A Ânima, o maior ecossistema de educação de qualidade para o Brasil, adotou uma nova estratégia de marketing para suas Instituições de Ensino Superior (IES). Com foco no fortalecimento das marcas do Ecossistema, a companhia implantou um hub de agências de publicidade que atuarão nos mercados onde as instituições estão inseridas.
Para Daniel Bulgueroni, Vice-Presidente de Marketing da Ânima, a diversidade do ecossistema e proximidade com a comunidade local são diferenciais para a escolha da nova estratégia. “É um caminho natural de qualquer companhia com esse porte ter marcas nacionais pensando na capilaridade, nos recursos e na otimização do próprio marketing, mas na Ânima sempre andamos na contramão desse movimento por acreditar na força das nossas marcas e nas suas características. Ter várias agências regionais reforça esse conceito e proporciona mais atenção para as particularidades de cada instituição”, destaca o executivo.
Mesmo com foco na regionalidade, o hub, que conta com dez agências de publicidade, cria um ambiente onde a troca de experiências e conhecimentos deve gerar soluções criativas e inovadoras, que compartilham da mesma visão macro, alinhadas às diretrizes da Ânima. Para orientar e sustentar as campanhas que serão desenvolvidas pelas agências, a companhia utilizará dados gerados por Inteligência Artificial. “Nossa tecnologia permitirá utilizar informações geradas em tempo real e saberemos a performance daquela ação. Teremos uma boa escalabilidade e desdobramento na produção de conteúdo”, afirma Bulgueroni.
“Estamos trabalhando alinhados com a estratégia da companhia e o conceito ‘power to the edge’, no qual o objetivo é sincronizar as nossas ações de forma cada vez mais dinâmica, assertiva e célere. Agora o hub passa a ser conduzido por um time interno também regional para garantir essa sinergia com o negócio”, explica Marina Guedes, diretora de Marketing da Ânima.
As agências já possuem um primeiro desafio: a entrega das campanhas de matrículas para o Enem, reforçando os diferenciais de cada marca. Para as campanhas, terão a oportunidade de utilizarem dados a partir do mapeamento da jornada do candidato que deseja entrar para uma instituição que faz parte do Ecossistema.
“Temos um ativo valioso, que são as histórias de nossas marcas. Algumas possuem mais de 60 anos. É um ecossistema plural, de muitos sotaques e nossa proposta é fortalecer este diferencial, em um momento em que vemos grandes transformações no ensino superior”, complementa Bulgueroni.
O hub será formado pelas agências:
- Komuh, que atenderá as marcas Una, Faseh e Milton Campos (MG);
- Filadelfia, que ficará responsável pelo UniBH (MG)
- D/Araujo, com a UniSul (SC);
- Escala, com a UniRitter (RS);
- Brivia, que cuidará do UniCuritiba (PR), UniSociesc (SC) e FADERGS (RS);
- Já a agência Art&C será responsável pela UnP (RN), FPB (PB) e Unifg-PE (PE);
- Morya ficará com a Unifacs, Ages e Unifg-BA (BA);
- A Two cuidará da Universidade Anhembi Morumbi
- LVL, da Universidade São Judas.
- Fechando o hub, a agência Brick ficará responsável pelo IBMR.