A DeBrito Brasil acaba de completar 30 anos de atuação no mercado publicitário brasileiro. Com uma história de resiliência e conquistas, a agência ficou entre as 10 finalistas, na categoria social, da 46.ª edição do Prêmio Profissionais do Ano (2024), da TV Globo, um dos mais cobiçados prêmios da publicidade no país. O reconhecimento foi para a campanha de multivacinação criada para o Ministério da Saúde, no ano passado, e cujos protagonistas foram a apresentadora Xuxa Meneghel e o Zé Gotinha, dois ícones do povo brasileiro.
Ainda para este ano, uma nova premiação é aguardada já que a DeBrito está entre os seis finalistas do Festival Iberoamericano de Promociones y Eventos (FIP), a ser realizado no mês de dezembro, em Buenos Aires, capital da Argentina. A premiação reconhece as melhores ações na área do marketing e é destinada às agências e profissionais de toda a América Latina.
Na premiação do FIP, a DeBrito concorre com a ação #EmpreenderConecta, desenvolvida para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cujo foco é o marketing de influência. Trata-se de uma ação inovadora para o cliente, pois diferente das campanhas e ativações tradicionais, a #EmpreenderConecta é baseada em uma abordagem always on, que enxerga os influenciadores como embaixadores da marca, e não somente como propagadores de conteúdos.
Criada em 1994, em São Paulo, pelos irmãos publicitários Geraldo e Cesar de Brito, a agência cresceu a cada ano e hoje está presente, também, em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ). Ao longo desses anos, a agência se tornou respeitada e reconhecida pela sua eficiência na gestão das marcas dos seus clientes e pela sua capacidade de criar e desenvolver cases em branding, design, marketing digital, advertising, social media, live marketing, entre outros serviços publicitários com foco em tecnologias inovadoras.
Ao lembrar a trajetória da empresa, Geraldo destaca que, desde o seu primeiro dia de funcionamento, a agência sempre esteve e continua atenta aos novos hábitos de vida e de consumo da população e às transformações que impactam a nossa sociedade, em especial, o jeito de ser e de viver do povo brasileiro.
A DeBrito chega à maturidade em um novo patamar, diante de uma carteira de clientes mais robusta, com órgãos do governo federal e autarquias, prefeituras e entidades da sociedade civil, além de atender clientes de vários segmentos do setor privado, entre eles a Taiff (grupo Ikesaki), líder em secadores de cabelo no país e que há 30 anos tem a DeBrito como agência.
A percepção de Geraldo é que nesses 30 anos “a DeBrito cresceu e se fortaleceu para enfrentar o futuro que tem pela frente, e que já se apresenta muito desafiador”. Com a segurança de quem está há três décadas em um mercado complexo, ele garante que a agência está preparada e motivada com o que vê pela frente. “Acreditamos que nos próximos anos as adversidades serão ainda maiores, exigindo uma permanente capacidade de inovar. Por isso, estamos sempre nos atualizando para enfrentarmos os próximos 30 anos, e, claro, para fortalecer e consolidar ainda mais a nossa marca DeBrito Brasil”, afirma.
O aniversário da agência também é celebrado pelo publicitário Marcuce Luz, diretor da DeBrito em Brasília. Ele considera que a abertura da filial, em 2004, também ocorreu em um momento auspicioso para o mercado, em função do aumento dos investimentos públicos, sobretudo do governo federal, naquele momento. “Nossa filial na capital do país já nasceu saudável e conseguiu superar todas as mudanças de cenário, especialmente o período trágico da pandemia”, disse ele. No seu entendimento, “a DeBrito, hoje, desponta como uma das principais agências do mercado, e tudo isso é fruto de bons relacionamentos, criatividade e de muita entrega de qualidade para seus clientes públicos e privados”.
De acordo com Marcuce, mesmo diante dos desafios conjunturais, a agência ampliou seus investimentos na formação de uma equipe de profissionais altamente qualificados e reforçou a sua infraestrutura em novas tecnologias. “Estamos certos de que somos uma agência com valores inestimáveis, de gente competente e muito feliz com o que faz. E isso conta muito para todos nós, sobretudo neste momento, em que nos sentimos prontos para dizer: que venham os próximos 30 anos”.