sexta-feira, dezembro 20, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalTurminha da Zooeira explorar natureza e comportamento

Turminha da Zooeira explorar natureza e comportamento

Educação ambiental, descoberta da natureza e do comportamento humano, animação de baixo estímulo e músicas agradáveis também aos ouvidos de adultos são alguns dos destaques da “Turminha da Zooeira – A Série”, nova série animada para crianças de 2 a 6 anos, que estreou sua primeira temporada na Semana da Criança, em 10 de outubro.

A Turminha da Zooeira é composta por seis animais presentes na fauna brasileira, especialmente no Cerrado e no litoral do Nordeste. São dois animais dos ares, dois da terra e dois dos mares:

  • a arara Lara, conhecedora de todo o Cerrado e que ama contar histórias;
  • o tucano Blá, bem-humorado e que adora esportes.
  • a onça-pintada Zira, com sua criatividade sem limites e pronta para a diversão;
  • o lobo-guará Juba, que é um ótimo amigo e adora música;
  • a tartaruga-marinha Marina, que adora fazer comidinhas saudáveis e explorar;
  • a baleia Léia, que conhece o mundo todo e fala muitos idiomas.

Quem já visitou o parque aquático Hot Park (GO) e os resorts Costa do Sauípe (BA) e Rio Quente Resorts (GO) tem familiaridade com o grupo de personagens que tematizam algumas áreas e circulam – em carne, osso e… pelos, peles e penas – entre hóspedes e visitantes com o propósito de divertir e educar. A Turminha conecta os três destinos, que pertencem à plataforma de entretenimento Aviva, também por trás da nova série.

“A série materializa o primeiro produto audiovisual da Turminha da Zooeira, estimulando seu crescimento de forma independente dos nossos destinos para educar crianças de forma divertida e lúdica”, afirma Raquel Scheeren, gerente de Marketing da Aviva. “Agora, quem se conecta com os nossos personagens dentro dos nossos destinos pode também encontrar conteúdos divertidos em casa.”


Onça-pintada Zira no 1º clipe da Turminha da Zooeira – A Série – Crédito: Divulgação/Aviva

A premiada autora infantil Marcela Catunda – famosa por sucessos como Peixonauta e Show da Luna – cria o conceito narrativo da Turminha da Zooeira desde 2018 e escreveu todos os roteiros e letras das músicas em parceria com a Belli Studio, responsável pela animação. Juntos, ganharam, recentemente, o Prêmio Grande Otelo da Academia Brasileira de Cinema, na categoria de Melhor Série Infantil, com a série Esquadrão do Mar Azul.

“Escrever para a Lara, Blá, Juba, Zira, Marina e a Léia foi uma alegria e uma honra. Desde o primeiro voo que fizemos juntos, a Turminha da Zooeira conquistou meu coração. De lá para cá nossas asas têm ficado mais fortes e nossos voos mais altos e cheios de novas aventuras”, comenta Catunda.

“Turminha da Zooeira – A Série” quer ajudar as crianças a compreenderem emoções e resolverem desafios pacificamente por meio da temática de descobertas da natureza e do comportamento humano com a transmissão de valores positivos de maneira envolvente, explorando questões rotineiras que as crianças passam de forma lúdica.

“As artes e animações estão sendo trabalhadas para não ter excesso de estímulos e para que elas tenham o tempo necessário para mergulhar na aventura e fazerem seus próprios aprendizados”, comenta Aline Belli, da Belli Studio.

A narrativa foca em experiências cotidianas que abordem tanto a resolução pacífica de conflitos quanto a vivência de emoções. O relacionamento entre as personagens destaca a importância da união na diversidade para a preservação ambiental. A ideia é fazer uma imersão em elementos educativos que explorem não apenas suas características biológicas, mas também seus sentimentos e direitos.

Para isso, a série tem um ambiente relaxante, que promove o desenvolvimento criativo, educacional e emocional das crianças por meio de um caminho exploratório e imersivo, e livre de superestimulação, facilitando a compreensão das mensagens educativas.

Com episódios mais calmos, ritmo mais lento, poucos elementos em tela e uso de cores em tom pastel, a série se usa de técnicas de baixo estímulo para agradar crianças, mas sem deixá-las mais agitadas. Adultos também foram considerados na produção, especialmente das músicas e clipes, para que elas sejam agradáveis, mesmo que a criança queira ouvir diversas vezes.

A primeira temporada, que vai até maio de 2025, trará clipes musicais, episódios e interatividade em um canal próprio da Turminha da Zooeira no YouTube Kids. As músicas dos clipes também estarão disponíveis, em breve, em plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Apple Music.

Além dos episódios, uma sequência de clipes abrem a série para apresentar a Turminha, cada um dos seis personagens e seus universos, com suas características lúdicas e reais enquanto animais. Serão explorados ritmos musicais diversos, com um toque de brasilidade e associação com o estilo das personagens. Conteúdos interativos e acessíveis também farão parte da composição.

Os vídeos vão ao ar toda quinta-feira, às 12h, no YouTube Kids, a partir do dia 10 de outubro.

Nos destinos da Aviva, além das áreas temáticas próprias, como a Toca da Zooeira e o restaurante temático Rangará, as crianças podem encontrar pessoalmente com a Turminha da Zooeira na abertura do Hotibum, no Hot Park, e em momentos de “bom dia animado” no café da manhã ou “meet & greet” nos hotéis da Costa do Sauípe e do Rio Quente Resorts. Em 2025, a companhia promete ainda mais novidades em suas estruturas.

A relação afetiva das crianças com a Turminha da Zooeira, que até então continuava, com muito sucesso, por meio de produtos, como pelúcias, roupões, bonés e mochilas, agora também será nutrida pela série animada e pelo projeto da Aviva de licenciamento de produtos da Turminha da Zooeira para o mercado. O bem-sucedido piloto do projeto foi um cobranding com a famosa marca local de sorvetes e picolés Frutos do Goiás para o lançamento do PicoLara, um picolé assinado pela arara Lara, que, em seu storytelling, é “a maior frutóloga do Brasil”.

Artigos relacionados

Novidades