A VR, a marca de soluções essenciais para facilitar o dia a dia do trabalhador, lança sua primeira campanha focada no “SuperApp Completão”. Para Karina Meyer, Diretora de Marketing da VR, a comunicação vem para mostrar que somos uma empresa e não só um cartão de benefícios.
“Essa campanha traz a transformação do nosso negócio e a ampliação da arena competitiva, uma vez que atuamos, além de benefícios, em mobilidade, gestão de capital humano, serviços financeiros, gestão de despesas e marketplace, ou seja, essa comunicação tangibiliza as funcionalidades do aplicativo e mostra como entregar maior impacto na vida do trabalhador e do empregador”, afirma a diretora.
Ao colocar o SuperApp VR como protagonista, a campanha mostra o passo-a-passo de como é possível empoderar financeiramente as pessoas, tudo na palma da mão. “Hoje, a maior dor do trabalhador é liquidez, trocando em miúdos, é ter dinheiro até o fim do mês. Portanto, mostrar como usar e tirar melhor proveito de todas as funcionalidades, amplifica o progresso do trabalhador e mostra o quanto é vantajoso fazer parte dessa comunidade. E quando proporcionamos empoderamento econômico e democratização do acesso, pavimentamos nosso propósito de gerar impacto social”, celebra Karina.
Signatária do Pacto Global, um dos ODS apoiados pela empresa é o de número 8 que preconiza o trabalho decente e crescimento econômico. Ao mostrar todas as vantagens que uma empresa tem quando é apoiada pelo ecossistema da VR, a nova campanha fala direto ao empreendedor. “Nosso foco é mostrar que não só a VR facilita a vida dos trabalhadores, mas também impulsiona o crescimento dos negócios dos empregadores, refletindo nosso compromisso em fazer a diferença no dia a dia de quem atua e fortalece o mercado formal de trabalho”, explica.
Idealizada e produzida 100% pela agência interna da VR, a campanha “SuperApp Completão” é musicalizada e tem um jingle proprietário, que expressa toda a brasilidade da marca. De forma lúdica, a música combina rimas que terminam com “aõ” para mostrar as principais soluções do aplicativo. Para agilizar alguns processos e concretizar o conceito da campanha, foi feito uso da Inteligência Artificial como ferramenta. Para VR, a tecnologia tem um papel de facilitadora na vida das pessoas. No entanto, a campanha foi feita por pessoas que compreendem o propósito da marca, que é facilitar a vida do trabalhador. “O fato de usar IA na criação não substitui a conexão com a essência da marca, feita por pessoas, para pessoas, e essa é a beleza da união das duas forças”, comenta Karina.
Lançado ainda em 2022, o SuperApp VR é um dos principais ativos da VR. Hoje, mais de 2,5 milhões de trabalhadores estão conectados com uma frequência de acesso quase 11 vezes, todos os dias úteis. Com o impacto da campanha, o objetivo é atrair ainda mais pessoas que utilizam algum dos serviços da empresa para fazer o download. Porém, até o fim do ano, outros quase 700 mil trabalhadores também passarão a acessar o SuperApp VR diariamente, uma vez que começam a bater o ponto também no aplicativo. A iniciativa é fruto da unificação da base do então aplicativo Pontomais, legado da empresa adquirida em 2022. Além do registro da jornada, os funcionários das empresas clientes da VR também poderão ter acesso ao espelho de ponto, banco de horas, férias e outros serviços relacionados à jornada. Esses novos trabalhadores potencializam o interesse em outros produtos do ecossistema. Por exemplo, só no primeiro semestre deste ano, mais de 1,3 milhão de pessoas clicaram no botão da área de empréstimos, e mais de 2,5 milhões de notas foram enviadas para captar cashback ofertado pela parceira da VR com indústrias, endereçando o compromisso da empresa de fazer o dinheiro do trabalhador render mais.
E, a partir deste mês, o SuperApp VR passa a ter três homes diferentes que mudam conforme o dia, hora e necessidade. Durante a semana, por exemplo, os serviços que o trabalhador mais precisa para facilitar sua rotina, como bater o ponto, cuidar da saúde e bem-estar, até encontrar rotas para chegar ao trabalho estarão facilmente acessíveis. Já para o momento de compras e pagamentos, a página principal trará a visualização mais rápida para gerenciar os recursos disponíveis, seja para pagar as refeições, ao consultar os saldos dos benefícios, fazer pagamentos com QR Code, pagar boletos ou até mesmo solicitar empréstimos. A última home também trará ofertas e dará acesso a recomendações de produtos com descontos, cashback e cupons para economizar. Essa solução é possível com uso da ferramenta de Marketing Cloud Personalization que, por meio de IA e uso de dados consegue otimizar a experiência e aprofundar o relacionamento com os clientes.
Ficha técnica:
Diretor Executivo de Pessoas, Marca e ESG: João Altman
Diretora de Marketing e Comunicação: Karina Meyer
Líder de Criação: Augusto Mori
Coordenação de Criação: Paloma Velarde
Direção de Arte Criação: Arthur Sandrini, Breno Faria, Juliana Bueno, Marcelo Simplício
Redação Criação: Denise Machler, Thamyê Bloes
Líder de Conteúdo: Thiago Garcia
Coordenação de Conteúdo: Bia Smaal
Direção de Arte Conteúdo: Cecilia Barbosa, Guilherme Jaremtchuk, Juliana Bueno, Kaue Ramos, Pedro Gomes
Redação Conteúdo: Amanda Januário, Giovana Pupo
Líder de Comunicação e Marca: Ana Carolina Bento
Comunicação e Marca: Beatriz Guimaraes, Caroline Toledo, Lucas Florentino, Luis Paulo Santos, Nicollie Catine
Líder de Marketing de Produtos: Erika Sanchez
Marketing de Produtos: Michelli Nunes, Natalia Mastria, Tamires Boschini
Produtora: Bufalos TV
Produtora de Áudio: FatCat