O Brasil, um dos maiores produtores de alimentos do mundo, enfrenta um desafio recorrente: o desperdício em diversas etapas da cadeia produtiva, desde a comercialização até o consumo final. De acordo com o movimento social Pacto Contra a Fome, o país desperdiça 55 milhões de toneladas de alimentos por ano. Em resposta a essa questão, a Iris Worldwide, agência global de inovação criativa, idealizou uma campanha inovadora com o tema de maior rendimento dos alimentos para a Unilever Food Solutions que está sendo comunicada nos meios digitais e, que terá seu grande momento refletido numa experiência offline.
Criado e produzido pela Iris Worldwide, a CASA ZERO é a ativação central de toda essa campanha. O evento é uma grande experiência presencial que ocorrerá em São Paulo, nos dias 2 e 3 de dezembro, com o objetivo de destacar o compromisso da marca Unilever Food Solutions em reduzir o desperdício de alimentos por meio da educação gastronômica para operadores que desejam ter maior desempenho dos ingredientes em seus restaurantes e como resultado uma melhor eficiência.
A Casa Zero é um evento para convidados, aberto e gratuito aos que se cadastrarem a participar, onde a Unilever contará ainda com a participação de chefs renomados, como: Chef Dario Costa, vencedor em 2020 do reality “Mestre do Sabor”, Lucas Corazza, Confeiteiro, Cozinheiro, e Apresentador do programa Que Seja Doce no GNT, Edson Leite, fundador da Gastronomia Periférica, Heaven Delhaye, Chef de cozinha, apresentadora de televisão brasileira e fundadora de 4 restaurantes no eixo RJ_SP, entre outros grandes nomes. Operadores de restaurantes e influenciadores do setor também estarão presentes como convidados da ação.
“Buscamos com esta ação, trazer uma maior conscientização sobre a utilização total dos alimentos dentro do ambiente gastronômico profissional. Com a “Casa Zero”, estamos concretizando os esforços de uma grande campanha de comunicação que também tem o propósito de trazer esta discussão para o food service”, ADRIANA VICHINO, DIRETORA DE MARKETING LATAM.
Além das palestras com convidados na da Unilever Food Solutions, a “Casa Zero” promoverá talks com personalidades do universo de restaurantes e workshops sobre a redução do desperdício de alimentos, com sessões práticas sobre o reaproveitamento de alimentos e técnicas únicas para evitar perdas em cozinhas profissionais. “Temos bastante orgulho de todas as iniciativas de educação que criamos, e levamos para o food service em todo o Brasil, e as empresas nesse setor têm entendido cada vez mais a importância da conscientização dos profissionais gastronômicos sobre como aproveitar ao máximo o potencial do alimento reduzindo o desperdício gastronômico e melhorando a eficiência nos seus restaurantes. Esses serão os temas centrais da nossa “Casa Zero”, afirma ADRIANA VICHINO, DIRETORA DE MARKETING LATAM.
A Iris Worldwide é a agência de criatividade da Unilever Food Solutions desde 2023, cuidando da comunicação e evolução da marca nos meios digitais. Neste ano, a agência trouxe a ideia de uma experiencia offline imersiva para a campanha de low waste no Brasil, com o nome de CASA ZERO que agora torna-se um nome proprietário de Unilever Food Solutions.
“O impacto esperado com essa iniciativa é a conscientização dos operadores e chefs de todo o Brasil sobre a importância da gestão eficiente dos alimentos e a “Casa Zero” é um símbolo desta ativação. A Iris Worldwide é uma agência de Participação e está sempre focada em construir projetos que sejam importantes para seus clientes e que também sejam relevantes na construção de um futuro mais sustentável”, comenta Fabiana Jadão, Managing Director da Iris Worldwide São Paulo.
“Estamos orgulhosos em entregar algo tão especial para a Unilever Food Solutions, uma marca na qual temos uma parceria e confiança mútua”, finaliza Fabiana.