O Dia da Consciência Negra, comemorado regionalmente em 20 de novembro desde 2004 e que em 2024 passa a ser feriado nacional, é um momento importante para a reflexão sobre discriminação racial no País. Recentemente, a pesquisa Brand Inclusion Index 2024 (BII ), da empresa global de dados e análise de marketing Kantar Insights, revelou que 61% dos brasileiros pretos e pardos entrevistados sofreram algum episódio de discriminação no último ano, sendo 31% no local de trabalho, 26% andando em locais públicos e 24% enquanto faziam compras.
O estudo avaliou a opinião de 1.012 brasileiros de quatro grupos subrepresentados: mulheres, pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiências (PCDs) e comunidade LGBTQ+, concentrando-se na percepção deles sobre diversidade, equidade e inclusão de uma marca. Do total de entrevistados que sofreram discriminação em 2023, 11% afirmaram que a motivação foi a cor da pele e 10% a etnia ou a raça.
Ao serem perguntados sobre o papel das marcas nesse contexto, 86% das pessoas pretas e pardas afirmaram ser importante que empresas das quais compram promovam ativamente a diversidade e a inclusão em seus próprios negócios ou na sociedade como um todo. Para elas, Natura, Avon e Nike são reconhecidas como as mais diversas por retratarem essa população de forma positiva e motivacional, ao mesmo tempo em que abordam suas lutas e vitórias. Além disso, as três marcas geralmente adaptam linhas de produtos para consumidores não brancos.
“As marcas trazem mais DEI em suas comunicações hoje em dia, mas ainda existe uma distância entre a comunicação e a ação”, afirma Rafael Farias Teixeira, executivo de marketing da Kantar Insights Brasil e um dos responsáveis pela pesquisa. “As marcas mais bem sucedidas em DEI, na percepção dos brasileiros, são aquelas que de fato têm coragem para transformar a sociedade em que estão inseridas e apoiar as causas desses grupos subrepresentados.”
O Brand Inclusion Index revelou ainda que apenas 20% dos entrevistados se sentem representados o tempo todo em comunicações (69% algumas vezes e 6% nunca). “Esses índices mostram claramente que o marketing inclusivo é uma oportunidade significativa para impulsionar o crescimento de marcas”, conclui Teixeira.
Mais informações sobre a pesquisa em Brand Inclusion Index 2024.