A partir do dia 20 de novembro, as crianças terão um novo encontro com a magia, a imaginação e a amizade em “Vovó Tatá”, uma nova série animada que estreia no Gloobinho e chega ao Globoplay+Canais no dia 21 de novembro.
Estrelada por Elisa Lucinda, que empresta sua voz à carismática Vovó Tatá, a série é uma coprodução entre Raccord Produções e Gloobinho. Estreia em uma data especialmente significativa, coincidindo com o Dia da Consciência Negra, numa celebração da cultura e da representatividade.
“Vovó Tatá já foi uma utopia minha, ou ao menos um sonho distante. Quando eu era criança, não havia desenhos como este – uma família preta, cheia de energia e propondo aventuras educativas e criativas. Ao contrário, os heróis eram sempre brancos, e os personagens pretos eram representados de forma estereotipada”, reflete Elisa Lucinda atriz e voz original da personagem. “Vovó Tatá é uma avó ativa, aventureira e divertida. Ela é a velhinha que quero ser!”
Para Pedro Poscidônio, cocriador e diretor da série, e do núcleo de animação da Raccord Produções, a estreia é um marco para a Raccord Produções e para a animação nacional. “’Vovó Tatá’ é nossa primeira série animada e um passo importante para consolidar nossa presença na animação brasileira. Cada detalhe foi pensado com inspiração nas casas das vovós suburbanas do Brasil. A série é resultado de um esforço coletivo de uma equipe multicultural, com profissionais de diversas regiões do país.
A série animada “Vovó Tatá” acompanha a história dos irmãos gêmeos Juca e Keka, que mal podem esperar para passar os finais de semana na casa de sua avó, a enérgica e divertida Vovó Tatá. Com ela, eles mergulham no Brinca-mundo, um universo mágico onde a imaginação ganha asas e novas aventuras surgem a cada instante. Com Box, uma criatura atrapalhada e divertida, o trio enfrenta desafios, resolve mistérios e explora a importância da amizade, dos laços familiares e da criatividade.
Com um tom leve e encantador, “Vovó Tatá” traz para a tela a vivência de uma família preta brasileira, promovendo a representatividade de forma natural e inspiradora para as crianças. A série, ao apresentar personagens e histórias com os quais o público infantil pode se identificar, se torna um espaço de inclusão e celebração cultural, valorizando a diversidade e incentivando a imaginação. Como afirma Estevão Ribeiro, co-criador e roteirista da série “Vovó Tatá é um convite à celebração da ancestralidade imediata, o resgate do conhecimento passado de geração para geração de forma lúdica e brincante.”
Para marcar o lançamento da série, uma pré-estreia será realizada no Estação Net Gávea, no dia 16 de novembro, às 10h. O evento contará com a presença de Elisa Lucinda, Pâmella Rodrigues, Marcus Eni, Nany Assis, Cadu Paschoal e da equipe criativa, incluindo os criadores da série: o diretor Pedro Poscidônio, a produtora Clélia Bessa, o roteirista Estevão Ribeiro e o compositor Edu Krieger, além de convidados especiais.
Com clipes musicais envolventes e canções animadas, cada episódio convida as crianças a cantar e se divertir com os personagens. A série promete não apenas entreter, mas também criar momentos de alegria e interação familiar.
“Vovó Tatá” acompanha Juca e Keka, irmãos gêmeos que aguardam ansiosamente o fim de semana na casa de sua avó. Com a ajuda da Vovó Tatá e do atrapalhado Box, eles são levados ao Brinca-mundo, um lugar onde a imaginação ganha vida. Juntos, enfrentam desafios, resolvem mistérios e aprendem sobre amizade e os laços familiares que os conectam.
A Raccord Produções tem como sócios Clélia Bessa e Rosane Svartman. Fundada em 1993, atua sem interrupção desde então, tendo em seu currículo mais de 23 filmes, além de mais de 5.000 minutos de conteúdo para televisão, incluindo documentários, series de animação e longas de ficção. Entre eles “Pluft, o Fantasminha”, de Rosane Svartman, primeiro longa-metragem infantil brasileiro em 3D, premiado pela Academia Brasileira de Cinema com dois Troféus Grande Otelos. “Onoff”, dirigido por Lírio Ferreira, um dos próximos lançamentos da produtora, foi selecionado para o Festival do Rio 2023 e para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2023. Além das tradicionais obras “Desenrola” (Rosane Svartman), “Cartola: Música para os Olhos” (Lírio Ferreira e Hilton Lacerda); “Correndo Atrás” de Jeferson Dê (2020), “Missão Cupido” (2021) de Rodrigo Bittencourt, “Madalena”(2021) de Mardiano Marcheti, “Álbum em Família”, de Daniel Belmonte e “Cedo Demais”, dirigido por José Lavigne, lançado em 2024.
Entre os próximos lançamentos estão a série “A Dona da Banca”, dirigida por Marton Olympio, o filme “Câncer com Ascendente em Virgem” da Rosane Svartman (2025), o longa “O Nascimento de H. Teixeira”, de Roberta Canuto, selecionado para o Festival do Rio 2024 e a série animada “Vovó Tatá”.
https://www.instagram.com/raccordproducoes/
Ficha Técnica:
Direção: Pedro Poscidônio
Produção: Clélia Bessa
Composição e Produção Musical – Edu Krieger
Argumento e Redação Final – Estevão Ribeiro
Roteiros – Priscilla Maria e Eduardo Branco
Ass. de Roteiro – Isadora Krummenauer
Direção de Arte – Ana Rangel
Coordenação de Produção Miríade – Felipe Souza e Nathalia Forte
Ass. de Produção – Beatrice Melo e Beatriz Paixão
Produção de Linha – Rafa Vasco e Marcos Hülle Jandrey
Coordenadora de Pós-Produção – Gabriela Capanema
Direção de Voz – Carol Crespo
Design de Som – Fernando Aranha
Mixagem – Bernardo Adeodato
Supervisão de Animação – Gus Santana
Animação – Belli Studio
Elenco:
Vovó Tatá – Elisa Lucinda
Juca / Keka – Pamella Rodrigues
Box / Vovó do Box / Zé Botina – Marcus Eni
Pedro – Cadu Paschoal
Jane – Nany Assis
Capitão Espátula – Jorge Lucas
Dr. Gosma/ Locomochuva – Marco Ribeiro
Ferradura – Duda Ribeiro
Samambailarina – Fernanda Ribeiro
Sombrinha – Thiago Fagundes
Dona Aquarella – Sarito Rodrigues
Tuba – Malta Junior