São 747 cv de potência, 2.800 Nm de torque máximo, 80 toneladas de CMT e nenhuma partícula de emissão de poluentes. Denominado E7-80T, o novo caminhão-trator é produzido pela XCMG e é 100% elétrico. Possui 400 kWh de capacidade máxima de baterias, o que lhe rende, em condições de operação com carga completa, 150 km de autonomia. Se estiver tracionando somente um implemento, com 49 ton de carga, o E7-80T amplia sua autonomia para 250 km. Sua recarga pode ser realizada com carregador tipo 2 e tomada de corrente contínua (DC).
O modelo será uma das principais novidades da XCMG durante a Fenatran, que vai ocorrer de 4 a 8 de novembro, na São Paulo Expo. A marca vem investindo pesado na eletrificação da logística do transporte de cargas no país e já anuncia a linha mais diversificada de modelos 100% elétricos do mercado nacional, com produtos que vão de 10 até 80 toneladas.
“Nossa linha de produtos será composta de modelos leves, médios e do extrapesado E7-80T, todos 100% elétricos”, informa Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da XCMG. Orientada para se mover em direção a um desenvolvimento mais sustentável, digital e inteligente, formulando a visão de “XCMG Verde”, a montadora aprimora constantemente seus produtos eletrificados. O objetivo é comprometer-se em criar modelos neutros na emissão de carbono, contribuindo com o meio ambiente.
Mas isso não é tudo. A XCMG desenvolve outros tipos de tecnologias sustentáveis para a propulsão de seus veículos. Os caminhões 100% elétricos não são a única solução proporcionada pela empresa, que já oferece comercialmente em outros países veículos movidos por biocombustíveis e hidrogênio. “Estamos trabalhando na homologação de um deles, que também será exibido na Fenatran. Vamos analisar a demanda que ele pode gerar. Mas anote aí: não haverá similar nacional com suas capacidades”, promete Senda.