A fim de proporcionar ao consumidor o prazer de provar uma massa sem glúten, mas com a qualidade e sabores italianos que só Barilla tem, a marca líder mundial em massas, apresenta sua mais nova campanha “Novo Barilla Sem Glúten. Contém Barilla. Só não contém glúten”.
O lançamento conta com dois produtos, sendo Penne e Spaghetti, que antes eram importados e, a partir de agora, passam a ser produzidos no Brasil. Com uma nova receita à base de arroz e milho, que promete sabor equilibrado, mantendo a sua textura sempre al dente, a linha é ideal para aqueles que amam uma boa massa, mas que precisam renunciar ao glúten.
De acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (FENACELBRA), aproximadamente 2 milhões de brasileiros apresentam sintomas associados, embora a maioria não tenha diagnóstico conclusivo de doença celíaca. Ainda, segundo a consultoria Euromonitor, em 2021 o segmento cresceu 12,4% e a previsão para 2025 é de crescer mais 10,3% apenas no Brasil. Deste modo, é cada vez mais necessário ter um olhar especial com este consumidor, entregando um produto não só acessível, mas, principalmente, com qualidade.
Para retratar o impacto no dia a dia dos celíacos, o filme produzido pela Publicis Brasil, é uma imersão na vida dessas pessoas, num cenário 100% sem glúten e um casting composto por celíacos. A protagonista escolhida é a artista Janine Mathias, que divide com seus fãs e seguidores receitas e lugares glúten free. Nas cenas, aparecerão os amigos reais da Janine, que participam diariamente desta rotina alimentar bastante restritiva. Ou seja, pessoas reais para representar questões recorrentes da vida de celíacos.
“Quando começamos a mergulhar neste universo do sem glúten, descobrimos como pessoas celíacas acabam se isolando socialmente. Isso ressignificou nossa campanha, e fez nossa conversa não ser apenas sobre sabor, textura e qualidade, mas também sobre reencontros. E não tem nada mais Barilla que isso, que estar junto com as pessoas que você gosta.”, explica Jairo Anderson, diretor criativo na Publicis Brasil.
Além disso, ainda há uma resistência muito grande por parte de pessoas não celíacas aos alimentos que não contém glúten. Assim, com a campanha, a Barilla busca enfatizar que é possível proporcionar encontros felizes em torno da mesa, com uma massa que “Contém sabor. Contém textura. Contém qualidade. Contém alegria. Contém família reunida. Contém italianidade. Contém Barilla. Só não contém Glúten”.
O lançamento vai ao encontro do propósito da marca em demonstrar um compromisso com a diversidade e inclusão alimentar, entregando um produto de alta qualidade. “Como marca, sabemos que dividir momentos na cozinha tem o poder de unir pessoas e fortalecer as relações afetivas. Por isso, temos como missão promover a massa como um gesto de amor para partilhar. Com esta campanha, a Barilla continua entregando Italianidade, autenticidade e muito sabor, sem comprometer a qualidade e a tradição que a representa”, explica Fabiana Araujo, gerente de marketing da Barilla Brasil.
Ficha técnica
Agência – PUBLICIS BRASIL
Título – Barilla Sem Glúten
Duração – 30″e 15″
Produto – Barilla Gluten Free
Cliente – Barilla
Managing Director – Gabriela Borges
Head de Operações -Maria Fernanda Laudisio
Líder de Negócios e Operações – Renata Carvalho
Supervisora de Negócios – Marina Mesquita
Gerente de Projetos – Isabela Ramos
CCO – Mauro Ramalho
ECD – Arturo Marenda
Diretor de criação – Jairo Anderson
ACD de conteúdo – Carla Said
Diretor de arte – Vinícius Valeiro
Redator – Patrício Junior
Community manager – Chico Boreli
Head de produção – Valéria Andrighetti
Gerente de Produção – Luize Oliveira
Produtora Sênior – Ticiana Leal
Diretora de Mídia – Ester Ribeiro
Gerente de Mídia – Raquel Noura
Supervisora de Mídia – Carla Barros
Coordenadora de Mídia – Fernanda Anny
Assistente de Mídia – Rodrigo Neves
CSO – Juliana Elia
Diretor de Estratégia – Gabriel Quadros
Gerente de Estratégia – Gabriela Fogliano
PRODUÇÃO FILME
Produtora – Café Royal Filmes
Direção – Manu Carvalho
Produção executiva – Moa Ramalho
Producer – Carol Pivato / Nanci Bonani / Tainá Jaskulski
Coordenação de produção – Alessandra Cipolletta / Pedro Brueno / Luisa Lagden
Assistente de coordenação – Júlia Fontes / Thiago Guerra
Secretária de produção – Jaqueline Barbosa
Direção de impacto – Rafis Martins
Pesquisa criativa – Marcela Cappellaro
Coordenação e atendimento de pós-produção – Rafaela Lopez
Ass. Coord. pós – Aline Sotero
Equipe digital – Hugo Dourado
1 assistente de direção – Marcela Daud
2 assistente de direção – Isabela Donelli
Direção de fotografia – Danilo Carneiro
Operador de câmera – Maria Navarro
1 ASS de câmera – Giovanny da Silva Oliveira
2 ASS de câmera – Rebeca Capece
Eletricista – Juarez Rios ” Prego”
Maquinistas – Ale Fidelis
Diretor de produção – Merilyn Salvatierra
Produtor de elenco – Darling
Produtor de objetos – Elizabeth Alvares
Produtor – Victor Hugo de Mello ” Vic”
1 ASS de produção – Ana Santoro
Celebridade/elenco – Janine Mathias, Leticia Costa, Mayara Santarém e Padu
Direção de arte – Ninca Simão
Maquiagem – Tatiana Manfin
Figurinista – Camila Turrini
Montagem – Daniel Crepaldi
Pós produção – HubVFX
Supervisor de efeitos – Sérgio Dimi
Coordenador de finalização – André Parizi
Finalizador – Tom Lopes
Color grading – Psycho No Look – João Moreira
VFX E Motion – HubVFX
Produção áudio – Filmes + Spots
Produtora de som – Lucha Libre Audio
Produção executiva de som – Paulinho Corcione
Produção musical – Paulinho Corcione e Danilo Barbalaco
Engenharia de som – Thacio Palanca e Ronald Galdino
Coordenação – Thacio Palanca e Ronald Galdino
Atendimento – Thais Urenha