Profissionais da América Latina e da Europa se reúnem, no próximo dia 7 de junho, para a 3ª edição do Fórum de Jornalistas da EU-LAC, realizado pela Fundação EU-LAC em parceria com a FGV Comunicação Rio. O evento tem como objetivo promover a troca de experiências e discutir as oportunidades e desafios que a transformação digital apresenta para o jornalismo, com foco em temas como o uso da Inteligência Artificial e a luta contra a desinformação.
Com o título de “Oportunidades e Desafios Para a Comunicação em Meio à Transformação Digital”, o seminário, que começa às 9h30 e termina às 18h, terá painéis, palestras e sessões de estudos de caso. A jornalista Leila Sterenberg será a mediadora do programa, que começa com a mesa “Estruturas regulatórias para o uso da Inteligência Artificial: os casos do Brasil e da União Europeia”. Debatem o tema: Elinor Wahal, da Unidade de Desenvolvimento e Coordenação de Políticas de IA da Comissão Europeia e Lílian Cintra de Melo, secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil.
Representantes de mídias e organizações ligadas à cobertura jornalística também estarão presentes. São eles: Agência France Press, Deutsche Welle, Repórteres Sem Fronteiras, Aos Fatos, Canal Meio e o Grupo Globo.
Instituições e centros de pesquisa sobre as temáticas debatidas no evento também estarão presentes. O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) será representado pela head de Dados e Pesquisa, Delphine Reuter. Natalie Helberg, professora da Universidade de Amsterdã, e Patricia Ventura, pesquisadora da Universitat Autonoma de Barcelona, estão confirmadas.
Serviço:
O evento será em formato híbrido, com transmissão online pelo YouTube e traduções simultâneas em inglês e espanhol. O cadastramento começará a partir das 8h30. Inscrições no link: Link