A Creditas, plataforma de serviços financeiros, anuncia seu rebranding completo a partir do dia 02 de dezembro. As mudanças trazem novo logo, identidade visual, posicionamento e uma campanha 360º que, além de realizar uma comunicação mais próxima dos produtos de crédito com garantia com os consumidores, chega em um momento de crescimento sustentável do negócio.
Fundada em 2012, a Creditas nasceu com a indignação de seu fundador, Sergio Furio, que questionava o motivo do crédito no Brasil ser o mais caro do mundo. A partir dessa inquietação, a companhia usou a tecnologia para criar produtos de crédito com garantia com escala, utilizando os três principais ativos dos brasileiros: a casa, o carro e o salário, oferecendo alternativas mais acessíveis e saudáveis para uma população com dificuldades em obter crédito de qualidade. Com portfólio total de mais de R$6 bilhões, a Creditas é a maior do segmento na América Latina.
O processo de construção do novo propósito e posicionamento da empresa retoma o DNA empreendedor do início, unindo o combate ao conformismo e a vontade de mudar a maneira como as coisas são feitas. A partir disso, a fintech vem inovando em soluções para garantir a sustentabilidade na construção do futuro – da empresa e do mercado de crédito.
Entre 2019 e 2021, a Creditas passou por um período de crescimento acelerado, alcançando o status de unicórnio e expandindo sua atuação tanto no mercado nacional quanto no México. Em 2022 e 2023, ingressou em outra fase do negócio, em busca do equilíbrio operacional, marco alcançado em dezembro de 2023 com o anúncio breakeven. Com o atual portfólio focado em crédito com garantia, seguros e investimentos, em 2024, a empresa combina o crescimento com sustentabilidade financeira, com o principal objetivo de continuar contribuindo para mercados financeiros acessíveis e justos. Para os próximos cinco anos, a Creditas estima um crescimento anual entre 30 e 35%.
Para a Diretora de Marketing Estratégico da Creditas, Ana Whittaker, a mudança é um marco importante na trajetória da empresa. “Nosso rebranding reflete o novo momento de retomada de aceleração de crescimento e será uma importante alavanca neste sentido. Ao mesmo tempo que resgata a essência da empresa, que com sua atitude inconformista inovou nos mercados de crédito e seguros, olha para o futuro e reflete o compromisso contínuo da Creditas com a construção de um mercado financeiro mais inclusivo e justo”, afirma a executiva.
A Creditas apostou também em uma mudança visual significativa para marcar esta nova fase. O rebranding, que vai além de um novo logo, foi realizado pelo time de marketing e criação da Creditas, em parceria com o estúdio de design Rebu. “Revisitamos toda a plataforma de marca para reforçar nossa conexão emocional com os clientes, oferecendo soluções que acompanham cada momento de suas vidas de forma mais simples e acessível”, destaca Lucas Madeira, Gerente de Estratégia de Marca da Creditas.
“Repensamos desde o propósito e tom de voz até as cores, fontes e fotos, sempre com o objetivo de trazer mais personalidade para a marca, tornando-a mais contemporânea. Com a nova marca colocamos o consumidor no centro e mostramos que os nossos produtos estão em diferentes momentos da vida das pessoas”, destaca Madeira.
O posicionamento, traduzido no conceito “Creditas, a garantia do seu próximo passo”, sintetiza o papel que a companhia tem em ser parceira dos clientes em diferentes momentos da vida financeira, seja por meio de produtos de crédito saudável, como o empréstimo com garantia de imóvel, veículo ou salário, seja para auxiliar os clientes no aprimoramento de suas finanças pessoais, com a educação financeira.
Novo logo
Desenvolvido pela agência Euphoria Creative, a campanha tem como destaque três filmes principais. O primeiro deles explora o conceito central da transformação da marca Creditas, fortemente alinhado ao novo momento da empresa. Intitulado “Inconformado”, apresenta o posicionamento institucional da marca e seu propósito de transformar o mercado de crédito brasileiro.
