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61% dos brasileiros acima de 18 anos consomem cerveja

Um levantamento realizado pela Brazil Panels, empresa de pesquisa de mercado e marketing full service, em parceria com a Agência Conexão Vasques, revelou dados significativos sobre os hábitos de consumo de cerveja no Brasil. O estudo mostra que 61% dos brasileiros consomem cerveja.

Entre os 1.715 respondentes de todas as regiões do país, 3,5% bebem diariamente, com uma concentração maior nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Além disso, 13,1% consomem de duas a três vezes por semana, enquanto 16,15% bebem uma vez por semana. O estudo também aponta que 8,9% dos consumidores apreciam a bebida de uma a três vezes por mês, e 19,4% consome cerveja raramente.

“A diversidade nos hábitos de consumo, variando do diário ao ocasional, assim como as diferenças sociodemográficas observadas, oferecem dados valiosos sobre o comportamento dos consumidores brasileiros em relação à cerveja”, ressalta Claudio Vasques, CEO da Brasil Panels e Conexão Vasques.

As marcas de cerveja mais consumidas regularmente no Brasil incluem Brahma (43,1%), Heineken (40,6%), Skol (36,6%), Amstel (33,2%) e Budweiser (28,8%). Em seguida, aparecem Antarctica (27,6%), Itaipava (26,5%), Stella Artois (18%), Petra (16,7%), Original (16,4%) e outras marcas* (30%).

No recorte por faixa etária, a Heineken é a cerveja mais consumida entre os jovens de 18 a 24 anos (68,8%) e de 25 a 34 anos (61,1%). Já a Brahma se destaca entre todas as outras faixas etárias: 44% dos consumidores entre 35 e 44 anos, 42,6% entre 45 e 54 anos, 44% entre 55 e 64 anos e 34,5% acima de 65 anos.

Segundo a pesquisa, as classes A e B consomem mais Heineken, a classe C bebe mais Brahma e as classes D e E optam por Brahma e Skol. Regionalmente, o Nordeste e o Centro-Oeste lideram o consumo de Heineken, com 49,7% e 41%, respectivamente, enquanto o Norte consome mais Skol (51,2%), o Sudeste, Brahma (48,1%), e o Sul, Amstel (37,2%).

Ao questionar os consumidores sobre suas marcas de cerveja preferidas, ficou evidente que a preferida pode não ser a mesma mais consumida diariamente. As marcas favoritas incluem Heineken (16,7%), Brahma (16,2%), Skol (14,2%), Antarctica (7,4%), Budweiser (7,4%), Amstel (6,6%), Itaipava (5,4%), Original (3,5%), Stella Artois (3,2%) e Crystal (2,1%). No entanto, ao analisar os dados por região, foram observadas variações significativas.

As três marcas que se destacam em todas as regiões do país são Heineken, Brahma e Skol. “A recorrência indica uma forte aceitação nacional, refletindo a popularidade dessas marcas entre os consumidores brasileiros, independentemente das diferenças regionais. Os resultados revelam as nuances das preferências regionais, e confirmam a forte presença de marcas tradicionais e consolidadas no paladar dos brasileiros”, explica Vasques.

O estudo revelou que o sabor é o fator mais relevante na escolha de uma marca de cerveja, mencionado por 61,6% dos entrevistados. Outros aspectos importantes incluem preço (17,1%),  qualidade premium (11,1%), tradição da marca (7%), disponibilidade (2,5%) e outros motivos (0,8%).

No recorte social, os principais fatores de escolha para a classe A são o sabor (48,6%) e a qualidade premium (27,9%), seguidos pelo preço (17,6%) e a tradição da marca (4,4%). Para a classe B, o sabor (62,8%) e o preço (16,4%) são os mais relevantes, assim como na classe C, onde 63,9% consideram o sabor como prioridade, seguido pelo preço (15,3%). Nas classes D/E, os fatores mais importantes também são sabor (58,8%) e preço (22,7%).

“Com uma cultura de consumo que abrange desde as cervejas mais leves, apreciadas em ocasiões sociais e de lazer, até as artesanais, que proporcionam experiências únicas ao paladar, o gosto é o fator central na decisão de compra. Assim, o sabor se destaca em todos os segmentos de classe social, especialmente em um mercado que valoriza a diversidade de estilos e sabores”, finaliza Vasques.

A pesquisa foi realizada entre 10 e 20 de setembro de 2024, com uma amostra de 1.1715 respondentes residentes no Brasil, com idades acima de 18 anos. A amostra é nacionalmente representativa, com cotas de idade, gênero e local de residência distribuídas pelas regiões da seguinte forma: Sudeste – 54,6%, Sul – 19,9%, Centro-Oeste – 6,6%, Nordeste – 14,9%, Norte – 6%.

*Outras marcas englobam Eisenbahn, Spaten, Kaiser, Corona, Devassa, Crystal, Schin, Bavaria, Polar, Lokal, Proibida, Beck`s, Caracu, Baden Baden, Colonia, Glacial, Colorado, Cerpa, Cacildis e Tijuca, que tiveram menor número de votos na pesquisa nacional.

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