sexta-feira, novembro 29, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesDeBrito coloca pessoas vivendo com HIV como protagonistas

DeBrito coloca pessoas vivendo com HIV como protagonistas

As pessoas estão no centro da campanha publicitária de prevenção ao HIV/Aids veiculada a partir desta quinta-feira (28/11) em todo o país. Criada pela agência DeBrito, a campanha integra a agenda do Ministério da Saúde (MS) para 1.º de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade para a prevenção, o tratamento e a redução do estigma em torno do HIV e da Aids.

“Coloque as pessoas em primeiro lugar.” Essa foi a recomendação da Conferência Internacional sobre Aids, realizada no mês de julho na Alemanha, ao preconizar que as políticas públicas devem dar protagonismo às pessoas, e não apenas à doença. A nova abordagem pretende ser uma resposta global ao HIV e à Aids, e visa garantir que as vozes de quem vive com HIV e Aids sejam ouvidas e respeitadas, e que o acesso a tratamentos essenciais seja um direito universal.

A linha criativa proposta pela DeBrito foi resultado de uma imersão em todo esse universo. Ela buscou colocar as pessoas que vivem com HIV e Aids como centro da mensagem e a qualidade de vida como um ponto-chave do tratamento. A compreensão do desafio de comunicação e a percepção da realidade em torno do tema inspiraram o conceito: “HIV. É sobre viver, conviver e respeitar. Teste e trate. Previna-se”.

 

Trata-se de um conceito assertivo, que promove uma visão positiva e inclusiva sobre o HIV e a Aids, ao destacar ser possível viver e conviver sem preconceitos. Para além de uma narrativa, o conceito apresentado é um convite às pessoas a se informarem, adotarem a prevenção e cuidarem da saúde, porque hoje o HIV não limita as relações nem a vida cotidiana. Nessa perspectiva, a campanha mostra que, com o acesso ao teste, tratamento adequado e prevenção, é possível construir uma sociedade mais informada, empática e livre de estigmas.

Para conectar-se com os diferentes públicos, a campanha utiliza um tom inclusivo e acessível, e, para tanto, uma linguagem direta e empática, evitando expressões violentas ou discriminatórias. Além disso, as principais peças foram produzidas com personagens e histórias reais, de forma a humanizar a campanha e valorizar a diversidade das experiências de quem vive com HIV. O criativo também atentou para uma abordagem simples e educativa, ao tratar da importância da adesão ao tratamento, da regularidade na testagem e dos benefícios do tratamento antirretroviral, assim como dos dados sobre indetectabilidade e o seu impacto positivo na saúde.

Para dar leveza às mensagens e gerar uma identificação imediata com os públicos, o filme traz influenciadores e influenciadoras que criam conteúdos para podcasts de grande audiência: Preto Positivo ─ Emer Conatus e Raul Nunnes ─, Hellena Malditta, Thais Renovatto e o youtuber Diego Krausz. No decorrer do filme, eles respondem a dúvidas e dão dicas sobre prevenção e tratamento do HIV, com uma pegada mais descontraída e uma linguagem muito presente nos ambientes da plataforma TikTok e outras redes sociais.

Assim como na realidade, os influenciadores e as influenciadoras utilizam telas variadas para dialogar com o público e passar as mensagens da campanha. Cada um empresta seu carisma e credibilidade para explicar, por exemplo, que HIV e Aids não são a mesma coisa; que é possível viver bem com a Aids, mas não com o preconceito; e que não se pega Aids em contato com o ar ou objetos.

O conjunto de peças e mensagens da campanha visa impactar as pessoas que vivem com HIV ou Aids (PVHA), jovens e adultos de 18 a 29 anos, especialmente das populações em situação de maior vulnerabilidade para o HIV, profissionais de saúde e da educação (gestão, agentes de saúde, estudantes e formadores e formadoras de opinião), além da sociedade em geral.

Para alcançar todos eles, a estratégia de mídia foi segmentada nos meios de internet e mídia exterior, os quais têm penetração e afinidade com todos esses públicos. Além de gerar impacto e frequência, a agência quer dar importância, nesta campanha, à aproximação com o público, fortalecendo os costumes e rotinas locais.

Em todo o país, serão utilizados portais/editorias de entretenimento em grandes portais do segmento, além de outros portais de formadores de opinião, como Alma Preta e Agência Aids. Já nas redes sociais, a campanha estará na Meta, TikTok e Kwai, além de outras redes de conteúdo audiovisual, como Netflix e Spotify.

Em termos regionais, a campanha será veiculada nas principais salas de cinema de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Bahia (BA), Distrito Federal (DF), Santa Catarina (SC) e Amazonas (AM).

Para tornar ainda mais robusta a segmentação da campanha, haverá uma ação de comunicação especial nos dois maiores aplicativos de relacionamento do país: o Grindr, maior App de relacionamentos para gays e trans do Brasil, e no Tinder, que tem 1,1 milhão de usuários ativos por mês e 400.000 usuários ativos diariamente.

No dia 1º de dezembro, usuários e usuárias que acessarem o Grindr verão, primeiramente, um banner com uma mensagem especial, cuidadosamente desenvolvida para ser “decodificada” por quem já utiliza emojis para se comunicar de maneira sutil. O objetivo é criar uma conexão autêntica, capturando a atenção e promovendo uma conscientização relevante e engajadora. Já no Tinder, teremos no mesmo dia um banner para promover a conscientização de usuários e usuárias com uma mensagem que reduza o estigma e destaque a possibilidade de uma vida plena com o HIV.

Ficha Técnica Filme

Agência: DeBrito Brasil

Cliente: Ministério da Saúde

Produto: Utilidade Pública

Campanha: Campanha do dia mundial de luta contra a aids 2024

Diretor executivo: Marcuce Luz

Diretor de criação: Pablo Seabra

Criação: Adan Augusto, Nilton Barbosa e Pedro Pessoa

Diretora de contas: Vanessa Monteiro

Planejamento: Cynthia Rocha

Digital: Cynthia Rocha e Vanderlan Dias

Mídia: Soraia Duarte, Thiago Ribeiro, Wislley Boa Ventura e Beatriz Vilanova

Produção/RTV: Rodrigo Cavalcante, Joelma Rosa e Fernando Silva

Produtora de Filme: Biruta Filmes Produção Executiva: Fred Farah – Fernanda Carpinelli

Direção: Tiago Soban

Direção de Fotografia: Alberto La Salvia

Diretor de Arte: Luciana Nunes

Atendimento: Milene Traldi

Produtora de Áudio: Muzak Estúdio Áudio Visual

Direção Musical: Esdras dos Anjos

Atendimento: Simone Sbardellini

Gerenciamento de Projeto: Bruno Soares

Direção de Voz: Bruno Soares

Trilha: Esdras dos Anjos

Sound Design: Anderson Barros

Aprovação cliente: Myrian Pereira, Heloisa Rodrigues, Rodrigo Bauer, Poliana de Oliveira, Juliana Vieira e Nathalia Gardini.

Artigos relacionados

Novidades