Os outros dois filmes destacam os principais produtos da Creditas: o empréstimo com garantia de veículo (auto equity), denominado “Bateria”, e o empréstimo com garantia de imóvel (home equity), intitulado “Britadeira”. Ambos os filmes indicam que, mesmo em um cenário caótico de desafios financeiros, os clientes da Creditas estão tranquilos e conseguem dormir em paz. Por meio dos produtos de crédito com garantia, que possuem taxas mais acessíveis, a campanha mostra que é possível não apenas quitar dívidas, mas também fazer novas realizações.
“Para criar a campanha, partimos de uma verdade cultural muito simples e que todo mundo sabe: as pessoas perdem o sono quando estão endividadas ou com qualquer preocupação financeira. Por isso trouxemos o olhar positivo desse insight: com a Creditas as pessoas não vão mais perder o sono, vão dormir como nunca. E a partir daí contamos algumas histórias de um jeito divertido e icônico.” afirma Marcelo Rizério, Co-fundador e CCO da Euphoria Creative.
Ficha Técnica
Creditas:
Diretora de Marketing Estratégico: Ana Whittaker
Gerente de Estratégia de Marca e Redes Sociais: Lucas Madeira
Redes Sociais e Marketing: Dannilo Lins, Silmara Simioni, Gabriel Moura, Joana Braga e Giulia Andreoti
Gerente Criativo: Pedro Baptista
Coordenadores de Criação: Pedro Gutierres, Rodrigo Cerutti, Roberta Carvalho
Criação: Arthur Rodrigues, Natalia Cardoso, Willy Nielsen, Hector D’Epiro, Ana Costa, Leandro Pereira, Wesley Hernandes, Rayssa Marques.
Gerente de Projetos: Lorena Nogueira
Agência Criativa: Euphoria Creative
Criação: Marcelo Rizério, Rafael Guth, Alana Marques e May Schwab
Estratégia: Caio Del Manto, César Villas Bôas, Julia Lupinacci e Katlyn Teixeira
Atendimento: Andressa Fukunaga, Amanda Teixeira, Cícero Liberato e Wellington Faustino
Data Insights: Tiago Santos
Produção: Cris Almeida e Larissa Gonzaga
Produtora de Imagem: Crème Company
Direção: Manimou
Produção Executiva: Fernando Carvalho
Head de Produção: Juliana Sigolo
Coordenação de Produção: Fernanda Hlataki
Assistente de Coordenação: Giovana Ferrari
Atendimento: Stella Shinyashiki
Direção de Fotografia: (Riva) Roberto da Silva Ribeiro Junior
1ª AD: Bruno Romboli
2ª AD: Marcelo Piccinini Selingardi
1o Assistente de Câmera: Alessandro Valesi
2o Assistente de Câmera: Alfredo Luiz Dias Baptista Desio
Logger: Felipe Puerta Coin Ribeiro
Video Assist: Felipe Maciel Delgado
Diretor de Produção: Eduardo Fernandes Ramos
Produtora: Raquel Rodrigues Conde
Direção de Arte: (Ph) Pedro Henrique Alves de Menezes
Produtor de Objetos: Miriam Zaruhi Avedissian
Produtor de Elenco: Rapha Barcalla
Produtor de Locação: Felipe Sá
Make: Mayara Cristina Barboza Rove
Figurinista: Caroline Bonfantti Donato
Coordenação de Pós Produção: Ricardo Quintela
Finalização: Ruffos Post
Montador: Rodolpho Ponzio, AMC
Color Grading: Cora Post
Pós Produção: Warriors VFX
Produtora de Áudio: LOUD+
Estúdio de Design: Rebu
Diretor Criativo de Design: Pedro Mattos
Diretor Criativo de Estratégia: Fernando Andreazi
Diretora de Projetos e Operações: Cacau Chaves
Líder de Design: Thiago Siqueira
Coordenador de Design: Regys Lima
Motion Design: Guilherme Paulino
Coordenadora de Estratégia: Gi Marques