quinta-feira, setembro 19, 2024
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IBP lança campanha sobre evolução energética

A indústria de petróleo e gás natural é um dos pilares do sistema energético brasileiro, sendo responsável por quase metade da oferta interna de energia. Além disso, os derivados do setor estão presentes em quase tudo – de geladeiras, pranchas de surfe a estradas, videogames, construções, equipamentos médicos e muito mais -, sendo essenciais como matéria-prima.

Partindo desse contexto, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), lançou a campanha ‘Energia da Evolução’, desenvolvida pela agência InPress Porter Novelli, visando despertar uma reflexão sobre a importância do setor para o país e seu papel no processo de evolução energética, evidenciando a necessidade de se integrar fontes tradicionais e renováveis.

Presente em canais digitais, jornaisl, rádio e TV, a narrativa central da campanha ressalta que, na hora de evoluir, não pode faltar energia. E o setor de petróleo e gás é um grandes aliados nessa construção. A iniciativa também posiciona o IBP como ponte para o diálogo entre indústria, poder público e sociedade, com a função de liderar as interações necessárias para garantir uma evolução energética sustentável, justa, segura e inclusiva.

“O setor de petróleo e gás não deve ser visto como antagonista, mas como parceiro estratégico na construção de uma matriz energética equilibrada e sustentável. É urgente o debate sobre como integrar os recursos existentes com as novas tecnologias, respeitando as necessidades energéticas presentes e futuras. Com a campanha Energia da Evolução queremos mostrar a importância contínua dessas fontes, promovendo uma troca de ideias mais ampla em torno do desenvolvimento energético do Brasil”, diz Roberto Ardenghy, presidente do IBP.

A campanha ‘Energia da Evolução’ será também impulsionada por uma estratégia que envolve influenciadores ligados aos temas de ‘ciências’ e ‘curiosidades’. Por meio de conteúdos que revelam como o petróleo e o gás estão presentes no cotidiano, a ação irá conscientizar sobre a onipresença desses recursos no estilo de vida atual e sua importância para a inovação e o futuro da indústria. Além disso, serão veiculados programetes de 1 minuto na TV, comandados por um jornalista especializado, para levar informações sobre o tema.

“A campanha busca conectar as diferentes gerações em torno do tema da evolução energética. E falando em evoluir, procuramos mostrar a evolução das pessoas, das empresas e da sociedade, destacando o papel transformador do setor de petróleo e gás no futuro energético do Brasil. A estratégia foca na população em geral, convidando à reflexão e ao debate, mas coloca especial atenção no público jovem. Para isso utilizamos uma linguagem acessível e interativa”, explica Marcella Reis, Diretora de Contas da InPress Porter Novelli.

Entre as informações disseminadas pela campanha ‘Energia da Evolução’ está a de que o setor de petróleo e gás representa mais de 17% do PIB industrial brasileiro, com o potencial de gerar cerca de 400 mil novos empregos por ano até 2033, além de seguir contribuindo com a geração de receitas para os Estados,   através dos royalties e participações especiais. As exportações líquidas de petróleo o posicionam como primeiro item da balança comercial brasileira no primeiro semestre de 2024.

As peças da campanha também contam para o público que o país é destaque em biocombustíveis, sendo o segundo° maior produtor do mundo, podendo contribuir com 40% da expansão da oferta global até 2028. E como o assunto é evolução, a ação de comunicação mostra ainda que a indústria de petróleo e gás também investe fortemente em tecnologias para redução das emissões de carbono: foram R$ 3,9 bilhões investidos só em 2023, dos quais 15% foram destinados a projetos de eficiência energética e fontes renováveis.

“É vital entendermos que, quando se trata de energia, não se pode partir para uma mudança e ruptura bruscas. O petróleo e o gás, além de fornecerem a energia que move a economia nacional, são base para a produção de inúmeros itens indispensáveis em setores como saúde, transporte e tecnologia. Sem eles, não teríamos, por exemplo, medicamentos, brinquedos, ou mesmo os equipamentos que garantem a conectividade digital”, conclui Ardenghy, do IBP.

Link do site da Campanha: https://www.alemdasuperficie.org/

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