segunda-feira, outubro 21, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoFolha Top of Mind 2024: As Marcas Mais Lembradas do Brasil

Folha Top of Mind 2024: As Marcas Mais Lembradas do Brasil

Folha Top of Mind, a maior pesquisa de lembrança de marcas da América Latina, chega à sua 34ª edição em 2024. Realizada pelo Datafolha em todos os estados do país e no Distrito Federal, a maior pesquisa de brand awareness no Brasil abrange neste ano 82 categorias de produtos e serviços e será divulgada no próximo dia 23, destacando as empresas que conquistaram um lugar cativo na memória da população brasileira. A entrega do prêmio acontecerá na noite anterior, em São Paulo, em um evento exclusivo para convidados.

Este ano o estudo atingiu um marco significativo: foram realizadas 7.543 entrevistas em 171 municípios espalhados por todas as regiões do Brasil, com uma amostra que representa a população brasileira de todas as classes sociais e idades a partir dos 16 anos. A pergunta central feita aos entrevistados foi simples e direta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. A resposta espontânea dos consumidores ajudou a definir as campeãs em áreas que vão desde alimentação e transporte até compras e turismo.

“O especial Folha Top of Mind é um dos maiores projetos do jornal.
Envolve quase cem profissionais. Os resultados são compartilhados no evento, exclusivo para convidados, na revista especial que circula gratuitamente com a Folha e no site específico do Top of Mind”, explica Roberto de Oliveira, editor da Folha Top of Mind. “Os resultados, da maior pesquisa de lembrança de marcas da América Latina, são importantes, porque norteiam ações das empresas em diferentes regiões do país. “

O editor reforça, ainda, que os bastidores das maiores agências de publicidade do país podem ser acompanhados  no Instagram da Folha Top of Mind.

Desde sua criação, em 1991, quando apenas 14 categorias eram pesquisadas, a Folha Top of Mind expandiu sua abrangência para acompanhar as mudanças do mercado e da sociedade. Este ano, além dos vencedores, a pesquisa trará análises detalhadas sobre energia limpa, um dos temas centrais da edição de 2024, bem como artigos de opinião sobre sustentabilidade e responsabilidade social, temas que têm ganhado relevância crescente no cenário atual.

“O Prêmio Top of Mind Folha oferece às empresas mais do que um reconhecimento de sucesso, é uma importante ferramenta de gestão de marca, que reflete a percepção espontânea do público sobre as marcas que são referência e estão mais presentes no cotidiano dos consumidores brasileiros”, explica Marcelo Benez, diretor executivo comercial da Folha de S.Paulo. Para muitos, este reconhecimento é um indicativo do posicionamento sólido e relevância contínua no mercado, especialmente em um cenário onde as exigências por transparência, responsabilidade social e engajamento com causas importantes, como sustentabilidade, racismo e igualdade de gênero, estão cada vez mais presentes.

Com mais de 65 anunciantes, a edição de 2024 do Folha Top of Mind será acompanhada de um anuário especial com 240 páginas exclusivas, em formato revista, que será parte integrante da edição da Folha de S.Paulo no dia 23 de outubro, detalhando os vencedores, insights sobre a pesquisa e reportagens sobre as tendências de consumo, sob a curadoria da Redação da Folha.

Artigos relacionados

Novidades