Apaixonado pelas colunas da Folha de S.Paulo, Carlos Righi pensou em ser jornalista.
Os comerciais da FIAT criados pela antiga MPM, porém, o convenceram a trocar longos artigos por textos de 30 segundos que contavam histórias e divulgavam marcas com muito humor.
O criativo é o personagem da semana na seção “Inspiração”, do Blog do Adonis.
No início dos anos 80, como redator dessa agência, teve a oportunidade de participar do Festival de Cannes e assistir comerciais que ainda não contavam com a Internet para sua difusão pelo mundo.
E encantou-se de vez pela profissão com um comercial da campanha “Happiness is a cigar called Hamlet”, criada pela agência Collett Dickenson Pearce a partir de 1966 que ficou no ar no Reino Unido até 1991, quando foi proibida a propaganda de tabaco na TV.
O filme em questão, estrelado pelo comediante escocês Gregor Fischer, é um clássico da publicidade mundial, Leão de Ouro em Cannes.
Righi atuou como redator e diretor de Criação de 1983 até 2002 nas agências MPM, JW Thompson, Young & Rubicam, DPZ, Carillo Pastore Euro RSCG, QG e Giacometti.
Em 2004 participou da fundação da Fulano Filmes, mudando de lado do balcão para então realizar comerciais que impactaram sua trajetória. Em 2014 foi convidado para ser sócio e diretor criativo da Companhia de Cinema e dois anos depois virou sócio e produtor executiva da Damasco Filmes, onde está atualmente.
Premiado e jurado em vários festivais nacionais e internacionais, também foi presidente do Clube de Criação em duas gestões, entre 2001 e 2004.
Neste vídeo, produzido e editado pela Other Filmes, ele conta essa trajetória e fala das campanhas que inspiraram sua escolha profissional: