O Estadão, representante oficial do Lions Festivals, comunica que o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions lançou sua 72ª edição, que acontecerá de 16 a 20 de junho de 2025 em Cannes, França. O Festival anunciou que dobrará o investimento para fornecer passes gratuitos no valor de 2 milhões de euros para talentos sub-representados e comunidades desfavorecidas através do seu passe de Equidade, Representação e Acessibilidade (ERA), que retorna para o segundo ano.
Frank Starling, Chief DEI Officer do LIONS, afirmou que o aumento do investimento é “crucial para continuar promovendo o progresso tanto para o Cannes Lions quanto para a indústria”. Starling acrescentou: “O passe ERA desempenha um papel importante ao fomentar uma representação global de talentos na indústria de comunicação criativa no Cannes Lions, e até hoje nossas oportunidades financiadas alcançaram criativos em 46 países globalmente. Como o Festival é o destino para todos os negócios da criatividade, reconhecemos a importância de criar um acesso equitativo, e é por isso que estamos priorizando uma maior representação do Sul Global para apoiar uma gama mais ampla de vozes e perspectivas da região no Festival.” As inscrições para o passe ERA estão abertas agora e encerram em 5 de dezembro de 2025. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.
Com a abertura das inscrições para os prêmios Cannes Lions em 16 de janeiro de 2025, novas inovações também foram anunciadas. O Glass: The Lion for Change celebra 10 anos desde sua criação. O Glass Lion foi lançado para promover trabalhos que utilizam a criatividade para impulsionar uma mudança em direção a uma comunicação mais positiva, progressista e consciente de gênero, e Marian Brannelly, Diretora Global de Prêmios do LIONS, afirmou que agora é o momento de evoluí-lo. Brannelly disse: “A representação de gênero continua sendo essencial, e após consultas e pesquisas, há agora uma necessidade de evoluir o Lion para reconhecer a importância da interseccionalidade, incluindo questões de deficiência, raça, sexualidade e desigualdade social. Este Lion é um prêmio para a mudança. Expandir o escopo nos permite celebrar ideias que promovam uma representação mais equitativa para uma gama mais ampla de comunidades e também refletir a importância de incorporar uma inclusão autêntica em todo o processo criativo.”
O Social & Influencer Lions foi renomeado para Social & Creator Lions, reconhecendo o papel cada vez mais importante dos criadores neste cenário. A Research Nester recentemente estimou que o tamanho do mercado da economia dos criadores deverá ultrapassar $600 bilhões até o final de 2036. Novas categorias adicionadas ao Social & Creator Lions se concentram nos criadores e no trabalho inovador que eles estão especificamente produzindo para marcas. Alinhado a isso, o LIONS Creators – a experiência de aprendizado voltada para a economia dos criadores – retornará ao Festival pelo segundo ano, oferecendo aos criadores um espaço para aprenderem a construir seus negócios de forma sustentável e eficaz. Informações sobre o Creator Pass estão disponíveis aqui.
Outras mudanças nos Lions incluem a adição de uma subcategoria para celebrar plataformas de marca de longo prazo. A subcategoria será integrada em vários Lions e reconhecerá plataformas de marca que demonstrem eficácia a longo prazo na construção de valor de marca, fidelização e entrega de resultados de negócios mensuráveis através de esforços contínuos de comunicação criativa.
Além disso, uma nova iniciativa – Country Pavilions – é lançada para impulsionar uma maior representação global de países no Cannes Lions. Thea Skelton, VP de Festivais do LIONS, afirmou: “Sabemos que a criatividade é um poderoso motor de crescimento econômico. A economia criativa global está estimada em US$ 985 bilhões e pode representar 10% do PIB global antes de 2030, segundo o think tank G20 Insights. Com esse ritmo e escala, acreditamos que países e governos têm a oportunidade de potencializar sua economia criativa ao exibir suas capacidades no Cannes Lions perante algumas das mentes mais influentes da indústria.” Essa “aldeia global” oferecerá aos países a oportunidade de destacar a criatividade local em um palco global, promover economias criativas e servir como um hub para sessões de aprendizado, além de oferecer networking entre países. Um palco de conteúdo dedicado acompanhará os pavilhões e exibirá conteúdos e perspectivas verdadeiramente globais.
O chamado para conteúdo do Cannes Lions abre hoje, com inscrições aceitas até 31 de dezembro de 2025. Propostas são bem-vindas de qualquer pessoa, de qualquer lugar, e todas as inscrições para falar no palco devem ser feitas pelo portal dedicado ao conteúdo. Mais informações podem ser encontradas aqui.
Os passes para o Cannes Lions 2025 já estão disponíveis. Mais detalhes sobre a variedade de opções disponíveis, incluindo oportunidades financiadas, podem ser encontrados aqui.