A RD Saúde, das redes de farmácias Raia e Drogasil, lança nesta quarta-feira (04) uma campanha que promove a conscientização sobre o descarte correto de bulas, embalagens e medicamentos fora de uso. Idealizada para mostrar a responsabilidade de cada um na cadeia de reciclagem, a campanha “A gente conta com você e você conta com a gente” incentiva a população a levar remédios e embalagens até os pontos de descarte instalados em todas as mais de 3.100 farmácias Raia e Drogasil em todo o país.
O vídeo educativo da campanha da RD Saúde que será veiculada nos canais digitais e, no caso específico de São Paulo, também nas ruas e farmácias por meio de mídia out of home (OOH). A animação mostra o que acontece quando alguém descarta um medicamento de forma inadequada no lixo doméstico, vaso sanitário ou no ralo. “Ele vai parar nos solos, rios e oceanos. E aí, quem não devia, acaba tomando o remédio”, alerta o anúncio em uma referência aos animais, vítimas constantes da contaminação gerada pela destinação incorreta dos resíduos.
Durante as quatro semanas da campanha, as farmácias Raia e Drogasil de 19 bairros da capital paulista também vão distribuir uma sacola de papel para auxiliar na coleta e transporte dos medicamentos, bulas e embalagens até o os pontos de coleta. A intenção é que os clientes usem essas sacolas para juntar itens descartados e depois levar o material até as filiais.
“A nova campanha sobre descarte consciente de medicamentos reforça aos nossos clientes e à sociedade que a sustentabilidade está no centro dos negócios da RD Saúde. Queremos conscientizar as pessoas de que conservação do meio ambiente depende de ações colaborativas entre a iniciativa privada e a sociedade. Essa é parte de nossa contribuição para uma sociedade mais saudável”, aponta Giuliana Ortega, diretora de Sustentabilidade da RD Saúde
Em 2023, a RD Saúde coletou 283 toneladas de medicamentos vencidos ou fora de uso, e quase 100 toneladas de bulas e caixas de remédio em todas as suas mais de 3 mil farmácias espalhadas pelo Brasil. As embalagens da Natz, marca exclusiva da RD Saúde, são produzidas com papel reciclado coletado nos pontos de descarte das farmácias. Até 2030, o objetivo da RD Saúde é evitar a contaminação de 1,3 bilhão de litros de água, por meio da coleta de medicamentos e embalagens e destino adequado para esses resíduos.
“Fazemos um trabalho permanente para esclarecer a população de que o descarte incorreto de medicamentos é prejudicial ao meio ambiente, pois contamina o solo e o leito dos rios e, consequentemente coloca a nossa saúde em risco. Estimular essa consciência é essencial para ampliar a mudança dos hábitos na sociedade.”, pontua Soraya Smaili, professora da Unifesp e coordenadora da Campanha “Remédio: Não Usou, Descartou”, do Grupo Mulheres do Brasil, apoiador da campanha da RD Saúde.
A campanha recebeu também reforço de duas influenciadoras digitais voltadas para saúde, bem-estar e proteção do meio ambiente. Bióloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ana Duarte produz conteúdos que relacionam ciência, biologia e cotidiano. Já Aline Castro é dona do perfil Casal da 61 e usa um tom bem-humorado para dar dicas sobre organização da casa. Os conteúdos produzidos por Ana e Aline serão publicados também nas redes sociais da Raia e Drogasil.