem destacadanicação Empresarial (Aberje), reconhece empresas, instituições, mídias e profissionais que se destacam na comunicação corporativa, unindo criatividade, recursos e estratégias para impulsionar os negócios e promover impacto positivo na sociedade. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta segunda-feira (2), no Espaço B32, em São Paulo (SP).
Categoria Público Interno
A AngloGold Ashanti foi vencedora na categoria “Público Interno” com o mix de veículos Nossa VOz, lançado em abril de 2024, mesmo ano em que a empresa completou 190 anos de operações no Brasil. Após diversas pesquisas, a equipe de Comunicação chegou na proposta multicanal “Nossa VOz”, um sistema de comunicação totalmente renovado e alinhado ao momento de transformação da empresa. O objetivo foi atender às preferências dos públicos internos, promovendo uma comunicação mais inclusiva, simples, empática e que gerasse mais engajamento.
“Estamos muito orgulhosos do projeto desenvolvido para os veículos de comunicação interna. O prêmio, assim como os retornos positivos dos empregados, são um reconhecimento importante, que mostra que estamos fazendo um trabalho de excelência e de acordo com o nosso propósito”, comemora a gerente de Comunicação da AngloGold Ashanti, Cristiane Gouvêa.
A estratégia do Nossa VOz envolveu uma análise aprofundada do cenário interno e das práticas de mercado, seguida de um processo de benchmarking e definição de uma masterbrand para unificar os canais de comunicação. O mix incluiu a reformulação da newsletter, intranet, TV corporativa, jornal mural, comunicados internos e a criação de um giro de notícias pelo WhatsApp, o Nossa VOz no Zap.
“O Nossa VOz no Zap já é um grande destaque do canal de comunicação da empresa. As novidades da semana são contadas em um vídeo pela Ágata, um avatar criado com ferramentas de inteligência artificial, inspirado nas mulheres da empresa e que é sucesso entre o público interno. Além disso, eventos como o Encontro AGA LATAM e campanhas de lançamento reforçaram a transparência e a proximidade da liderança com os empregados”, explica Cristiane.
Categoria Comunicadores do Ano
O Prêmio “Comunicadores do Ano 2024” é um reconhecimento concedido a 10 profissionais que se destacaram no exercício de suas funções. “É uma honra estar nesse seleto grupo de altíssimo nível. Parabéns ao time da AngloGold Ashanti pois o mérito é de todos”, celebra Othon Maia, que também foi vencedor em 2017.
Prêmio Aberje
Desde que foi criado em 1967, o Prêmio Aberje acompanha as mudanças do setor e busca promover melhores práticas de comunicação em todo o Brasil. Ao longo de mais de 50 anos, foram premiados mais de 3 mil projetos e mil mídias diferentes.